PUBLICIDADE

Dia Mundial da Gentileza: ser gentil traz benefícios físicos e mentais

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 13/11/2020

paper heart and couple's hands on wooden table
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ser gentil não é apenas um comportamento nobre, de afeto e empatia. A gentileza, que tem um dia mundial para chamar de seu, celebrado nesta sexta-feira, 13 de novembro, e pode trazer vários benefícios como diminuir a pressão arterial, atenuando problemas cardiovasculares, e até mesmo aumentar a expectativa de vida.

Estudos científicos mostram que tal atitude não traz benefícios físicos e mentais apenas para quem é acarinhado, mas também para quem acarinha.

Diante dos momentos difíceis que a sociedade vem enfrentando em 2020, ano marcado pela pandemia da Covid-19, um pouco de gentileza pode ajudar a amenizar o estresse e aumentar a sensação de bem-estar.

— Ser gentil com os outros tem benefícios terapêuticos para o tratamento da depressão, da ansiedade e do bom humor.

Porque melhora o bem-estar emocional de quem a recebe e de quem a pratica. Até o fato de presenciar atos gentis é capaz de aumentar de forma duradoura a felicidade — explica a psicóloga Daniele Vanzan, que completa: — Ela fortalece os laços afetivos e cria uma atmosfera de positividade.

Não faltam exemplos de ações gentis neste período. Em meio ao avanço do coronavírus no país, vimos vizinhos se ajudando a enfrentar o isolamento social: em alguns condomínios, pessoas mais jovens se ofereceram para fazer compras para os idosos, por exemplo.

Músicos também passaram a realizar apresentações em suas janelas e varandas, espalhando o som pela vizinhança durante o confinamento e tornando-o mais agradável.

As iniciativas solidárias são outra forma de gentileza que marcaram os últimos meses. Durante a pandemia, foram organizados diversos projetos para arrecadar doações para os grupos mais afetados pela crise.

Existem outras maneiras, ainda mais simples, de exercer a gentileza no dia a dia. Sorrir, agradecer e ouvir os amigos e os parentes são algumas delas. Para o psicólogo Rafael Jucá, do laboratório Lach, esses comportamentos devem ser praticados todos os dias, principalmente em meio à pandemia:

— A gentileza é fruto de uma empatia com o outro. A gente faz isso escutando mais o outro, colocando-se no lugar do outro, sendo mais paciente. E principalmente usando as “palavras mágicas”: por favor, obrigada, desculpa, bom dia, boa tarde e boa noite.

Assim, nós nos conectamos com o outro. Como é dito: “Gentileza gera a gentileza”, e assim vamos vivendo melhor.

Mesmo em isolamento, sem contato com outras pessoas, dá, sim, para ser gentil.

Com o objetivo de espalhar boas ações pelo país, está sendo lançado o movimento “Ser gentil”, uma plataforma que busca conectar pessoas que querem praticar a gentileza a quem precisa receber essas ações.

O projeto conta com apoio do cantor Toquinho, do poeta Bráulio Bessa, sucesso no “Encontro com Fátima Bernardes”, e da apresentadora Angélica — além de 30 empresas que já estão reforçando a prática na rotina de trabalho.

A iniciativa tem site e perfil no Instagram, nos quais podem ser baixadas imagens para disseminar a causa nas redes. O movimento também divulga plataformas de apoio a causas sociais, traz dicas de como ser mais gentil e, durante este mês, vai lançar um desafio para praticar uma boa ação por dia.

Um gesto que faz bem a todos: abaixo, os benefícios do simples ato de ser gentil com o outro

Reduz a pressão arterial – Praticar atos de gentileza gera um aumento da produção do hormônio ocitocina, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e, assim, beneficiar a saúde cardiovascular, segundo um estudo da Universidade de Miami (EUA)

Alivia as dores físicas – Um estudo realizado por pesquisadores chineses e publicado na revista científica da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos indicou que agir de forma altruísta pode aliviar até mesmo a dor nas pessoas

Diminui a ansiedade – Uma pesquisa da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) com pacientes em tratamento para ansiedade mostrou que a prática diária de atos de bondade reduziu a ansiedade social dos participantes, deixando-os mais relaxados

Aumenta a expectativa de vida – Pesquisadores do instituto Bedari Kindness, da Universidade da Califórnia (EUA), afirmam que a gentileza é capaz de prolongar a vida. Outro estudo, da Universidade de Columbia (EUA), apontou que exercer a empatia pode aumentar a expectativa de vida

Favorece a felicidade – Praticar atos gentis aumenta o sentimento de satisfação com a vida. A descoberta é de um estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido e publicada no periódico “Journal of Social Psychology”

Fonte: Extra

Foto: https://br.freepik.com/

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE