PUBLICIDADE

Incentivo para quem economizar energia elétrica 

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 03/12/2021

man-cunting-the-stack-of-coins (1)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diante da realidade com a grande escassez de chuvas e o baixo nível de água nos reservatórios das nossas hidrelétricas, o Governo Federal lançou o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica, que dará bônus para quem diminuir os gastos com energia.

 Como funciona? Se entre setembro e dezembro de 2021, o cliente conseguir reduzir o seu consumo de 10% a 20%, na comparação com o mesmo período de 2020, receberá um bônus de R$ 0,50 por cada quilowatt-hora economizado.

O programa é válido para clientes residenciais, comerciais, industriais, rurais e serviço público. Mesmo os clientes com Tarifa Social, que já recebem desconto na conta, podem participar, e ainda que haja uma economia superior a 20%, o bônus será calculado em relação a 20% de limite.

 

 + Fiscalização de obras: como solicitar esse serviço?


Você sabia que é possível solicitar a fiscalização de obras na cidade do Rio de Janeiro, quando houver a suspeita de intervenções irregulares em áreas interditadas ou sem placa de legalização?

É obrigatório o licenciamento de obras, tais como construção de imóvel, modificação com acréscimo, muro/gradil, tapume e estande de obra, toldos, postos de combustível, loteamento, tela de proteção de obras, demolição, barracão de obra, construção de grupamento (condomínio ou vila) em terreno particular, colocação de antena celular (ERBs), reconstrução de prédio existente, transformação de uso de imóvel, obras em instalação comercial e obras em imóveis tombados/ tutelados/ preservados pelo Patrimônio. 

O serviço pode ser solicitado, inclusive, anonimamente, bastando a informação do endereço completo da ocorrência. O prazo de atendimento é de até 15 dias úteis. 

 

+ Calculadora ajuda a repensar hábitos de consumo

Já ouviu falar no termo “Pegada de Carbono”? Trata-se de uma medida que calcula a emissão de carbono equivalente emitida na atmosfera por uma pessoa, atividade, evento, empresa, organização ou governo. Muitas atividades rotineiras acabam gerando emissões atmosféricas de gases do efeito estufa (GEEs), o que acaba interferindo diretamente na vida de todos. 

Para reduzir a pegada de carbono no planeta, a mudança de hábitos é essencial, tais como a escolha de produtos que possuem embalagens recicláveis ou recicladas, preferir alimentos orgânicos, usar sacolas retornáveis, ser vegetariano pelo menos uma vez na semana (ou mais do que isso), fazer a compostagem dos resíduos orgânicos, deixar o carro em casa etc.

Através do site Carbon Footprint é possível calcular a pegada de carbono por meio de algumas informações básicas – o valor é aproximado, mas ajuda a ter uma ideia e repensar suas escolhas cotidianas. A calculadora da pegada de carbono é gratuita, mas está em inglês.

 

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE