PUBLICIDADE

Energia e Sustentabilidade

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 27/04/2022
,

WhatsApp Image 2022-03-11 at 13.38.53
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Investir em projetos de energia limpa e renovável já é uma realidade para o mercado corporativo e certamente será pauta cada vez mais presente nas reuniões de condomínios em um futuro muito próximo. Atualmente, a energia renovável chega a quase 50% da matriz energética do país .

Apesar do tempo e do investimento envolvidos nesse tipo de projeto estarem sendo reduzidos à medida que novas tecnologias são desenvolvidas, ainda é um grande desafio para os gestores condominiais priorizarem e aprovarem essas iniciativas junto aos condôminos.

O principal motivo dessa resistência é a necessidade de arrecadar mais ou abrir mão de comodidades para realização desses projetos. É certo que um efetivo gerenciamento das receitas, acompanhamento da inadimplência e controle das despesas é fundamental para aumentar a disponibilidade financeira dos condomínios, mas apesar de todos os esforços, a alternativa mais utilizada é tentar aumentar a cota condominial. Infelizmente, quando essa proposta é levada para as assembleias, na maioria das vezes, o aumento não é aprovado e o projeto fica “engavetado”.

Porém há também boas notícias: existem linhas de crédito específicas para esse tipo de projeto e já é possível simular os valores de investimento e economia estimados nos sites das principais empresas de venda e/ou instalação de equipamentos e tecnologias sustentáveis, como energia solar e eólica. Com essas informações, o gestor condominial pode entender melhor os desafios e benefícios envolvidos.

Se você é condômino, síndico ou gestor condominial e tem interesse em entender um pouco mais sobre esse assunto, acessar o site da Empresa de Pesquisa Energética  é um bom ponto de partida. Lá é possível encontrar tanto artigos didáticos para iniciantes de todas as idades, quanto informações técnicas e detalhadas sobre energia e sustentabilidade.

Uma outra possibilidade é buscar empresas especializadas e contar com seu conhecimento e consultoria para montar o a solução ideal para o seu condomínio. Já há “fazendas” especializadas na geração de energia renovável para consumo em centros urbanos.

Vale lembrar que você tem sempre a alternativa de entrar em contato diretamente para buscar ajuda e orientações sobre energia renovável para o seu condomínio, quanto para viabilizar financeiramente a execução desses projetos.

 

Espero seu contato… até breve!

 

Por: Marcelo Assunção

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE