PUBLICIDADE

Mercado de trabalho abre espaço para pessoas com mais de 50 anos

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 11/04/2022

idoso
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De janeiro a setembro de 2021, as contratações de pessoas com idade entre 40 e 50 anos na plataforma Gupy, empresa de tecnologia para Recursos Humanos, cresceu 95% em relação ao mesmo período do ano passado. Embora a pandemia de Covid-19 tenha elevado os níveis de desemprego no país, há um movimento crescente de empresas que estão incentivando a contratação de profissionais mais experientes e acima de 50 anos, inclusive para cargos de liderança. 

Dados do estudo da Gupy, divulgados pelo jornal Extra (RJ), mostram que no primeiro semestre de 2021, 3% das pessoas entre 40 e 50 anos foram colocadas como gerentes, ocupando 18,17% desses cargos oferecidos. O número revela uma preferência por pessoas nessa faixa etária para postos de destaque. 

Abrir espaço para estes profissionais e promover a inclusão em diferentes áreas de atuação vem se tornando uma preocupação nas empresas. Aos poucos, o tema já faz parte das discussões sobre diversidade e muitas delas já começaram a estruturar programas que buscam esses profissionais, como é o caso do “50+ da Vivo”, o “Golden Years” da Pepsico ou o “Senhor Estagiário” da Unilever. A rede de fast food brasileira Bob’s também possui um programa de contratação de idosos para o trabalho com o público nas lojas físicas.

“As oportunidades existem e têm aumentado. E a tendência é que cresçam cada vez mais, já que fatores como aumento da expectativa de vida e a reforma da Previdência contribuem para este cenário. Pelo lado das empresas, estas estão tendo um interesse cada vez maior pelos profissionais da melhor idade. A diversidade e inclusão estão em alta, e a perspectiva é que este movimento ganhe ainda mais força”, opina a SEO da Carpediem RH, Aliesh Costa.

mulher sorrindo
“A diversidade e inclusão estão em alta, e a perspectiva é que este movimento ganhe ainda mais força”, opina a SEO da Carpediem RH, Aliesh Costa

De acordo com a especialista, a experiência é o principal diferencial desses candidatos. “Estes profissionais têm uma bagagem ampla, com habilidades em relacionamento interpessoal e soft skills como flexibilidade, comunicação, organização e empatia mais desenvolvidas. Isso porque, normalmente, acumulam muitas experiências. Por tudo isso, podem agregar bastante à rotina corporativa. Inclusive, as habilidades dos profissionais da melhor idade estão sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas. Eles têm também um senso de urgência e são, no geral, muito dedicados às suas atribuições”, diz.

Segundo Aliesh, apesar das dificuldades, é totalmente possível que uma pessoa mais velha consiga se reinserir no mercado de trabalho. 

“Para isso, o profissional da melhor idade deve ter em mente que é preciso se manter em constante atualização, o que é válido, aliás, para profissionais em qualquer fase da vida. Uma outra dica valiosa é que ele esteja sempre aberto a mudar de área, pois hoje é muito comum termos de nos reinventar ao longo da carreira. É possível atuar em área correlacionada ou mesmo fazer algo totalmente novo! Este profissional deve buscar oportunidades que tenham sinergia com seu perfil. Isso vai aumentar suas chances de conseguir uma vaga”, recomenda.

No Condomínio Veredas, de 164 unidades, localizado no Jardim Guanabara, em Belo Horizonte, e administrado pela APSA, essa máxima é realidade. A experiência e a capacidade de se adaptar fizeram com que Osmar da Silva Ribeiro, o Seu Osmar, de 68 anos, atualmente porteiro do condomínio, fosse contratado há quatro anos, após um contrato temporário de trabalho como zelador.

homem sorrindo
“Me indicaram para trabalhar aqui e quando acabou o contrato, acabei ficando como funcionário do condomínio. Foi uma grande conquista”, explica Seu Omar

A experiência do profissional, seu bom relacionamento interpessoal com os moradores e a dedicação foram alguns dos motivos muito mais importantes do que a idade para a sua contratação. Hoje, Seu Osmar também é aposentado, mas continua trabalhando com toda vontade e afinco.

“Foi uma oportunidade que surgiu por meio de uma outra empresa. Me indicaram para trabalhar aqui e quando acabou o contrato, acabei ficando como funcionário do condomínio. Foi uma grande conquista”, explica ele, que começou a trabalhar nos anos 1970, e seguiu uma carreira no ramo das impressões gráficas, tendo passagem por grandes empresas mineiras, como a Cemig, o Estado de Minas, a Viatel e o Hoje em Dia.

Por volta de 2013, Seu Osmar começou a trabalhar em condomínios. O porteiro afirma que nunca sentiu nenhum preconceito por conta da idade e que teve facilidade em se adaptar ao novo ambiente.

“Nunca me senti preterido porque sempre mantive meu astral lá em cima. Eu me coloco sempre acima dos problemas. Tenho um bom currículo, sou esperto, não tenho medo de trabalho e sempre busquei superar as dificuldades na vida. Realmente quando você passa dos 40, as coisas ficam mais difíceis. Mas eu tenho o respaldo de uma trajetória, e isso é gratificante e ajuda demais. Sempre elogiaram meu currículo e são qualidades que independem de idade, têm a ver com caráter e experiência”, diz.

A decisão de contratar o Seu Osmar foi do síndico, Estevam Santos, que cuida da gestão do prédio há quatro anos. “Por conhecer ele, a sua integridade, e também pela experiência que ele tinha e pelo trato com os moradores, decidimos contratá-lo. A idade não foi um critério”, diz.

O Veredas também possui um outro funcionário com mais de 50 anos, o Seu Carlos, que também é porteiro. “O que conta mesmo para nós é a experiência, o trato com o público, com os moradores e visitantes, a idade não é parâmetro”, diz o síndico. 

Para o Seu Osmar, o segredo é manter a cabeça fresca e ocupada. “A minha missão continua, enquanto eu tiver forças e saúde, não vou deixar de trabalhar. O trabalho ajuda muito para manter a cabeça ocupada e a saúde mental em dia”, conclui.

 

 

Fonte: Mario Camelo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE