PUBLICIDADE

4 livros que vão te ajudar a refletir e enfrentar o momento de pandemia

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 05/04/2021

Portrait of young female student reading a book over white wall. High quality photo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ficar em casa por tanto tempo, sobretudo em um momento delicado como o da pandemia, tem se provado ser um tanto quanto desafiador. São inúmeras estratégias para afastar o tédio e criar momentos de lazer, que variam entre jogos, filmes, séries e… livros!

livros semi abertos
Com a leitura, é possível preencher o tempo livre e embarcar em uma história com mais profundidade do que em uma série ou filme, por exemplo.

Entre as poucas vantagens do período de isolamento social, está o hábito de leitura. De acordo com um levantamento da Estante Virtual, houve um aumento de vendas de 50% em livros no ano passado, tendência que segue aumentando para 2021. Com a leitura, é possível preencher o tempo livre e embarcar em uma história com mais profundidade do que em uma série ou filme, por exemplo. Além disso, o hábito de ler também traz uma série de benefícios, como descansar o olho do excesso de telas que estamos expostos no dia a dia.

Sendo assim, separamos quatro livros com temáticas distintas para passar por esse período, aprender e refletir. Confira:

A Bailarina de Auschwitz – Edith Eva Eger

Apesar da temática não ser leve, visto que o livro traz a história de Edith — que passou pelo campo de concentração em Auschwitz, na Segunda Guerra Mundial —, a trama toda traz inúmeras formas para lidar com traumas e situações difíceis. Edith foi levada a Auschwits aos 16 anos e perdeu os pais para as câmaras de gás, mas sobreviveu ao lado da irmã e foi encontrada por soldados americanos. Mais tarde, tornou-se terapeuta nos Estados Unidos após superar seu próprio trauma.

Ainda que aborde um tema delicado e angustiante da história da humanidade, o livro traz uma visão muito interessante, em especial pelo lado psicológico, sobre a convivência em momentos de solidão. Trata-se de uma história sobre superação e resiliência, que aborda tanto um reconhecimento e aceitação de questionamentos internos quanto a reflexão sobre o futuro do ser humano, além de abordar maneiras de lidar com o sofrimento.

A Grande Gripe: A História da Gripe Espanhola, a Pandemia Mais Mortal de Todos os Tempos – John M. Barry

Para quem quer se aprofundar em um contexto semelhante ao da pandemia que vivemos hoje, uma boa indicação é a leitura de “A Grande Gripe”. O livro traz um panorama de estudos dos impactos da gripe espanhola na Europa, em 1918, que acumulou mais de 100 milhões de mortes. A história é documentária, traz análises sobre a época e serve como um excelente embasamento para uma comparação histórica.

Ainda que o livro retrate uma situação passada há mais de cem anos, alguns dos dilemas e situação são familiares aos vividos agora e trazem informações importantes para o combate do vírus e das consequências que ele traz consigo. A situação de hoje é bastante diferente — sobretudo pelos avanços científicos e tecnológicos —, mas esse livro traz uma reflexão sobre momentos difíceis, assolados por doenças e pandemias, bem como a superação desses entraves.

O Monge e o Executivo — James Hunter

Entre os livros sobre liderança e empreendedorismo, “O Monge e o Executivo” é uma das boas indicações para refletir sobre momentos difíceis nos negócios — uma realidade para muitos dos brasileiros durante a pandemia. A trama narra a história do personagem John Daily, um empresário bem-sucedido que se percebe um fracasso enquanto chefe, pai e marido.

Após uma série de problemas na empresa, John vai a um mosteiro cristão e reflete sobre uma série de caminhos para uma boa liderança e uma relação mais sincera consigo mesmo e com as pessoas mais próximas. O livro é uma excelente indicação para refletir sobre os impactos de uma boa liderança e dos relacionamentos familiares e profissionais, algo caro a um momento como o da pandemia, no qual as relações ficam frágeis.

Diário de uma ansiosa ou como eu parei de me sabotar – Beth Evans

Uma das maiores dificuldades que as pessoas enfrentaram (e ainda enfrentam) durante a quarentena foi lidar com a ansiedade e a depressão, doenças comuns e que tiveram um crescimento de casos em 2020. Em um período de mudança brusca e intensa, essas doenças podem se tornar perigosas e exaustivas.

No livro, Beth Evans traz ilustrações divertidas para retratar temas profundos, com o enfoque na entrada da vida adulta. O livro retrata maneiras para aprender, refletir e lidar com doenças mentais e situações de ansiedade de forma bastante leve e bem-humorada, com conselhos amigáveis e uma desmistificação da busca por ajuda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE