PUBLICIDADE

Pituba no ranking dos bairros mais procurados para residir em Salvador

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 28/09/2021

capa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com 65.160 habitantes e queridinho da classe média, o bairro da Pituba é um dos mais procurados para morar em Salvador, seja para alugar ou adquirir um imóvel. A possibilidade de deslocamento a pé e de locomoção rápida em transporte público, e pequenos centros comerciais, além da variedade de shoppings centers nas regiões vizinhas são alguns dos benefícios de residir no local. Sem contar com a diversidade de parques e praças públicas, opções de restaurantes variados como Tokai, Martim Pescador, Tortarelli e Red Burger, e a proximidade com o mar das praias do Jardim de Alah, fazem também do bairro um destino prioritário para os baianos.

Segundo o presidente do SECOVIBA, Kelsor Fernandes, os imóveis da região são muito bem planejados com toda infraestrutura, áreas de lazer, ao lado de excelentes hospitais, clínicas e restaurantes.

O bairro dispõe de uma grande variedade de apartamentos, uns mais antigos, mas espaçosos e com estruturas resistentes, e outros altamente modernos, sofisticados, amplos, e com áreas de diversão e bem-estar para toda a família. De acordo com o presidente do Sindicato da Habitação (SECOVIBA), Kelsor Fernandes, tudo que se precisa para viver bem em Salvador está na Pituba. “Os imóveis da região são muito bem planejados com toda infraestrutura, áreas de lazer, ao lado de excelentes hospitais, clínicas e restaurantes. Por ser um bairro de classe média e média alta, temos imóveis com todos os tipos de estrutura, que vão desde academias, piscinas, quadras, elevadores e diversos outros benefícios”, informa Kelsor.

Moradora do bairro há mais de 40 anos, a Analista de Sistemas, Monica Lessa, tem grande apreço pela Pituba. Ela chegou para residir no bairro, no período em que começaram a construir novos empreendimentos, pontos comerciais e imóveis. Para ela é vantajoso morar na região por ter qualidade de vida e ser uma área que oferece diversos serviços como mercados e laboratórios médicos. 

mulher sorrindo
Monica Lessa mora no bairro há 40 anos e diz que gosta de morar na região em busca de qualidade de vida e ser uma área que oferece diversos serviços

A história do bairro da Pituba remonta ao século XVI, ocasião em que suas terras foram doadas ao conde de Castanheira
crédito: Bruno Concha / SECOM

“O bairro possui muitos bancos, lanchonetes e bares, que me atraem muito. Fica também próximo da Vila Jardim dos Namorados, e da praia para caminhar e fazer exercícios ao ar livre”, comenta. Monica vive em um prédio mais antigo e com pouca infraestrutura, porém bastante amplo. ” É um apartamento com 3 quartos com suíte, que é maior do que muitos com 4 quartos que eu vejo por aí. Na minha opinião, vale mais a pena morar em um apartamento grande, pois é nele que passamos a maior parte do nosso tempo do que ter um apartamento pequeno, que mal cabe uma cama e um armário, mas cheio de salões de festa, academia e piscina. Esses espaços são pouco aproveitados pelos moradores e muitas vezes ainda tem que pagar uma taxa por fora para usufruí-los”, reflete.

O chamariz principal que aumenta a procura por moradias e aluguéis de imóveis na região é a infraestrutura local. “O bairro possui boas vias de acesso e saída, proximidade ao aeroporto e ao Litoral Norte. Há imóveis de todas as categorias, e dependendo da infraestrutura e idade, temos valores muito diferentes. O metro quadrado para venda pode variar de R$3.500,00 a R$8.000,00”, explica Kelsor Fernandes.

homem sorrindo
Segundo o presidente do SECOVIBA, Kelsor Fernandes, os imóveis da região são muito bem planejados com toda infraestrutura, áreas de lazer, ao lado de excelentes hospitais, clínicas e restaurantes.

O comércio na Pituba também é bastante forte e movimentado. A proprietária do Centro de beleza Aspect, Jacy Jesus, há 20 anos, mantém com sucesso o negócio no bairro. “Optei por abrir o salão na Pituba por ser um lugar agradável e mais seguro para meus clientes, além de ser muito confortável, dispor de estacionamento e apresentar circulação de moradores por se tratar de um Flat. O local também é favorável por apresentar muita rotatividade de turistas”, conta Jacy.

 

Um pouco da história do bairro

Conforme o estudo Caminho das Águas em Salvador, publicado em 2010, a Pituba constitui-se em um importante centro comercial e prestador de serviços, sendo considerável o volume de impostos arrecadados, além do elevado valor do solo urbano. “O Estado, os promotores imobiliários, os proprietários das grandes empresas e as organizações sociais foram os agentes predominantes na construção e organização da Pituba, entre 1968 e 2000. Desenhando inclusive a composição socioeconômica do bairro”, aponta o mestre em geografia Adriano Bittencurt Andrade, no livro.

A publicação comunica também que, a história do bairro da Pituba remonta ao século XVI, ocasião em que suas terras foram doadas ao conde de Castanheira. Até o fim do século XIX, a Fazenda Pituba, em sua porção litorânea, tinha um grande coqueiral com produção agrícola no seu interior e com pouca inserção no contexto urbano da cidade de Salvador. ” A palavra Pituba em tupi significa brisa, sopro, hálito, bafo, exalação. Além de substantivo, Pituba também pode ser um verbo transitivo, e neste este caso significa: untar, tingir, ou estranhamente, cansar, resfolegar”, integra a pesquisa.

A história do bairro da Pituba remonta ao século XVI, ocasião em que suas terras foram doadas ao conde de Castanheira
crédito: Bruno Concha / SECOM

Benefícios de viver na Pituba

Gastronomia – O bairro possui uma variedade de cardápios gastronômicos como hamburguerias, cafeterias, confeitarias, sushis, pizzarias e churrascarias renomadas.

Diversão – Na área de lazer, a Pituba apresenta praças públicas: Praça Nossa Senhora da Luz, Praça Ana Lúcia Magalhães, Praça Nossa Senhora da Assunção e Praça Miguel Argemiro Cerdeira Carballal. Além do Parque da Cidade, e o Teatro Jorge Amado.

Comércio – Vizinhos ao bairro da Pituba estão os principais shoppings da cidade: Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Shopping Itaigara, Paseo Shopping e Tricenter.

Avenidas – O local conta com grandes avenidas com importantes atividades comerciais e de serviços: Manoel Dias da Silva, ACM e Paulo VI. Nas imediações há também a avenida Tancredo Neves, uma das mais movimentadas e maiores de Salvador.

Educação – Na Pituba encontram-se as principais escolas de ensino médio da cidade como o Colégio Militar de Salvador, o Colégio Anchieta, o Colégio Oficina, o Colégio Gregor Mendel e o Colégio Módulo, além de cursinhos pré-vestibulares.

 

Por: Fabiana Oliva

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE