PUBLICIDADE

Como cores na decoração influenciam na produtividade? Veja principais tons…

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 08/03/2021

Home office, projeto Thais Schiavo Arquitetura e Interiores.
Imagem: Amauri Fujii
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com o home office praticamente estabelecido na rotina de trabalho muitos fatores podem distrair e diminuir a produtividade. Entretanto, um grande aliado pode ser encontrado na composição de cores do ambiente. Elas são capazes de provocar diversas sensações, desde estimular a atividade cerebral, até proporcionar um ambiente tranquilo e relaxante, permitindo a execução de atividades profissionais e de lazer. Segundo a WGSN, consultoria especializada em tendências de comportamento, a escolha de uma cor pode ser guiada pelo desejo de aliviar a ansiedade ou obter energia e equilíbrio, por exemplo. Isso ocorre, pois, as tonalidades possuem impacto relacionado ao conforto emocional das pessoas.

Por exemplo, um ambiente onde o vermelho predomina tende a estimular maior precisão e aptidão daqueles que necessitem melhorar a memória e a atenção, revela um recente estudo elaborado por cientistas da Universidade da Columbia Britânica (UBC), no Canadá. Enquanto as cores quentes estimulam o aumento da atividade cerebral, a escolha correta para fomentar ou aumentar a criatividade é trabalhar e se movimentar em ambientes de cor azul. Conheça algumas cores e seus benefícios na decoração da sua casa:

Azul

Cozinha com bancada e banquetas na cor azul
Azul é uma cor conhecida por trazer tranquilidade e ajudar na concentração. Imagem: Divulgação

O tom de azul do padrão Índigo oferece um efeito energizante instantâneo aos olhos e garante elegância sem esforço. Versátil, ele emana estabilidade e sofisticação em igual medida. Afinal, é uma cor que se relaciona com a atenção plena, meditação e é capaz de inspirar sentimentos de autorreflexão. É possível combinar com outros elementos, como madeira e pedras.

 

Verde

Bancada de cozinha na cor verde
Verde ajuda a criar a sensação de estar próximo à natureza e os seus respectivos benefícios. Imagem: Divulgação

Escolhida pela WGSN em 2020 como uma das cores que invadiria o décor, o padrão Oliva, como pode ser encontrado na Todeschini, cria uma sensação de um lar calmo e ao mesmo tempo que traz um ar natural e de frescor. O toque acinzentado do padrão confere um efeito que é muito apreciado por diferentes gerações de consumidores, passando a sensação de conforto e acolhimento.

 

Branco

Bancada de cozinha na cor branca
Além de criar sensação de amplitude, branco condiciona harmonia para o ambiente. Imagem: Divulgação

Os tons neutros, assim como o branco promovem a criatividade, principalmente se o local possui muita luz natural. Em ambientes pequenos, a cor branca transmite uma sensação de amplitude, o que é benéfico especialmente para locais não preparados para o home office. Além disso, o uso desta tonalidade remete a um ambiente calmo e tranquilo. O padrão Pecan é inspirado na noz que leva seu nome e contribui para a sensação de harmonia e equilíbrio nos interiores, com um tom neutro sutil, mas que traz um toque quente e levemente terroso para a decoração. A cor ainda é uma excelente alternativa aos tons de cinza, incorporando uma vibração sutil e natural.

 

Fonte: UOL Nossa Casa

Imagem: Amauri Fujii

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE