PUBLICIDADE

Fazer o bem: como se tornar um voluntário?

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 15/08/2022

medium-shot-people-with-food-donations
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, assinada por Silvia Naccache, e promovida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e o Instituto Datafolha, há hoje 57 milhões de voluntários ativos no país. Pessoas que doam seus conhecimentos, talentos ou apenas seu tempo a diferentes causas. 

A metodologia aplicada neste levantamento levou em consideração avaliações quantitativas e qualitativas, em entrevistas individuais e em grupo, com o objetivo de investigar em profundidade os aspectos comportamentais, opiniões, captar informações e obter uma análise profunda e detalhada sobre as percepções dos voluntários.

Um dos pontos mais importantes identificados foi o crescimento das horas dedicadas por essas pessoas. Se em 2011, havia o registro de 5 horas mensais, em 2021 a média passou para 18 horas por mês exclusivas ao voluntariado, mesmo em época de pandemia. 

“Acompanho de perto a evolução do voluntariado no país nas últimas décadas, quando foi realizada uma pesquisa pioneira em 2001, Ano Internacional do Voluntário e, dez anos depois, na comemoração da Década do Voluntariado. A pesquisa 2021 confirma a valorização da atividade, com um salto para mais da metade da população brasileira já tendo praticado o serviço voluntário”, comenta Silvia Naccache, coordenadora do projeto.

Entre as causas mais procuradas atualmente, destaca-se o atendimento a pessoas em situações de rua, onde foi registrado um crescimento de 35% em relação a 2011, a valorização da causa animal, que pulou de 1% para 9%, e a assistência a pessoas com deficiência, que saiu de 3% para 9%. 

 

Características do voluntário

Segundo definição das Nações Unidas, “voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…” 

Em geral, os voluntários têm em comum uma inquietação interior que é levada à prática e à tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal. Ainda de acordo com a pesquisa do IDIS, a palavra Solidariedade seria a que melhor descreve a motivação dos voluntários. 

O movimento teria iniciado no século XVI, quando organizações religiosas introduziram o voluntariado através de instituições ligadas à saúde. Durante a Era Vargas, começaram a ser implementadas políticas públicas e de assistência social e, em 1942, é criada a Legião Brasileira de Assistência. Entre os anos 60 e 80, vimos o surgimento de organizações de caráter filantrópico e assistencial que se uniram às organizações comunitárias para serem porta-vozes dos problemas sociais, como a APAE e a Pastoral da Criança. E hoje, o terceiro setor passa a ser formado por organizações, movimentos e coletivos sociais, como um vetor de mudança e de desenvolvimento social, a partir de conexões em rede. 

A Lei No 9.608, mais conhecida como Lei do Voluntariado, foi criada em 18 de fevereiro de 1998, e dispõe sobre vários critérios sobre a atividade, como a questão do serviço voluntário não gerar vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim. Ao passo, ainda assim, ele deverá ser exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições de seu exercício. Para conferir a lei na íntegra, clique aqui. 

A Atados, por exemplo, é uma das inúmeras redes que tem como propósito conectar milhares de ONGs no Brasil com pessoas interessadas em desenvolver o voluntariado. Através do site https://www.atados.com.br/, o interessado pode se cadastrar gratuitamente informando seus principais interesses – seja por causa, habilidade, região etc. – e as entidades entram em contato confirmando o trabalho. Para as empresas que pretendem implantar o voluntariado empresarial, a Atados também desenvolve uma consultoria especializada e toda a capacitação necessária.

Em seu Guia do Voluntariado, a Atados detalha algumas dicas destinadas a todos aqueles que pretendem encarar esse compromisso, confira: 

  1. Pesquise, pergunte, pratique a escuta ativa, saiba sobre a história, a causa, os sonhos, as metas e os desafios da organização que você escolheu. Troque o máximo de informações com a organização. 
  2. Saiba dialogar, seja transparente, manifeste suas satisfações e insatisfações, seja flexível e respeite a diversidade de valores, opiniões e crenças existentes na instituição.
  3. Responsabilidade, pontualidade e comprometimento sempre. A organização está contando com você! Só se comprometa com o que puder realizar, e informe imediatamente, quando algum imprevisto acontecer.
  4. A sua área de atuação e horários serão determinados de acordo com suas aptidões e interesses. Caso não possa dar continuidade às atividades, avise a organização o quanto antes para que ela possa encontrar outro voluntário. Abandonar o compromisso assumido sem aviso é prejudicial a todo o ecossistema!
  5. Desfrute e viva intensamente o programa, a entrega é essencial e você ganhará mais com essa experiência! 

Como começar?

Se você se interessou pelo assunto e quer começar a praticar o trabalho voluntário, a gente elaborou uma lista de contatos para você se informar melhor.

Quiz do IDIS: Para quem quer entender melhor o seu perfil como voluntário, antes de assumir um compromisso, uma dica é fazer o teste elaborado pelo IDIS (Instituto de Desenvolvimento do Investimento Social) e descobrir a causa mais alinhada aos seus interesses: https://descubrasuacausa.net.br/quiz

Worldpackers: Trata-se de uma comunidade que se propõe a conectar viajantes com acolhedores ao redor do mundo para vivenciar experiências de voluntariado. Ou seja, você ajuda seu anfitrião por algumas horas por semana e, em troca, recebe acomodação e possivelmente outros benefícios, como refeições e atividades locais.

Atados: Uma plataforma que conecta de forma gratuita pessoas à oportunidades de voluntariado em causas sociais. Você pode usar o filtro por localidade, causa, habilidades, disponibilidade (atuação recorrente ou pontual) ou mesmo atuação exclusivamente remota. 

Exchange do bem: Uma empresa social que tem o objetivo de fomentar o voluntariado, conectando voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 70 opções na África, Ásia e América Latina. 

TransformaBrasil: Uma Social Tech especializada em produzir engajamento cívico, que tem como missão transformar o país por meio do cidadão. Através da sua plataforma online une pessoas às entidades. No site, há várias opções de voluntariado para você se candidatar. 

Conecta Brasil: Um instituto, sem fins lucrativos, que conecta pessoas, ações, organizações e coletivos.

Você também pode pesquisar na comunidade onde mora instituições  locais que precisam de apoio. Faça uma visita para entender as necessidades, envolva a família, os amigos e comece a fazer a diferença.

Quer saber mais sobre a Pesquisa do Voluntariado 2021?

Os resultados completos estão disponíveis no site: www.pesquisavoluntariado.org.br

 

Por: Cintia Laport

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE