PUBLICIDADE

Férias no condomínio

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 23/03/2014
,

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

André Luiz Barros

É só o período de férias chegar para o fluxo de crianças e adolescentes nos playgrounds e áreas comuns de condomínios crescer. E na euforia e agitação longe da escola, não tem jeito, a criançada gosta mesmo de se reunir para gastar a energia acumulada. Com o objetivo de criar mais oportunidades de diversão e ocupar os pequenos com jogos e brincadeiras, alguns condomínios têm investido nas famosas colônias de férias, uma alternativa acessível e simples para estimular a socialização ente vizinhos e disponibilizar atividades infantis em uma área segura dentro do próprio condomínio.

No condomínio mais antigo da Barra da Tijuca, o Nova Ipanema, é um coordenador de esportes que cuida há 35 anos das atividades físicas dos moradores. Carlos Eduardo Vale de Figueiredo é professor de educação física e já é uma figura tradicional por lá. Tio Carlinhos Brasil, como é conhecido pela garotada, todo ano ajuda o síndico na organização da colônia de férias. “Quando pensamos na colônia de férias levamos em consideração o que o condomínio nos oferece. Temos o privilégio de ter um espaço físico amplo, o que nos permite diversificar as opções de recreação”, destaca Carlos Eduardo.

Segundo ele, podem se inscrever no projeto, crianças de 3 a 12 anos de idade. As atividades são divididas por faixas etárias, o que facilita o desenvolvimento dos exercícios. No Nova Ipanema é possível fazer aulas de futebol, vôlei, natação e artes, como desenho e teatro. Para finalizar a temporada, os participantes do projeto fazem um passeio ao shopping e assistem a um filme no cinema.

A equipe que cuida do projeto soma 10 profissionais, entre professores de educação física, educadores infantis e recreadores. Os moradores abraçaram a ideia. “Registramos uma média de 80 crianças todos os anos no projeto. Este é um número relevante e que nos impulsiona a fazer a manutenção da iniciativa”, comemora o coordenador.

Este ano a novidade são os brinquedos infláveis que prometem animar a galerinha. Para participar, os pais precisam inscrever seus filhos, efetuando o pagamento das atividades de interesse na secretaria do condomínio. A partir daí, o inscrito ganha uma camisa customizada e é só conter a ansiedade e esperar janeiro chegar, quando as atividades começam oficialmente. Crianças de fora do condomínio também podem participar desde que indicadas por um morador. “A integração das crianças no período de férias é fundamental. Com as atividades elas aprendem a respeitar mais as regras do próprio condomínio e da vida. Além disso, muitas amizades surgem nesse evento”, comenta o professor.

O coordenador de esportes, juntamente ao síndico, monitora a colônia de férias diariamente, resolve os possíveis problemas e fica em contato permanente com a equipe de médicos e enfermeiros do próprio condomínio caso surja alguma emergência.

Condomínio Legal
Denise Carvalho é diretora do Condomínio Legal. O projeto foi criado para direcionar os passos das crianças a um desenvolvimento saudável por meio da diversão sem sair do residencial, uma ideia bacana a síndicos que estão pensando em desenvolver projetos similares em seus condomínios. Formado por atividades lúdico-pedagógicas, as opções de entretenimento oferecidas contemplam oficinas que objetivam resgatar brincadeiras da infância, neutralizando o excesso da tecnologia dos vídeos games, internet e televisão. Assim, contribuem para o trabalho e desenvolvimento de habilidades importantes de serem desenvolvidas nesta fase como a coletividade, a socialização consciente, a reflexão e a independência.

O projeto é desenvolvido durante todo o ano no contra turno escolar ou com as crianças que ainda não frequentam a escola, dentro dos condomínios. Em janeiro e no mês de julho acontece a colônia de férias. Denise explica que uma das primeiras ações a serem tomadas na hora de escolher as atividades que serão oferecidas no condomínio, é realizar uma reunião com os pais que se interessam pelo projeto com o objetivo principal de levantar o número de crianças e a faixa etária delas, além de checar as áreas comuns disponíveis no local e as principais demandas das famílias envolvidas.

A maioria das colônias de férias é voltada a crianças de até 12 anos. Denise pondera que, durante as atividades, o vício pelo computador e pelo vídeo game acaba sendo deixado de lado. “Quando as crianças são envolvidas em atividades lúdicas, estimuladoras e compartilhadas, os equipamentos tecnológicos sequer são lembrados e não necessitam ser proibidos”, diz ela.

Em média o custo semanal de segunda a sexta com duração de 4 horas/dia é de R$250,00 a R$300,00. O tempo ideal é de cinco dias úteis nos períodos de férias escolares, normalmente na segunda quinzena de dezembro, janeiro e julho. O período de uma semana para a colônia de férias abre espaço para outras atividades para as crianças, inclusive viagens. O tempo de duas semanas nos dias úteis é também uma boa opção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE