PUBLICIDADE

Nova CNH se torna oficial em todo o Brasil; veja quem deverá emitir

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 13/06/2022

nova-cnh
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A nova CNH já está em vigor todo o país. O documento conta com modificações em relação a versão anterior. Confira, em nossa matéria, as regras da nova CNH e quem deverá emitir o documento.

Vale lembrar que as modificações na Carteira nacional de Habilitação (CNH) fazem parte de alterações realizadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Além da CNH, houve mudanças em multas, testes toxicológicos, entre outras.

Quem precisará emitir a nova CNH

A nova CNH já pode ser emitida em qualquer Detran. Quem possui a versão antiga ainda dentro da data de validade não precisará pedir pelo novo documento, só fazendo a troca quando o prazo se esgotar. Por isso, o governo espera por uma atualização gradual da nova CNH.

Ao mesmo tempo, se o condutor estiver tirando a primeira habilitação, pegando a permissão, solicitando segunda via ou mesmo estiver renovando o documento, a emissão da versão nova será obrigatória.

Nova CNH: regras e mudanças

A primeira mudança a ser notada na nova CNH é a cor do documento, que antes era predominante verde, e ganhou o amarelo. Também há uma tabela com desenhos dos veículos para auxiliar na identificação da categoria.

A foto do motorista continua. Mas, agora, a assinatura, que antes era no verso, ficará logo abaixo da imagem do condutor. Quem estiver com a permissão terá uma letra “P” no documento. A versão definitiva terá a letra “D”.

O documento ainda conta com informações médicas do motorista e novos itens de segurança para evitar fraudes.

QR Code e CNH digital

Apesar de ser um item de segurança, com a funcionalidade de autenticar a CNH, o QR Code também é necessário para habilitar a versão digital do documento. Denominada oficialmente de Carteira Digital de Trânsito (CDT), a CNH digital já existe desde 2017, mas agora possui maior destaque e funcionalidades.

Por meio dela, é possível ter a habilitação e outros documentos relacionados (como CRLV) em um único aplicativo. A CDT está disponível para Android e iOS.

Validade

Outro aspecto que foi modificado é a validade do documento. Ela seguirá a idade do motorista. Veja:

  • Condutores até 49 anos: validade de dez anos;
  • Condutores de 50 a 69 anos: validade de cinco anos;
  • Condutores com 70 anos ou mais: validade de três anos.

Veja o modelo da nova CNH:

Foto: Reprodução / Contran
Foto: Reprodução / Contran

 

Fonte: Concursos no Brasil

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE