PUBLICIDADE

Tempo de aconchego

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 23/05/2022

Sem título (1)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após o calor escaldante do verão, o outono chegou e – exceto em variações nem tão raras assim no nosso clima tropical – trouxe com ele os dias mais amenos e entardeceres de encher os olhos. Essa mudança impacta diretamente no dia a dia, e existem ações simples que podem deixar a casa mais confortável e aconchegante neste período. 

Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá, Nathalia Mara afirma que uma boa aposta é o uso de diferentes tecidos e texturas. “Apostar no uso de almofadas e mantas no sofá é sempre certeiro. Almofadas iguais ou diferentes, com tecidos e cores também diferentes, podem compor um visual despojado e acolhedor. A manta arremata essa atmosfera de um espaço que vai proporcionar aconchego à família e aos convidados”. 

Para ela, os erros neste sentido acontecem quando a casa não reflete os gostos daquela família e não garante o conforto. “Uma casa em que tudo é perfeitamente arrumado, tudo sempre está organizado nos mínimos detalhes, não reflete uma casa que está sendo constantemente utilizada – e bem utilizada. As almofadas desalinhadas, a manta estar cada hora em uma posição, faz parte de uma casa vivida e aproveitada. Acho que essa é a melhor qualidade de uma casa. Outra dica é sempre buscar implementar elementos com cores que, de alguma maneira, se relacionam. Além disso, os tons terrosos são mais apreciados durante os meses mais frios”, diz. 

 

Soluções para dentro e fora de casa 

O designer Luiz Fernando Junque afirma que, mesmo que não tenhamos estações tão definidas no Brasil como na Europa, por exemplo, quando a temperatura começa a cair, as pessoas sentem vontade de ter mais aconchego. 

“Surge aquela vontade de arrumar a casa de uma forma diferente para aproveitar melhor o espaço com amigos e familiares.  E, para isso, o investimento não precisa ser alto. Com bom gosto e criatividade é fácil inovar e incluir elementos que enfeitam e tragam aconchego. Que tal enfeitar um vaso com galhos secos que podem ser colhidos pelos arredores do seu bairro, usar uma vela de cheiro pra dar aquele aroma especial no ambiente e aquela luz discreta para acompanhar uma boa taça de vinho entre amigos?”, comenta. 

Ele acrescenta que é um erro achar também que espaços abertos só podem ser utilizados no verão. “Sabe aquela espreguiçadeira ao lado da piscina? Já pensou em colocar uma manta para enfeitá-la, uma lareira ecológica portátil e uma taça de vinho para curtir o friozinho? O mesmo pode ser feito naquele espaço no terraço ou quintal sem uso: Que tal criar ali um fogo de chão com bancos em torno e, assim, um novo ambiente de convívio pro outono-inverno em casa?”.

 

Para o feng shui, uma estação de recolhimento e retidão 

Arquiteta e especialista em feng shui, Tery Kanakura explica que o outono é considerado uma das estações yin para a técnica, favorecendo estágios de recolhimento e retidão. “Nesse sentido, tornar a casa mais acolhedora por meio do conforto térmico e visual contribui com a estação. Manter o ambiente arejado é primordial para a passagem do CHI (energia vital, também conhecida como essência da vida) no imóvel, por isso é de extrema importância manter parte das janelas abertas mesmo com os ventos frios. Plantas sempre contribuem com a purificação do ar no ambiente e quanto mais, melhor, desde que sejam bem cuidadas”, diz. 

E para permitir a passagem de luz e, ao mesmo tempo, conter parte do vento frio, ela sugere o uso de persianas. “Há uma infinidade de opções de cores, modelos e valores. Devido ao seu material mais rígido, as cortinas de tecido são mais eficientes em conter os ventos frios”. 

 

O cuidado com o paisagismo 

As plantas também precisam de uma atenção diferenciada durante o outono. A paisagista Rayra Lira explica que, ao contrário do que muita gente pensa, por conta do tempo seco, não há a necessidade de regar o jardim constantemente. “Não é necessário e nem se deve regar tanto as plantas, já que isso faz com que as raízes não estejam secas a tempo de receber uma nova leva de água, o que pode fazer com que apodreçam. Por isso, é importante checar a umidade da terra antes de fazer a rega. Além disso, as espécies diminuem a atividade metabólica, então o mais indicado é que a poda seja feita apenas quando necessária. Os galhos e as folhas secas, no entanto, devem ser retirados sempre”, comenta. 

Ela ressalta que é preciso entender, também, que existem espécies que não se dão bem com a estação. Os motivos são vários, como não serem adaptáveis a temperaturas mais baixas ou gostarem mais da presença de raios solares. Por isso, não adianta forçar a barra porque elas não irão vingar.  

“É recomendado fazer um jardim de outono-inverno com espécies que tenham suas folhagens mais resistentes ao vento, uma característica do outono. Plantas mais sensíveis não vingarão durante essa época do ano. As melhores neste sentido são: orquídea, azaléia, begônia, camélia e suculentas Aeonium”, conclui a especialista. 

 

Por: Gabriel Menezes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE