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Robôs em condomínios e a experiência do usuário: você está preparado?

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 18/04/2022
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No primeiro artigo da minha coluna, falei sobre condomínio 4.0 e prometi que o próximo assunto seria sobre as novas tendências do mercado condominial. Você deve estar se perguntando: o que os robôs e a experiência do usuário têm a ver com isso? Vem comigo nesta jornada!

O filme “Metrópolis” foi a primeira grande obra científica a abordar as tecnologias futurísticas, especificamente os robôs, em 1972. De lá pra cá, muitas discussões surgiram e algumas afirmam que os robôs vão roubar os empregos dos humanos. Porém, poucos debates falam sobre a experiência do usuário nesse contexto. Você arrisca um palpite?

Se você ficou curioso e quer saber a minha opinião sobre o assunto, continue a leitura. 

 

Os robôs e a experiência do usuário

Primeiramente, devemos ter em mente que os robôs não são apenas estruturas robóticas como retratados nos filmes. Eles são parte da tecnologia que usamos diariamente, facilitando processos e automatizando ações para deixar o dia a dia mais prático e eficiente.
Trazendo para o universo condominial, eu acredito que a experiência do usuário é o que vai impulsionar ou não a entrada dessa tecnologia “robótica” no mercado. Por que? Vamos refletir um pouco.

  • Como você controla a água do seu condomínio?
  • Como você controla a iluminação?
  • Como você controla os acessos da portaria?
  • Como você controla as manutenções preventivas do condomínio?

Quando surge uma solução para um produto ou serviço que já tivemos uma experiência negativa anteriormente, é natural nos sentirmos frustrados. Isso porque nos damos conta de que algo que gerou muito estresse poderia ter sido mais fácil, menos traumático e mais seguro. 

Contudo, eu acredito que essa experiência é importante e necessária, pois é a partir dela que começamos a encarar a situação de forma diferente. 

Só assim, a experiência, que antes era negativa, se transforma em engajamento e a solução “nova” ou “diferente” se torna normal para você. Isso é a experiência do usuário. Você já passou por uma situação parecida? Veja como é importante para o nosso dia a dia.

 

4 situações em que a tecnologia pode contribuir com a experiência do usuário

  1. Você gasta muito com a água do seu condomínio?

Imagine um software de gestão que, quando há vazamento, ele gera um alerta e você pode acionar a manutenção do condomínio diretamente pelo aplicativo. Junto disso, você poderá ajustar o limite de gasto de água e, quando chegar em torno de 70%, por exemplo, ele gera um alerta. O mesmo vale para caso de sabotagem do medidor. Quantos problemas você, síndico, deixaria de ter?

  1. Não consegue reduzir os custos de energia do seu condomínio? 

Entramos em uma nova era da energia. Temos opções de tinta para ajudar com a energia elétrica, tecnologia OPV (Organic Photovoltaics) para instalação em janelas de condomínios, placas de energia solar e eólica. Há, também, o universo inteligente, com os módulos de automação (IoT), que auxiliam na gestão dentro do condomínio, com controle de luz e programação de horários de acordo com o regimento interno. Já imaginou todas essas tecnologias em um aplicativo? Você poderia monitorar as informações em tempo real e ainda economizar na conta de luz. 

  1. Seu condomínio tem problema devido a falta de controle de portaria?

Com a solução de portaria remota, todos os registros de entradas e saídas do condomínio ficam armazenados. Você tem registro de áudio, imagem e eventos para, quando necessário, advertir moradores que não cumprem as regras. Além disso, o visitante não precisa mais esperar atendimento na frente do condomínio. O morador pode enviar um convite QR Code para ele entrar sem precisar tocar o interfone. E tem mais: quando a visita chega, uma notificação é enviada pelo aplicativo. 

  1. Como são feitas as manutenções em seu condomínio?

Muitas vezes, dependemos de planilhas para acompanhar as datas e tudo o que precisamos fazer. Hoje, já existem softwares que nos alertam das manutenções preventivas, corretivas e preditivas. Imagine receber uma notificação no celular informando que a limpeza da caixa d’água deve ser feita no próximo mês, ou que a correia do elevador está gasta? Sensacional! Estamos entrando numa nova era de controle e gestão nos condomínios.

 

Os robôs dentro dos condomínios

Como falei anteriormente, os robôs não são apenas estruturas robóticas, mas com as tecnologias evoluindo, é natural que eles apareçam, também, parecidos com os relatos dos filmes, e com funções curiosas. 

Um exemplo disso é o robô vigilante. Essa possibilidade já existe e foi desenvolvida pela SPM Robotics. Esse robô faria todo o serviço de ronda 24 horas, com relato de invasões e não conformidades pré-estabelecidas. Já imaginou? 

E não para por aí. E se um robô limpasse o seu condomínio? A Somatic, uma empresa americana, está oferecendo essa automação para empreendimentos comerciais e residenciais. Ficou interessado?

Eu trouxe esses exemplos para mostrar que essas são algumas áreas que mudarão a rotina do nosso condomínio. E a pergunta é: quando? Veja esse trecho de Eu, você e os Robôs, de Martha Gabriel:

“Para o conhecimento da humanidade dobrar pela primeira vez, foram necessários 1.500 anos. A segunda vez que o conhecimento dobrou foi em 1.750, levando portanto 250 anos para isso. O ritmo foi acelerado de forma que, em 1.900, o conhecimento humano dobra aproximadamente a cada 100 anos, e no final da 2ª Guerra Mundial, passou a dobrar já a cada 25 anos. Hoje, estima-se que o conhecimento humano dobre a cada ano.”

Ou seja, com todo esse conhecimento sendo desenvolvido e com a evolução tecnológica a todo vapor, precisamos nos preparar para as mudanças que acontecerão em breve em nossos condomínios e em nossas vidas.

Gostou desse artigo? Então deixe um comentário com a sua opinião! Ela é muito importante para mim e me ajuda a trazer conteúdos cada vez mais interessantes e exclusivos.

 

Odirley da Rocha é diretor de Relacionamento da Porter Group

 

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