PUBLICIDADE

Coluna: Economia digital

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 18/03/2022
,

WhatsApp Image 2022-03-11 at 13.38.53
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nesse mês de estreia da coluna de economia digital, vamos falar sobre os novos desafios enfrentados pelos gestores condominiais ao navegar e tomar decisões nesse novo mundo das fintechs. A proposta desse artigo é apresentar o propósito, a natureza e as oportunidades dessa novidade!

Fintechs são empresas que aplicam tecnologia (tech) para democratizar e melhorar a experiência de seus clientes e usuários na utilização de serviços financeiros (fin). Aplicativos de food delivery e mobilidade urbana são exemplos comuns de experiências digitais que só existem graças a aplicação de tecnologias inovadoras, economicamente viabilizadas pela prestação de serviços de recebimentos e pagamentos das fintechs.

Originalmente, esse novo tipo de empresa foi concebido para desburocratizar, aumentar a competitividade e transparência em um segmento antes dominado pelos grandes bancos e financeiras tradicionais. Apesar da existência de iniciativas e legislações anteriores, somente a partir de 2013, com criação das instituições de pagamento pela lei 12.865, as fintechs decolaram no Brasil.

A partir daí, diversos mercados vêm se beneficiando com a entrada de um grande número de novas empresas que prestam serviços de bancos digitais: gerenciamento de saldos, emissão de boletos, liquidação de pagamentos, cartões de crédito/débito, facilitação de acesso a crédito, garantia de recebimento de receitas, etc.

É importante ressaltar que essa nova onda chegou (para ficar!) na gestão condominial e veio resolver um antigo problema enfrentado por administradoras, síndicos e condôminos: permitir que condomínios e condôminos aproveitem as facilidades e conveniências proporcionadas pelas administradoras, tendo seus saldos garantidos e protegidos por empresas especializadas em gestão de contas digitais e execução de transações financeiras, reguladas e auditadas pelo Banco Central do Brasil.

As fintechs voltadas para gestão condominial possibilitam a abertura de contas digitais individualizadas e gerenciadas “fora” das administradoras. Além disso, simplificam os procedimentos e controles necessários para que as administradoras movimentem transações financeiras na conta digital de cada um de seus clientes.

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as fintechs, ficam algumas dicas sobre como contratá-las…

– procure empresas especializadas no segmento: conhecimento sobre a dinâmica, práticas e legislações específicas da gestão condominial fazem uma grande diferença;

– investigue a carteira de clientes: as melhores fintechs certamente estarão prestando serviços para as maiores administradoras de sua cidade ou região;

– garanta independência dos bancos tradicionais: empresas financiadas, vinculadas ou dependentes dos banco tradicionais podem sofrer interferências ou conflitos de interesses;

– entenda o processo de atendimento: apesar das fintechs serem estruturadas em automação e tecnologia, ter um time qualificado, comprometido e disponível para trocar ideias, apoiar decisões e esclarecer dúvidas é fundamental para o sucesso de qualquer mudança.

Para mais informações, te encontro on-line em [email protected], wohpag.com.br, nas redes sociais e lives ou passe em nosso escritório para uma conversa descontraída e um cafézinho.  #vemcomagente

Grande abraço e até breve!

 

Por: Marcelo Assunção

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE