PUBLICIDADE

Como aplicar Feng Shui dentro de casa?

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 02/03/2021
,

capa-feng-shui
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em tempos de pandemia, em que boa parte das pessoas está passando muito mais tempo dentro de suas casas, mais do que nunca é essencial buscar um lar harmônico. O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que pode ajudar neste sentido. Quer saber como?

Uma das precursoras do segmento no país, Silvana Occhialini explica que a filosofia busca o alinhamento dos espaços externos e internos por meio do uso do design de interiores e de curas transcendentais. “A casa é como um corpo. O Feng Shui vai entender cada cômodo com uma parte dele. Vai muito além do que colocar um objeto aqui e uma cor ali. Muito importantes são os fluxos de passagem. Por exemplo, se você tem um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou um infarto, é porque o fluxo do sangue foi interrompido. É a mesma coisa com uma casa. Quando a gente libera as passagens, temos abertura na nossa vida também”, explica a especialista, fundadora do Instituto Brasileiro de Feng Shui.

Silvana Occhialini trabalhando em projeto de arquitetura
Para a arquiteta Silvana Occhialini a casa é como um corpo e cada cômodo uma parte dele

Designer de interiores, ela se apaixonou pelo Feng Shui há mais de 30 anos e resolveu se especializar na área: “Eu trabalhava com decoração, que era a minha paixão. Foi aí que conheci o Feng Shui e fiquei encantada. Fui para os EUA e estudei com o Grão-Mestre Lin Yun. A técnica se difundiu muito no Brasil desde que comecei. No começo eram só as mulheres. Depois os homens começaram a vir através das mulheres. Hoje, tenho um grande número de clientes como empresas, bancos e escritórios grandes. Cada vez mais pessoas estão em busca de se beneficiar dessa sabedoria milenar”, comenta. 

Ela aplica a linha da escola de Feng Shui do Budismo Tântrico Tibetano do Chapéu Preto, que combina ensinamentos do Budismo, filosofia Yin Yang, teoria do Ch’i, espiritualidade, curas holísticas, curas transcendentais e folclore chinês. 

“Apesar da complexidade, seu mérito é o de ter interpretado conhecimentos milenares de uma maneira acessível e adaptável a todos os países do mundo, independentemente da localização no globo terrestre. São pequenos movimentos que já trazem grandes diferenças. Eu adoro quando eu vou na casa de um cliente e tem um sofá de costas para a porta. Eu sugiro que ele mude o sofá de lugar. Na hora que ele muda o sofá, a sua vida muda completamente”, frisa Silvana, que é autora de dois livros sobre o assunto: “108 Dicas de Feng Shui para trazer harmonia e felicidade à sua vida” e “Feng Shui – o poder de atrair harmonia e prosperidade”.

Cores são pontos importantes de atenção

A arquiteta Bruna Andrade Rodrigues da Silva também se especializou na consultoria de Feng Shui. Ela atende pessoalmente em São Paulo e São José dos Campos e faz consultorias virtuais para todo o país. “O Feng Shui tem como objetivo, através de elementos da natureza, cores, formas, mantras e objetos decorativos, organizar e harmonizar a energia vital, que flui através do nosso ser e nos ambientes em que vivemos, trabalhamos e frequentamos”, explica.

Segundo ela, ao aplicar o Feng Shui, é perceptível a melhora no ânimo e na disposição dos moradores, além do surgimento de oportunidades na vida pessoal e profissional, descoberta de talentos, melhoria na saúde e bem-estar. 

“Existem erros básicos cometidos pelas pessoas neste sentido. O mais comum, geralmente, está no uso das cores. Há muitos casos de clientes que reclamam de agitação na hora de dormir, insônia ou muito cansaço e preguiça quando estão em casa. Geralmente, quando vamos analisar, tem grande influência de cores em excesso, tais como vermelho no quarto, trazendo agitação e ansiedade, ou excesso de azul e cinza, trazendo melancolia e desmotivação. É necessário utilizar as cores com equilíbrio”, destaca a especialista.

Bruna ressalta que o perfil mais comum das pessoas que procuram a sua consultoria para residências é de mulheres a partir dos 25 anos. Já quando se trata de empresas, os clientes são de ambos os sexos.

 

5 dicas básicas do Feng Shui que qualquer pessoa pode fazer em casa: 

– Mantenha as bocas do fogão sempre limpas. Fogão sujo pode causar dificuldades financeiras, já que representa o fogo, que é o elemento do sucesso;

– Não deixe plantas secas dentro de casa, pois elas drenam a felicidade, a estabilidade e a saúde física e mental;

– No intuito de proporcionar um sono melhor, manter sempre que possível a cama na posição cabeceira para o leste e pés para o oeste e/ou em uma posição que você tenha visão da porta de entrada;

– Mantenha as portas dos banheiros sempre fechadas e com os ralos se possível tampados, assim como os sanitários, para que a energia não seja drenada por esse ambiente;

Técnica de Feng Shui no banheiro
Técnica de Feng Shui no banheiro

– Evite deixar ambientes mofados e canos ou torneiras com vazamento para não debilitar o ch’i (energia).

 

Inspire-se através do livro “Feng Shui: o poder de atrair harmonia e prosperidade”, de Silvana Occhialini

 

Fonte: Arquiteta Bruna Andrade Rodrigues da Silva

Por: Gabriel Menezes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE