PUBLICIDADE

Bairro com maior IDH de Fortaleza, Meireles mescla beleza natural e luxo

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 07/10/2021

praia-meireles-cidades
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A região possui escolas, hospitais, espaços para arte e lazer, centros comerciais, restaurantes, bares e pontos turísticos

Com uma beleza litorânea que conquista tanto moradores quanto turistas, o bairro Meireles possui o metro quadrado mais valorizado de Fortaleza. Situado na zona nobre da capital cearense, o local lidera o ranking de bairros com maior Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH) da cidade, com 0,953, conforme o último Censo Demográfico 2010. Se fosse um país, o número elevado poderia ser comparado à Suíça, por exemplo, que ostenta IDH de 0,955.

Meireles oferece qualidade de vida devido à segurança, acessibilidade, educação, saúde, mobilidade, espaços para arte e lazer, shopping center, hotéis, pousadas, bares e restaurantes. A região abriga ainda parte da Avenida Beira-Mar, um dos principais cartões-postais de Fortaleza, repleto de centros comerciais e condomínios luxuosos, que atraem interessados em aluguel ou compra de imóveis, mesmo com a pandemia. 

De acordo com levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), de janeiro a julho deste ano, 302 imóveis residenciais foram vendidos no bairro. Nos últimos 12 meses, o total de vendas foi 359. 

homem de terno
Os empreendimentos de altíssimo padrão, que estão vendendo demais, no Meireles, praticamente não tem mais terreno”, destaca Patriolino Dias, presidente do Sinduscon-CE

Para o presidente da associação, Patriolino Dias de Sousa, o mercado imobiliário de alto padrão resistiu à crise. “Esse momento de retomada do setor está pujante. Os empreendimentos de altíssimo padrão, que estão vendendo demais, no Meireles, praticamente não tem mais terreno. Para se ter uma ideia, tem um dos lançamentos na Beira Mar de 1.500 metros quadrados, uma torre de 50 andares, então pagaram uma outorga onerosa, caríssima para a prefeitura viabilizar. Isso é bom porque gera receita nova para o município, mas fica cada vez mais restrito. Então, quem adquire um imóvel assim sabe que vai ter uma valorização porque não tem mais outro daquele jeito, isso é um fato”, afirma.

prédios
A Avenida da Abolição é uma das principais do bairro Meireles, em Fortaleza

Há 15 anos atuando no mercado imobiliário, o corretor Igor Meireles acredita que o cenário como um todo melhorou após a pandemia. “A população enxergou a necessidade de melhorar sua moradia, indo para apartamentos maiores e com boa área de lazer. Além disso, com a mudança dos trabalhos para home office criou-se uma busca por esse aumento na área privativa do imóvel. Igor destaca ainda que a grande vantagem da localização do bairro é a Avenida Beira-Mar. “É onde todos os turistas que visitam a cidade se hospedam, pois mais de 90% dos hotéis de Fortaleza se encontram próximos à orla da praia da Beira-mar, e também possui diversos restaurantes, bares e padarias na região”, ressalta.

homem com camisa azul
Igor Meireles, corretor de imóveis, destaca ainda que a grande vantagem da localização do bairro é a Avenida Beira-Mar

Uma ótima opção de restaurante no Meireles é o Vila Mosquito, que exalta a arte e cultura cearenses enquanto serve uma deliciosa comida mediterrânea. A gerente de marketing da casa, Lara Viana, conta que o espaço foi inaugurado há 15 anos. “Na época, a rua Antônio Augusto era uma rua muito calma, charmosa e bem localizada, o que era a proposta do restaurante anos atrás: um local onde as pessoas poderiam trocar uma boa conversa e comer uma boa comida”. Embora, atualmente, o entorno seja mais badalado, ela diz que o bairro é onde o Vila Mosquito gosta de estar. “O Meireles é um bairro onde você pode encontrar tudo o que você precisa ou quer vivenciar. Estar perto da praia é um ponto forte tanto para quem mora quanto para quem circula. Aqui, você tem bons restaurantes, supermercados, farmácias. É um bairro que tem charme, alegria e vida”, finaliza Lara. 

 

História

Meireles surgiu na década de 1960, após a construção da Avenida Beira-Mar. Com os moradores do centro de Fortaleza se mudando para o local em expansão e a grande exploração turística, a partir da década de 1990, começaram a ser construídos grandes imóveis no bairro. 

Atualmente, Meireles conta com aproximadamente 32 mil habitantes. No bairro, se concentram os moradores com maior escolaridade, assim como maior poder aquisitivo. O local reúne alguns dos principais pontos turísticos da capital cearense, tais como:

 

Feirinha Beira-Mar

Conhecida pela grande diversidade de produtos típicos, a famosa feirinha ao ar livre existe desde a década de 1980. Nela é possível encontrar castanhas variadas, vestidos, bolsas, sapatos de couro, tecidos bordados, cachaças, acessórios feitos com capim dourado, produtos em crochê e renda, pinturas, produtos em madeira e todo tipo de artigos regionais.

 

Mercado dos peixes

Inaugurado na década de 1960, o Mercado dos Peixes está localizado na Avenida Beira-Mar. O espaço reúne boxes com produtos marítimos recém pescados e restaurantes, tudo com vista para o mar.

 

Jardim Japonês

Com um conceito arquitetônico diferenciado, o Jardim Japonês, situado na Avenida Beira-Mar, foi inaugurado em 2011. Sua criação foi uma homenagem ao primeiro imigrante japonês na cidade, Jusaku Fujita, que chegou ao Ceará no ano de 1923.

 

Por: Fabiana Oliva

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE