PUBLICIDADE

Piso laminado: características, dicas e 8 projetos cheios de charme

Por Revista Síndico
Última atualização: 06/01/2022

O piso laminado é recomendado para ambientes secos, como salas e quartos, pois têm o aconchego que lembra a madeira natural, como neste projeto da arquiteta Flávia Theodorovitz (Foto: Divulgação / Nathalie Artaxo)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na hora de pensar em um projeto para casa ou apartamento, o piso é um fator essencial. Com tantas opções no mercado, escolher o item torna-se um desafio. Para te ajudar nessa tarefa, listamos as características do piso laminado, um produto composto por diversas camadas de derivados da madeira, em larguras e comprimentos variados, com a cobertura protegida por uma resina melamínica, que pode ser de diversas cores, acabamentos e estampas.

Confira as dicas e oito projetos com o piso.

 

Características

 

– Antes de escolher um revestimento, é importante avaliar o clima da região onde a casa ou apartamento está localizado. Isso porque o piso influencia na sensação térmica do ambiente, deixando-o muito frio ou muito quente. Em áreas secas, como salas e quartos, os laminados são bem indicados.

– Pisos laminados, apesar de serem mais frágeis que os vinílicos, são muito usados por terem uma aplicação simples e um visual elegante, que remete ao aconchego da madeira natural.

– Costuma ser uma opção ecológica, já que a maioria dos fabricantes usa madeiras reflorestadas para sua produção.

– O material oferece a comodidade de ser usado no dia seguinte à sua instalação, assim como de ser retirado em caso de mudança.

– Pode ser instalado com cola ou sistema de encaixe, desde que o contrapiso esteja nivelado.

–  Não é apropriado para locais com exposição direta ao sol e apresenta baixa resistência à água.

 

Limpeza

 

– Em primeiro lugar, é bom verificar as instruções do fabricante do piso. Assim, não haverá dúvida sobre a consistência e as recomendações oficiais para não danificar o revestimento.

– Se, por algum motivo, você não sabe qual é o fabricante, há uma receita geral e simples para limpar o piso laminado: misture uma colher (sopa) de detergente neutro (o mesmo usado para lavar a louça) em quatro litros de água, umedeça um pano macio, sem deixá-lo encharcar de água, e passe por toda a superfície no sentido da régua.

– Cuidado para não usar água em excesso, pois isso pode fazer o piso inchar. Produtos abrasivos, como silicone, lixas, enceradeiras e bicarbonato de sódio, também são contraindicados.

– Cada casa tem sua rotina de limpeza conforme a necessidade, mas o ideal é realizá-la uma vez por semana. Para a higienização do dia a dia, o aspirador de pó é a melhor pedida. Se não for possível, use uma vassoura com cerdas macias.

 

Projetos para se inspirar!

 

1. Materiais acolhedores

SLA | O laminado aquecidio do piso é da Quick Step e marcenaria da The_fat Radish. Móveis são da Dpot (Foto: Divulgação / Nick Guttridge)
O laminado aquecidio do piso é da Quick Step e a marcenaria da The_fat Radish, com móveis da Dpot, no projeto de Juliana Camargo (Foto: Divulgação / Nick Guttridge)

casa localizada em Norwich, em Londres, foi reformada remotamente pela arquiteta Juliana Camargo, do Brasil. O piso recebeu laminado aquecido que, aliado a grandes janelas de vidro e tijolos de cores mais quentes, aquecem a casa e a torna acolhedora.

 

2. Amarelo e cinza
“Abri um quarto para ampliar a sala”, diz o morador Eder Chiodetto. Sobraram vigas aparentes, que agradam esteticamente. Na decoração do arquiteto Gustavo Calazans, o novo ambiente ficou mais claro com o piso laminado cinza (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
No projeto de decoração do arquiteto Gustavo Calazans, o novo ambiente ficou mais claro com o piso laminado cinza e detalhes amarelos, como a mesa de jantar (Foto: Edu Castello / Casa e Jardim)

Na abertura de um quarto para ampliar a sala, sobraram vigas aparentes, que agradam esteticamente. Na decoração do arquiteto Gustavo Calazans, o novo ambiente ficou mais claro com o piso laminado cinza combinado a detalhes amarelos, como a mesa de jantar.

 

3. Piso estampado

No teto da cozinha, um papel de parede estampado com alimentos (Foto: Simone Furiosi / Divulgação )
Na residência Defhouse, em Milão, o piso da cozinha recebeu laminado com estampa que lembra nuvens. Já no teto, um papel de parede estampado remete a alimentos (Foto: Simone Furiosi / Divulgação )

Na casa montada pela empresa de mídia italiana Web Stars Channel (WSC) para jovens influenciadores entre 16 e 19 anos criarem conteúdo para redes sociais, as estampas chamam a atenção. É o caso da cozinha, que recebeu piso laminado com desenhos que lembram nuvens. Batizada de Defhouse, a residência em Milão foi decorada pelo diretor de arte John Pentassuglia, com ajuda do arquiteto Emanuele Tresoldi.

 

4. Tons similares

Quarto de casal | Marcenaria da Celmar. Roupa de cama da Cortinaria & Etc. Piso laminado da Durafloor. (Foto: Juliano Colodeti/ MCA Estúdio/ Divulgação)
Piso laminado da Durafloor dá aconchego ao microapê de 27 m² assinado por Bianca da Hora (Foto: Juliano Colodeti / MCA Estúdio / Divulgação)

Em apenas 27 m², a arquiteta Bianca da Hora transformou o apê em um lar aconchegante. Um dos motivos é o uso do laminado no piso. No quarto, por exemplo, o material se alia à madeira no mesmo tom da marcenaria sob medida.

 

5. Laminado e madeira

JANTAR | Mesa Tulipa, assinada por Eero Saarinen, da Novo Ambiente. Cadeiras Finn, assinadas por Jader Almeida, do Arquivo Contemporâneo. Tapetes da Square Foot. Mesa de centro Duas Cores, assinada pelo escritório Branco & Preto para a Etel, do Arquivo Co (Foto: André Nazareth/ Divulgação)
Piso laminado foi aplicado em todo o apê de 75 m². Mesa “Tulipa”, assinada por Eero Saarinen, da Novo Ambiente. Cadeiras “Finn”, assinadas por Jader Almeida, na loja Arquivo Contemporâneo (Foto: André Nazareth / Divulgação)

Guiadas pelo estilo jovial e contemporâneo, a designer de interiores Luiza Bottin e a arquiteta Valeska Ulm usaram piso laminado em todo o apartamento de 75 m². Na área social, um painel de madeira freijó na parede, com um rack suspenso acoplado, ajuda a disfarçar as portas de acesso aos quartos e também deixa o espaço mais acolhedor.

6. Conforto e praticidade
QUARTO DE CRIANÇA | Cama projetada pela arquiteta Hana Lerner. Roupa de cama, papéis de parede e almofadas do Ateliê Nina Moraes. Piso laminado da loja Metro Quadrado. Bolas de futebol e skates são de acervo pessoal. (Foto: Flavia Martins / Divulgação)
O piso laminado da loja Metro Quadrado dá conforto e é ideal para o subir e descer dos dois irmãos da cama em alturas diferentes, projetada pela arquiteta Hana Lerner. Roupa de cama, papéis de parede e almofadas do Ateliê Nina Moraes (Foto: Flavia Martins / Divulgação)

Para o conforto de dois irmãos, a arquiteta Hana Lerner projetou camas em alturas diferentes. Assim, foi possível liberar mais espaço para brincar no centro do quarto e, ao mesmo tempo, ajudar a criar um cantinho especial para cada um dos irmãos. O piso laminado, além de dar aconchego ao ambiente, permite andar descalço, ideal também para o subir e descer da cama alta, que virou uma diversão.

 

7. Aplicação inusitada

SUÍTE | Laminado de madeira fornecido pela Kronotex foi aplicado no piso e acima da cabeceira desenhada e executada pela Gênova Marcenaria. Luminária pendente da Interpam. Roupa de cama da Cortinaria Etc (Foto: Denilson Machado, do MCA Estúdio/Divulgação)
Laminado de madeira fornecido pela Kronotex foi aplicado no piso e acima da cabeceira desenhada e executada pela Gênova Marcenaria. Luminária pendente da Interpam. Roupa de cama da Cortinaria Etc (Foto: Denilson Machado, do MCA Estúdio / Divulgação)

No apartamento de 140 m², a arquiteta Bianca da Hora fez uso inusitado do laminado. A parede acima da cabeceira desenhada por ela recebeu laminado de madeira, assim como o piso do quarto. A combinação dá unidade e “esquenta” o ambiente.

 

8. Ar jovial

SALA | O balanço da varanda foi um pedido inicial da moradora para ter mais conforto no ambiente. O piso laminado é da Durafloor (Foto: Divulgação / Nathalie Artaxo)
O balanço da varanda foi um pedido inicial da moradora para ter mais conforto no ambiente. O piso laminado é da Durafloor (Foto: Divulgação / Nathalie Artaxo)

Entregue o contrapiso, o apartamento de 53 m² foi projetado pela arquiteta Flávia Theodorovitz para ficar com estilo jovem da proprietária, que gosta de receber os amigos com conforto. Para o piso, a opção foi o laminado, que também traz praticidade no dia a dia e dá um ar de conforto.

 

Fonte: Casa e Jardim

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE