Robôs em condomínios e a experiência do usuário: você está preparado?
Por Cidades e Serviços
Última atualização: 18/04/2022
Coluna, Inovação | Tecnologia
No primeiro artigo da minha coluna, falei sobre condomínio 4.0 e prometi que o próximo assunto seria sobre as novas tendências do mercado condominial. Você deve estar se perguntando: o que os robôs e a experiência do usuário têm a ver com isso? Vem comigo nesta jornada!
O filme “Metrópolis” foi a primeira grande obra científica a abordar as tecnologias futurísticas, especificamente os robôs, em 1972. De lá pra cá, muitas discussões surgiram e algumas afirmam que os robôs vão roubar os empregos dos humanos. Porém, poucos debates falam sobre a experiência do usuário nesse contexto. Você arrisca um palpite?
Se você ficou curioso e quer saber a minha opinião sobre o assunto, continue a leitura.
Os robôs e a experiência do usuário
Primeiramente, devemos ter em mente que os robôs não são apenas estruturas robóticas como retratados nos filmes. Eles são parte da tecnologia que usamos diariamente, facilitando processos e automatizando ações para deixar o dia a dia mais prático e eficiente.
Trazendo para o universo condominial, eu acredito que a experiência do usuário é o que vai impulsionar ou não a entrada dessa tecnologia “robótica” no mercado. Por que? Vamos refletir um pouco.
- Como você controla a água do seu condomínio?
- Como você controla a iluminação?
- Como você controla os acessos da portaria?
- Como você controla as manutenções preventivas do condomínio?
Quando surge uma solução para um produto ou serviço que já tivemos uma experiência negativa anteriormente, é natural nos sentirmos frustrados. Isso porque nos damos conta de que algo que gerou muito estresse poderia ter sido mais fácil, menos traumático e mais seguro.
Contudo, eu acredito que essa experiência é importante e necessária, pois é a partir dela que começamos a encarar a situação de forma diferente.
Só assim, a experiência, que antes era negativa, se transforma em engajamento e a solução “nova” ou “diferente” se torna normal para você. Isso é a experiência do usuário. Você já passou por uma situação parecida? Veja como é importante para o nosso dia a dia.
4 situações em que a tecnologia pode contribuir com a experiência do usuário
- Você gasta muito com a água do seu condomínio?
Imagine um software de gestão que, quando há vazamento, ele gera um alerta e você pode acionar a manutenção do condomínio diretamente pelo aplicativo. Junto disso, você poderá ajustar o limite de gasto de água e, quando chegar em torno de 70%, por exemplo, ele gera um alerta. O mesmo vale para caso de sabotagem do medidor. Quantos problemas você, síndico, deixaria de ter?
- Não consegue reduzir os custos de energia do seu condomínio?
Entramos em uma nova era da energia. Temos opções de tinta para ajudar com a energia elétrica, tecnologia OPV (Organic Photovoltaics) para instalação em janelas de condomínios, placas de energia solar e eólica. Há, também, o universo inteligente, com os módulos de automação (IoT), que auxiliam na gestão dentro do condomínio, com controle de luz e programação de horários de acordo com o regimento interno. Já imaginou todas essas tecnologias em um aplicativo? Você poderia monitorar as informações em tempo real e ainda economizar na conta de luz.
- Seu condomínio tem problema devido a falta de controle de portaria?
Com a solução de portaria remota, todos os registros de entradas e saídas do condomínio ficam armazenados. Você tem registro de áudio, imagem e eventos para, quando necessário, advertir moradores que não cumprem as regras. Além disso, o visitante não precisa mais esperar atendimento na frente do condomínio. O morador pode enviar um convite QR Code para ele entrar sem precisar tocar o interfone. E tem mais: quando a visita chega, uma notificação é enviada pelo aplicativo.
- Como são feitas as manutenções em seu condomínio?
Muitas vezes, dependemos de planilhas para acompanhar as datas e tudo o que precisamos fazer. Hoje, já existem softwares que nos alertam das manutenções preventivas, corretivas e preditivas. Imagine receber uma notificação no celular informando que a limpeza da caixa d’água deve ser feita no próximo mês, ou que a correia do elevador está gasta? Sensacional! Estamos entrando numa nova era de controle e gestão nos condomínios.
Os robôs dentro dos condomínios
Como falei anteriormente, os robôs não são apenas estruturas robóticas, mas com as tecnologias evoluindo, é natural que eles apareçam, também, parecidos com os relatos dos filmes, e com funções curiosas.
Um exemplo disso é o robô vigilante. Essa possibilidade já existe e foi desenvolvida pela SPM Robotics. Esse robô faria todo o serviço de ronda 24 horas, com relato de invasões e não conformidades pré-estabelecidas. Já imaginou?
E não para por aí. E se um robô limpasse o seu condomínio? A Somatic, uma empresa americana, está oferecendo essa automação para empreendimentos comerciais e residenciais. Ficou interessado?
Eu trouxe esses exemplos para mostrar que essas são algumas áreas que mudarão a rotina do nosso condomínio. E a pergunta é: quando? Veja esse trecho de Eu, você e os Robôs, de Martha Gabriel:
“Para o conhecimento da humanidade dobrar pela primeira vez, foram necessários 1.500 anos. A segunda vez que o conhecimento dobrou foi em 1.750, levando portanto 250 anos para isso. O ritmo foi acelerado de forma que, em 1.900, o conhecimento humano dobra aproximadamente a cada 100 anos, e no final da 2ª Guerra Mundial, passou a dobrar já a cada 25 anos. Hoje, estima-se que o conhecimento humano dobre a cada ano.”
Ou seja, com todo esse conhecimento sendo desenvolvido e com a evolução tecnológica a todo vapor, precisamos nos preparar para as mudanças que acontecerão em breve em nossos condomínios e em nossas vidas.
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Odirley da Rocha é diretor de Relacionamento da Porter Group