PUBLICIDADE

Saiba como é a visita virtual pelo Municipal de São Paulo e por outros teatros do país

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 17/05/2021

xreproducaotheatromunicipalsp.jpg.pagespeed.ic.jp9y9QIkY6
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

RIO – Amantes das artes cênicas têm sofrido durante a pandemia, com a suspensão de peças e musicais Brasil afora. Mas é possível matar um pouco a saudade de teatros históricos sem sair de casa. Alguns dos palcos mais importantes do país oferecem visitas virtuais, que permitem caminhar por seus corredores, plateias e camarotes, conhecer detalhes de sua história e arquitetura e até mesmo subir nos tablados que já receberam tantos artistas.

O mais recente a abrir as portas para um tour on-line foi o Theatro Municipal de São Paulo, localizado no coração do Centro Histórico da capital paulista. Através do site da instituição, que completa 110 anos em 2021, o visitante pode escolher dois tipos de passeios. Na opção livre ele pode ver os ambientes na ordem que preferir. Na segunda, interativa, há um jogo de perguntas e respostas sobre o teatro, e a medida que se acerta uma questão, passa para o ambiente seguinte.

Entre os ambientes mais conhecidos estão a Sala de Espetáculos, onde são realizadas as óperas e os concertos, e o Salão Nobre, inspirado na Sala dos Espelhos, do Palácio de Versalhes, e que chama a atenção por sua rica decoração, com pinturas, pedras preciosas italianas, cristais belgas e o afresco do teto.

O tour leva também a áreas às quais o público nunca ou raramente tem a oportunidade de conhecer, mesmo presencialmente, como a Cúpula que encobre o teto do teatro. O espaço, que até os anos 1980 servia de depósito, hoje é usado para os ensaios de orquestras, corais e corpos de baile das produções mais grandiosas que passam por lá. Há inclusive dois vídeos em que se pode ver como são esses ensaios. O mesmo acontece quando se chega ao palco e às coxias, onde se pode ver vídeos com bastidores de produções como “O barbeiro de Sevilha” e “Rigoletto”.

cidade
Imagem aérea do Theatro Municipal de São Paulo, reproduzida a partir da visita virtual Foto: Reprodução

A visita permite conhecer mais a história do teatro, projetado pelos arquitetos italianos Claudio Rossi e Dominiziano Rossi, e cuja construção foi comandada pelo arquiteto paulistano Ramos de Azevedo, responsável por outras obras em São Paulo, como o Mercado Municipal, e que dá nome à praça onde fica o teatro. Uma vista aérea do local, inclusive, é a primeira da visita virtual, e mostra também o entorno.

Dicas:Primeira bailarina do Municipal do Rio indica espetáculos online em teatros europeus

Seja na voz de Mariza Orth ou em textos que aparecem quando se clica em ícones de informação, as histórias de eventos marcantes do teatro são apresentadas ao visitante, como a Semana de Arte Moderna de 1922 ou as manifestações do Movimento Negro Unificado nas escadarias do Municipal, em 1978, em plena ditadura, que se tornou um marco do ativismo negro no país.

O passeio termina na Praça das Artes, um conjunto de áreas abertas e prédios que fazem parte do complexo do teatro. Do vão livre à Sala do Conservatório (onde também há vídeos de apresentações já realizadas ali), é possível aprender mais sobre o lugar e até mesmo acrescentar mais um ou dois pontos na lista de programas para fazer na cidade, quando for seguro viajar novamente.

Joias amazônicas

Também é possível visitar à distância duas verdadeiras joias da cultura brasileira na Região Norte. O Teatro Amazonas, em Manaus, e o Theatro da Paz, em Belém, contam desde 2020 com tours virtuais por suas instalações.

Grande símbolo do Ciclo da Borracha no Brasil, o Teatro Amazonas é um cartão-postal imperdível de Manaus. Mas enquanto as viagens estão limitadas, dá para conhecer esse imponente prédio, construído entre 1894 e 1896 através do portal “Cultura em 360 Graus“, da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Louvre:descubra 3 maneiras de ‘visitar’ de casa o museu, que colocou todo o seu acervo on-line

Nesse passeio virtual, o visitante avança de sala em sala, e todos os ambientes podem ser vistos em 360 graus. Um dos destaques é o Salão Nobre, com as pinturas nas paredes e no teto feitas em 1894 pelo artista italiano Domenico de Angelis. A visita leva também a uma ala onde funciona um pequeno museu, com figurinos e instrumentos usados em montagens marcantes do teatro. Nesse local está o Camarim de Cena, a recriação de um camarim como os que havia no teatro amazonense no final do século XIX.

O ápice da visita é a sala de espetáculos e ao palco, com parte das coxias. As informações que o visitante encontra ali são muito técnivas e históricas, mas há alguns vídeos interessantes da Orquestra Amazonas Sinfônica, a residente do teatro, executando, entre outras, a “Marcha imperial”, tema de Darth Vader na saga “Star Wars”, e “Carmina Burana” – este vídeo, aliás, é em 360 graus, gravado de dentro da orquestra, o que permite observar a participação de cada músico e a visão que eles têm do público.

On-line:os guias de turismo brasileiros que se especializaram em passeios virtuais

Outro importante legado desse período econômico, o Theatro da Paz é um marco arquitetônico do centro de Belém do Pará. Inaugurado em 1878,  ele chegava a receber, por mês, cerca de 6.500 pessoas, entre visitas guiadas e público presente em espetáculos. Com a pandemia, as portas foram fechadas, e a saída foi tirar do papel o projeto de tour virtual, elaborado em 2019. O acesso é pelo site.

Seu tour virtual permite observar detalhes da rica decoração do edifício, do piso do hall de entrada, todo em madeira amazônica, ao lustre da sala de concertos. O passeio leva também aos bastidores, à área dos camarins, à sala de ensaio da orquestra e do coro  e às salas de dança, todas no andar superior do prédio, atrás do palco. A visão do palco a partir dos camarotes dá bem a dimensão da grandiosidade do teatro.

Infelizmente, o passeio carece de informações. O visitante não encontra, em nenhuma parte, caixas de textos, fotos ou vídeos que contem a história do lugar ou das produções que foram montadas ali.

 

Fonte: OGLOBO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE