PUBLICIDADE

Você conhece a arquitetura da felicidade?

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 11/12/2020

Arquitetura da felicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Você conhece a arquitetura da felicidade
O design não é apenas visual, é um processo racional, uma habilidade. (Foto: @homesmerizing)

Já pensou que gastamos 87% das nossas vidas dentro de edificações? E a maneira como esses espaços são projetados afeta e muito, em como nos sentimos e nos comportamos. O design não é apenas visual, é um processo racional, uma habilidade. E finalmente, uma ferramenta para melhorar nossa humanidade.

A pandemia veio acelerar um conceito que sempre defendi: a preocupação com o bem-estar na casa. Isso mesmo! Os ambientes não são apenas onde moramos, são muito mais do que peças de mobília, eles “falam” realmente sobre a nossa vida interior, sobre como vivemos como seres humanos.

Mais do que local de abrigo e proteção, a casa é nossa terceira pele, nossa esfera de reconhecimento. O filósofo suíço-britânico Alain de Botton, destaca em seu livro A arquitetura da felicidade: “Um lar é um espaço que consegue tornar consistentemente disponíveis para nós as verdades importantes que o mundo amplo ignora, ou que nosso eu distraído tem dificuldade em manter.”

Mas como assim? Simples! A atração por um ambiente é um reflexo da disposição de cada objeto, da mistura das texturas e mais ainda do valor sentimental que ele nos passa. E é bastante pessoal.

Ambientes não apenas contam a história e o uso de onde estão, mas também são os interlocutores diretos da mensagem que queremos transmitir. Conforto, delicadeza, rusticidade, relaxamento, sobriedade e por aí vai. E lembre-se: quando se prioriza as necessidades humanas e emocionais dentro de um espaço, o design pode ter um impacto profundo.

Sala de estar (Foto: @homesmerizing)
Sala de estar (Foto: @homesmerizing)

Em outras palavras, as pessoas são influenciadas de forma significativa e decisiva pela arquitetura à sua volta, seja a do lar, a do trabalho ou a das ruas. A arquitetura e o Design são capazes de modificar nossas vidas afetivas ou profissionais, influenciando o modo de ser e de sentir de cada um.

Fonte: Casa Vogue
Fotos: @homesmerizing / FreePik

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE