PUBLICIDADE

5 passos para criar um coworking em seu condomínio

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 10/09/2021

capa-coworking
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Não é de hoje que o trabalho remoto vem sendo debatido — e adotado — por empresas nacionais. Tendência em todo o mundo pelo menos desde a última metade da década de 2010, o home office já era a modalidade de emprego de mais de 3,8 milhões de brasileiros em 2018, segundo dados do IBGE.

O Novo Coronavírus acelerou ainda mais a adoção do sistema por muitas companhias. Estudo da consultoria BTA aponta que 43% das empresas do país já implementaram o padrão remoto de trabalho. E a perspectiva entre os especialistas é de que o número cresça, mesmo com o enfraquecimento da pandemia. 

Trabalhar em casa, entretanto, nem sempre é tarefa das mais fáceis. Um em cada 5 brasileiros narrou dificuldades em se concentrar no home office, revela estudo da Robert Half. Além disso, muitos profissionais não dispõem de espaço ou estrutura ideais para a execução de suas tarefas em casa. 

Para esse grupo, ter um espaço de coworking no condomínio pode fazer toda diferença. O modelo de ambiente de trabalho compartilhado passou a ser um diferencial para quem deseja comprar ou alugar uma unidade. “Muitos empreendimentos residenciais têm investido em ambientes assim, principalmente, os imóveis recém-lançados ou na planta”, aponta Alex Frachetta, CEO do Apto, plataforma de marketplace de imóveis.

homem de preto
Segundo Alex Franchetta, da Apto, muitos empreendimentos residenciais têm investido em coworking, principalmente, os imóveis recém-lançados ou na planta

Além de dividir o espaço físico, os usuários de coworking compartilham as facilidades — e despesas — de uma infraestrutura completa de escritório, com internet, mesas e salas de reunião. A promessa é a de reduzir gastos e melhorar qualidade de vida do usuário, permitindo, ainda, que sejam criadas conexões e redes de contato entre os profissionais. “Esses espaços trazem a comodidade de trabalhar ‘em casa’, mas em um ambiente completamente voltado para o trabalho. Além disso, você tem acesso a uma estrutura bem equipada sem precisar de grandes deslocamentos”, completa Alex.

Alguns lançamentos imobiliários já contemplam o espaço de coworking, mas ele pode ser implantado também em condomínios construídos. “Um jeito legal de entender como funciona é ir a vários coworkings e ver o que cada um tem de bom”, sugere Felipe Comunello, head de Marketing e Vendas da Aldeia Coworking

 

Se você curtiu a ideia de ter um espaço assim em seu condomínio, confira abaixo 5 passos para tirar a ideia do papel. 

  • Aprove a ideia em Assembleia

Antes de mais nada, aprove o projeto com seus condôminos. Para ser implantada, a iniciativa tem de ter o apoio em assembleia de, pelo menos, dois terços da comunidade condominial, conforme orientação do artigo 1.342 do Código Civil.

Para facilitar a aprovação, é interessante o síndico possuir em mãos o projeto de coworking, com respectivos escopo, cronograma e custos totais, apresentando adicionalmente as vantagens e benefícios coletivos da iniciativa. 

  • Defina o espaço e a estrutura

Para funcionar efetivamente, é preciso que o coworking ofereça, de fato, uma estrutura de trabalho aos usuários. O design deve ser acolhedor, confortável e organizado. “Criar um espaço que não se pareça com um escritório comum pode não conseguir aderência”, alerta Felipe Comunello.

Entre os itens indispensáveis está o mobiliário com mesas, bancadas, poltronas e cadeiras. Água, energia elétrica e banheiro também não podem ser esquecidos. Equipamentos eletrônicos como impressoras e máquinas copiadoras, além de tomadas em número suficiente, completam a lista. “As baias devem ser pensadas com um bom espaço entre elas, de no mínimo 1,2 metro. As cadeiras precisam ter apoio de braço e regulagem de altura para suportarem um dia inteiro de trabalho”, enfatiza Alex, da Apto.

Alguns projetos contemplam ainda pelo menos uma sala de reunião privativa, onde o usuário pode atender uma ligação ou receber algum parceiro ou fornecedor com mais privacidade. 

 

3)  Garanta internet de qualidade

Internet rápida e disponível é, sem dúvida, um dos itens mais imprescindíveis do coworking. O espaço deve contar com uma rede de wi-fi que seja capaz de funcionar bem mesmo se acessada por muitos usuários ao mesmo tempo e ainda que o tráfego de dados seja pesado.

A dica é contratar dois ou mais links de alta velocidade e de operadoras distintas. Assim, sempre que um falhar, o outro poderá compensar. “Tem de ter rede cabeada e várias antenas para poder distribuir bem o sinal”, divide Felipe Comunello.

 

4) Privilegie espaços de convivência

Um dos maiores ganhos do coworking é a possibilidade de reunir no mesmo lugar profissionais de diferentes segmentos e construir uma rede de contatos entre eles. Mas, para que essa interação aconteça, é preciso estimulá-la. Uma das formas de fazer isso é por meio de espaços de convivência.

Sem descuidar das regras de distanciamento social e cuidados com as normas de segurança contra a Covid-19, é possível instituir uma pequena copa, com cafeteira, geladeira e micro-ondas, onde os usuários possam curtir um intervalo e uma boa conversa com os demais.

 

5) Delimite normas de uso

Este é um passo crucial. As regras de uso do coworking devem ser semelhantes às dos demais espaços comuns do condomínio e precisam ser amplamente divulgadas entre os usuários.

Especifique, por exemplo, os horários de funcionamento do espaço, regras para reservas de sala e visitantes e procedimentos de limpeza. “Para alguns usuários, as regras podem fazer com que o síndico seja visto como intransigente, porém, é importante que o espaço coletivo seja bom para todos e as normas existem para garantir isso”, finaliza Alex Frachetta.

 

Por: Aline Duraes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE