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Economia Digital: Mindset-se!

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 24/06/2022
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Desde que Gordon E. Moore, ex-presidente da Intel (empresa fabricante de microprocessadores), percebeu em meados de 1965 que a capacidade computacional dobrava a cada 2 anos sem impactar os custos de produção, o mundo não foi mais o mesmo. Nascia ali a lei de Moore e a análise corporativa das curvas de crescimento exponencial, vinculando definitivamente o sucesso dos negócios ao desenvolvimento de novas tecnologias. Só para termos ideia do o que isso significa em relação a agilidade e posicionamento, 30 “passos lineares” correspondem aproximadamente 30 metros, enquanto com 30 “passos exponenciais” é possível dar 26 voltas na Terra.

Considerando essa nova realidade, pode-se dizer que todos os gestores, negócios e empresas (incluindo administradoras e condomínios) precisam desenvolver novas habilidades e competências em 5 dimensões essenciais: finanças, tecnologia, energia, responsabilidade social e futurologia. Esse novo mindset (configuração mental e forma de encarar desafios de cada pessoa ou organização) pode ser internalizado de forma direta pelas próprias equipes ou indireta através da contratação de terceiros.

Analisando essas novas dimensões, constatamos que finanças e tecnologia andam juntas, pois são a base do desenvolvimento de novos modelos de negócios e monetização. Energia e responsabilidade social também estão relacionadas intrinsicamente, uma vez que dizem respeito a legado, posicionamento e reputação das marcas. Já futurologia, que pode soar como algo estranho, pode ser entendida como a capacidade de analisar os sinais e tendências de novidades e sair na frente para obter vantagens e benefícios com as mudanças.

Falando especificamente sobre o mercado imobiliário e a gestão condominial, o impacto dessa futurologia, representado pelo 5G, internet das coisas (IOT), robotização e uso de inteligência artificial, já conseguem ser delineados de forma bastante clara. No “âmbito particular”: teremos geladeiras inteligentes que solicitarão a reposição de seu sorvete favorito sempre que o pote anterior não for recolocado no freezer ou as janelas de nossas residências serão abertas ou fechadas automaticamente durante diferentes períodos do dia, dependendo da temperatura, umidade e probabilidade de chuva, por exemplo.

Por outro lado, no “âmbito coletivo” ainda é muito nebuloso entender como será, por exemplo, a cobrança “por viagem” no elevador de nosso prédio, a locação de uma tomada para recarga de um carro elétrico e o pagamento pelas comodidades que estarão disponíveis aos usuários durante as viagens em transportes autônomos. Nesse contexto, é muito mais importante ser capaz de fazer as perguntas certas do que ter todas as respostas.

Agora mais do que nunca, estabelecer parcerias que solucionem problemas atuais, mas que também priorizem a mudança do “mindset da futurologia” é essencial para o sucesso a médio/longo prazo dos gestores condominiais e também das administradoras. Principalmente em assuntos relacionados a finanças/tecnologia e energia/responsabilidade social.

Como diz o velho ditado chinês, o melhor momento para plantar uma floresta foi sempre há 20 anos atrás. Não espere mais 20 anos para chegar à conclusão do que você poderia ter feito! Analise sua forma de abordar os diferentes desafios diários; incentive suas equipes a monitorarem o que é e o que será relevante; e selecione parceiros/fornecedores que impulsionem e potencializem inovações e mudanças.

Mindset-se agora, antecipe-se as mudanças e garanta um futuro de prosperidade e sucesso!

 

Por: Marcelo Assunção – CEO Woh Pag

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