PUBLICIDADE

Na era da Covid-19, saiba quais são as cidades mais habitáveis ​​do mundo em 2021

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 25/06/2021

auckland-2160551_1280
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Enquanto o mundo continua lutando contra a pandemia do coronavírus, a cidade metropolitana de Auckland, na Nova Zelândia, foi eleita a cidade mais habitável globalmente pela The Economist Intelligence Unit (EIU).
Isso se deve em grande parte ao tratamento bem-sucedido da Covid-19 pelo país, que permitiu que escolas, teatros, restaurantes e outras atrações culturais permanecessem abertas durante o período da pesquisa de 22 de fevereiro a 21 de março de 2021, de acordo com a EIU.
A Nova Zelândia implementou um bloqueio nacional estrito por várias semanas no ano passado para desacelerar a disseminação do vírus. Ele também fechou suas fronteiras internacionais para a maioria dos viajantes.

As cidades da Ásia-Pacífico dominaram as 10 primeiras classificações neste ano, mesmo com a pandemia fazendo com que a qualidade de vida geral em todo o mundo diminuísse.

As 10 cidades mais habitáveis ​​do mundo, e suas pontuações de acordo com o Índice de Habitação Global 2021, são:
Parque
Carlton Gardens em Melbourne, Austrália. Foto: EPA .
  • Auckland, Nova Zelândia (96,0)
  • Osaka, Japão (94,2)
  • Adelaide, Austrália (94,0)
  • Wellington, Nova Zelândia (93,7)
  • Tóquio, Japão (93,7)
  • Perth, Austrália (93,3)
  • Zurique, Suíça (92,8)
  • Genebra, Suíça (92,5)
  • Melbourne, Austrália (92,5)
  • Brisbane, Austrália (92,4)

O índice de habitabilidade classifica as cidades com base em mais de 30 fatores qualitativos e quantitativos em cinco grandes categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura.

Devido à pandemia, a EIU adicionou novos indicadores, como estresse sobre os recursos de saúde, bem como restrições a eventos esportivos locais, teatros, shows musicais, restaurantes e escolas.O índice de habitabilidade classifica as cidades com base em mais de 30 fatores qualitativos e quantitativos em cinco grandes categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura.

A ‘grande sacudida’ nas classificações

praia e prédios
Honolulu é a capital e a cidade mais populosa do Havaí. Foto: Getty Images.

O impacto do Covid-19 tem sido bastante óbvio nas classificações, de acordo com Simon Baptist, economista-chefe global da EIU. “Houve uma grande sacudida em relação, certamente, os 10 primeiros, mas também em todo o ranking, com base na situação da Covid-19”, disse ele à CNBC.

As cidades que estavam fechadas ou experimentando um aumento no número de casos durante o período da pesquisa viram suas pontuações reduzidas em vários critérios, o que levou muitas cidades europeias a cair na classificação, explicou Baptist. Isso inclui a cidade austríaca de Viena, que se classificou consistentemente perto do topo nos últimos anos. Este ano, no entanto, não conseguiu entrar no top 10 e ficou na 12ª posição.

Por outro lado, as cidades da Austrália, Nova Zelândia e Japão permaneceram relativamente abertas, com boa disponibilidade de serviços, enquanto seus sistemas de saúde eram resilientes devido a um número comparativamente baixo de casos, acrescentou.

Honolulu, a capital havaiana, foi a que mais ganhou no índice, subindo 46 posições para terminar em 14º, devido aos seus esforços para conter a disseminação do coronavírus e o rápido lançamento da vacina. Entre outras cidades, Taipei terminou em 33º, enquanto Cingapura ficou em 34º.

Ásia x Europa 

casa
Favelas na aldeia de Hanuabada, nos arredores de Port Moresby, em Papua-Nova Guiné. Foto: Getty Images.

Em uma média regional, a Ásia ficou bem abaixo da América do Norte e da Europa Ocidental, de acordo com a EIU. Damasco, na Síria, continua sendo a cidade menos habitável do mundo – a Síria marcou 10 anos de guerra civil este ano.

“A Ásia tem algumas das cidades mais habitáveis ​​do mundo, e também algumas das menos habitáveis”, disse Baptist. Enquanto cidades na Austrália, Nova Zelândia e Japão dominaram as 10 primeiras posições, lugares como Dhaka, Bangladesh, Karachi, Paquistão e Port Moresby, a capital de Papua-Nova Guiné, definharam para perto do fundo do poço, o que já vinha acontecendo há algum tempo, acrescentou. Baptist disse que a lista é atualizada duas vezes por ano.

Desde que o primeiro período de pesquisa terminou este ano, algumas das principais cidades da Ásia-Pacífico registraram um aumento nos casos de Covid-19, incluindo Melbourne e Tóquio. Por outro lado, cidades europeias e norte-americanas implementaram agressivamente seus programas de vacinação e estão em processo de abertura.

Austrália e Nova Zelândia ainda não reabriram suas fronteiras para a maioria dos viajantes – um fator que Baptist disse que pode afetar o futuro ranking de suas cidades.

“Vai ser interessante ver lá, se as coisas na Europa e nos EUA se abriram mais, especialmente em termos de viagens internacionais. Mas (se) as coisas na Austrália e Nova Zelândia ainda não, então podemos encontrar a classificação das cidades australianas e neozelandesas sofrendo um pouco ”, disse Baptist, acrescentando que espera que as cidades europeias mostrem potencialmente uma grande melhoria no próximo período da pesquisa.

***
Por Saheli Roy Choudhury na CNBC (Inglês).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE