PUBLICIDADE

Tempos de Covid-19: o que você precisa saber antes de viajar

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 21/07/2021

Airplane at sunset - back lit
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Enquanto nossas malas estavam juntando poeira nos últimos 16 meses, a indústria de viagens se adaptou rapidamente para atender às demandas da nova era cobiçosa. Isso significa que, se você vai fazer seu primeiro voo daqui a pouco, as coisas podem ser muito diferentes do que estava acostumado.

Não é mais apenas uma questão de colocar o carregador de celular na mala e certificar-se de que o shampoo esteja em frascos pequenos. Por este motivo, preparamos esta lista com as principais dicas para sua próxima viagem com tudo o que você deve levar em consideração antes de partir!

Planejando para onde ir

1. As fronteiras estão cada vez mais sendo abertas ao redor do mundo para aqueles que já estão totalmente vacinados, e já passaram dos 14 dias desde a segunda dose. Nem todas as vacinas são iguais, então você terá que verificar se a sua está autorizada no seu país de destino (e às vezes até o número do lote).

2. Verifique com atenção as restrições de entrada para todos os destinos que deseja visitar ou transitar, e continue verificando até o momento da viagem e durante também. E se você planeja ficar dentro de um único país, lembre-se de que regiões diferentes podem ter regulamentos diferentes. Os guias Unlocking the World da CNN Travel são um bom ponto de partida.

3. Lembre-se de que, mesmo que você tenha permissão para entrar em um país, a vida lá pode estar longe do normal. Faça sua lição de casa com antecedência para saber quais atrações turísticas e serviços de hospedagem estão abertos, onde e quando é obrigatório o uso de máscara.

4. Reserve voos e acomodações flexíveis e reembolsáveis ​​sempre que possível ou reconsidere a viagem. E não se esqueça de fazer um seguro de viagem atualizado: alguns destinos exigem antes de entrar (certifique-se de verificar as letras miúdas que há em todos os documentos).

Leia mais
Canadá abrirá fronteiras para viajantes brasileiros vacinados a partir de setembro
Brasileiro que visitou todos os países em tempo recorde parte para nova aventura pelo mundo
As melhores cidades do mundo para se viver em 2021
Brasil, Suíça e Grécia abrigam os melhores hotéis do mundo

Despesas

1. Espere ou prepare-se para aumentos de preços em voos, aluguel de carros, hospedagem, alimentação, bebidas e quase tudo.

2. Verifique quantos testes Covid-19 eles podem exigir e quanto custará cada um. Você também deve levar em consideração a possibilidade de que as regras de viagem da cidade que você está mudem no meio e você tenha que se isolar em casa ou se submeter a uma estadia obrigatória em um hotel.

familia carregando mala
Espera-se que você use máscaras a bordo do avião, portanto, certifique-se de escolher uma com a qual se sinta confortável e que atenda aos requisitos da companhia aérea. As máscaras descartáveis ​​são a opção mais fácil para poder mudá-las periodicamente.

Itens necessários para sua viagem

1. Confirme com antecedência qual a documentação que você terá que apresentar nos diferentes trechos de sua viagem e imprima tudo que precise de cópias impressas (ou simplesmente como backup). Dependendo de onde você está no mundo e para onde vai, verifique os requisitos de viagem e baixe os aplicativos necessários ou recomendados e carregue-os com as informações relevantes.

2. Além da habitual lista de bagagens, duas novidades que recomendamos são máscaras descartáveis ​​e um pequeno frasco de álcool para as mãos que você pode levar na bagagem de mão.

3. Coloque sua garrafa de água recarregável (vazia) em sua bagagem de mão como de costume, mas esteja ciente de que, devido às precauções da Covid-19, bebedouros podem ou não funcionar nos aeroportos que você visitar.

4. É provável que nem todos os seus restaurantes e lojas favoritos no aeroporto estejam abertos como de costume, portanto, você pode não conseguir comprar itens de última hora, como produtos de higiene pessoal ou refeições e lanches específicos. Se for um item que você precisa 100% para sua viagem, compre-o antes de viajar.

Caminho para o aeroporto

Se você era um viajante frequente, provavelmente tinha uma rota favorita para chegar ao aeroporto, sabendo o tempo que demorava para sair. Você pode ter que repensar isso.

1. Se a sua viagem ao aeroporto envolver a utilização de transportes públicos, é possível que os serviços sejam menos frequentes do que antes. Também há falta de motoristas em muitas cidades quando se trata de táxis e aplicativos de compartilhamento de carona como Uber, o que significa tempos de espera mais longos e taxas altas.

2. Uma vez no aeroporto, podem ocorrer atrasos nas viagens devido ao tempo de espera para realização dos exames de Covid-19 e aplicação de medidas de distanciamento social.

3. Uma companhia aérea que você usou com frequência antes pode ter alterado suas regras de viagem desde a última vez em que voou com ela. Por exemplo, algumas companhias aéreas – como a irlandesa Aer Lingus – estão reduzindo a bagagem de mão gratuita, então você terá que escolher entre colocar sua mala de 10 kg gratuitamente no porão ou pagar um extra para levá-la a bordo. Se você colocar no porão, terá que planejar um tempo extra no check-in e no final do voo.

No aeroporto

1. Por favor, abra espaço para outros passageiros e dê às pessoas bastante espaço na fila de segurança e outros pontos de verificação de viagem. Se você descobrir que os outros passageiros não estão fazendo o mesmo, faça o possível para relaxar: afinal, você está de férias.

A bordo

1. Espera-se que você use máscaras a bordo do avião, portanto, certifique-se de escolher uma com a qual se sinta confortável e que atenda aos requisitos da companhia aérea. As máscaras descartáveis ​​são a opção mais fácil para poder mudá-las periodicamente.

2. Nem todas as companhias aéreas estão tomando a medida de bloquear os assentos centrais para evitar a transmissão de Covid-19, então se isso for uma prioridade para você, faça sua pesquisa com antecedência e esteja preparado para pagar um pouco mais com uma companhia aérea premium.

3. Praticamente todas as companhias aéreas  terão reduzido seu serviço a bordo, então verifique com antecedência o que estará disponível e se você precisa reservar refeições com antecedência ou notificar a companhia aérea sobre necessidades dietéticas.

4. Lembre-se de que muitas companhias só aceitam pagamento sem contato, portanto, tenha seu cartão do banco ou telefone em mãos para compras na cabine.

5. A tripulação de cabine também tentará reduzir o movimento dos passageiros durante o voo, para que você não consiga se levantar e se alongar com a frequência com que está acostumado. Use os banheiros em terra antes de embarcar e traga travesseiros de viagem ou outras necessidades para garantir que você possa se acomodar confortavelmente a bordo.

 

Fonte: CNN Brasil

Imagens: Freepik

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE