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APSA 90 anos – Entrevista com Fernando Schneider

Por Revista Síndico
Última atualização: 23/07/2021

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Fernando Schneider faz parte da terceira geração da família à frente da APSA nessas últimas nove décadas, e hoje se diz orgulhoso em sentar na cadeira como diretor superintendente da empresa. Parece uma vida, não é mesmo? E de fato é. Ao longo dos anos, a empresa provou que nunca teve medo de encarar de frente os desafios – criou, inovou, se reinventou. Segundo ele, inclusive, é essa paixão incessante que a faz se sentir tão jovem, mesmo no auge dos seus 90 anos. Confira com a gente um pouco da história da APSA sob a ótica do Fernando e talvez você perceba que ela possa estar meio que misturada à história da própria cidade do Rio de Janeiro e, quem sabe, até da sua própria história. 

 

E então, como é completar 90 anos em plena atividade?

Fernando: Primeiramente, isso é motivo de muito orgulho, e não só para a gente. Orgulho, com certeza, para toda a sociedade, todo o país. Afinal, estamos falando de uma empresa que alcança os seus 90 anos de existência. Que é útil à sociedade, que gera empregos e que contribui para que as pessoas possam cuidar do bem mais marcante em suas vidas, que é o seu lar, sua moradia ou mesmo o seu local de trabalho. 

Mas não podemos também deixar de agradecer Em primeiro lugar, agradecer a cada membro de nossa família que se dedica e se esforça para que este legado seja honrado e levado adiante. E não posso deixar de mencionar o nosso avô, Carlos Henrique Schneider, a segunda geração da família nas pessoas de Carlo, Ronald e Márcio Schneider, bem como aos membros da terceira geração da qual faço parte, Leonardo, Frances, Christian e Leandro.

Agradecer ainda a cada colaborador que se dedicou, se apaixonou e amou ou ama esta empresa como se fosse a sua nos ajudando a construí-la. E ainda agradecer muito a confiança dos nossos milhares de clientes – alguns que  nos acompanham há mais de 50 anos! Sem eles a nossa missão não seria possível.

 

O que hoje, após nove décadas, você considera imutável se compararmos a APSA lá do início com a APSA do futuro? 

Fernando: Certamente, a nossa história é marcada por valores muito sólidos e que estão presentes em todas as gerações. Nós conseguimos ver mais claramente desde o início, por exemplo, o compromisso com os clientes. No passado, durante o período pós-guerra, nós éramos também uma construtora. O país estava em crise e a situação impossibilitou que várias delas terminassem as suas obras e que, consequentemente, entregassem as unidades aos compradores, mas a APSA não só entregou as suas obras como assumiu as de outras construtoras também 

Na verdade, diariamente, nossas atitudes comprovam o nosso compromisso. Quando cumprimos o nosso contrato, aquilo que está combinado com o cliente ou quando praticamos o serviço de administração condominial ou do imóvel para o aluguel da forma correta. 

Somos também um time apaixonado pelo o que faz – um outro valor mais marcante na nossa jornada. Acreditamos que o fruto dessa paixão é o melhor serviço de administração de condomínios e de imóveis para locação.

Além disso, somos uma empresa que sempre teve visão de longo prazo. Ao longo da nossa história, já desenvolvemos muitos negócios, criamos negócios, acompanhamos os mercados, inovamos muitas vezes e sempre com pensamento estratégico. Por isso que hoje, mesmo aos 90 anos de idade, nos sentimos tão jovens. 

 

Por todo esse tempo de atuação, a empresa acabou vivenciando as transformações na sociedade (inicialmente, no Rio) e participando ativamente do próprio desenvolvimento do mercado imobiliário. Conte oportunidades que a APSA conseguiu identificar ao longo desse período e que foram revertidas em novas entregas em serviços e produtos.

Fernando: Foram várias! As primeiras, com certeza, foram as próprias criações da administração condominial e de imóveis para locação. Isso se deu no final da década de 30 e início da década de 40. Certamente, no linguajar atual, seríamos uma startup que deu certo!

Ao longo do tempo abrimos diversas filiais de forma que ficássemos muito próximos dos nossos clientes em busca de um atendimento cordial e atencioso, assim geramos relacionamentos duradouros. Foi assim que, já na década de 70, nos tornamos líderes de mercado.

Acompanhando o desenvolvimento comportamental da sociedade, hoje muito mais dinâmica e com grupos de pessoas trazendo necessidades particulares, montamos também uma plataforma diferenciada de serviços. Seguramente a melhor do mercado. Inovamos através da idealização deste canal digital onde nossos serviços podem ser acessados pelos nossos clientes, através do nosso app e do site. Mas não foi só isso… Para aqueles clientes que priorizam um atendimento pessoal, também contamos com diversas filiais espalhadas pelas principais capitais do país.

Outro marco importante dos serviços APSA foi o desenvolvimento, em parceria com um grande banco, da conta salário – modelo que foi difundido amplamente anos mais tarde. E mais recentemente, há cerca de 4 anos, criamos a pasta de prestação de contas digital, um modelo hoje demandado pelos condomínios, sobretudo aqueles que buscam maior comodidade e transparência na sua gestão.

Quer saber mais? Oferecemos a possibilidade dos nossos clientes pagarem suas cotas condominiais através do cartão de crédito; na administração de imóveis é possível facilitar a locação através de uma “esteira digital”, que permite locar o imóvel de forma mais rápida e segura; disponibilizamos uma modalidade de garantia locatícia que assegura o pagamento do aluguel ao proprietário mesmo em caso de inadimplência, e muito mais. Enfim, inúmeras novidades desenvolvidas ao longo do tempo para melhorar sempre a vida das pessoas.

 

O início da expansão da empresa para outros Estados, a partir de 2007, foi um dos principais desafios da APSA? Como surgiu essa ideia e conte pra gente como foi pensada a sua implementação.

Fernando: Como falei, na década de 70 já éramos líderes nacionais. E fomos nos preparando e amadurecendo para exercer esta liderança em todo o país! Somos a única administradora com filiais nas principais capitais do Brasil e em diversas cidades. É um verdadeiro desafio! 

Empreender, gerar empregos, prestar serviços, ou seja, tudo isso para resolver uma necessidade da sociedade, em nosso país, é uma tarefa árdua. Talvez tenhamos mais motivos para desistir do que para persistir! Mas a perseverança é outra característica marcante em nossa história. Foram muitos obstáculos vencidos. Guerras, crises nacionais e internacionais, planos econômicos. 

Acreditamos que podemos, através dos nossos serviços, fazer com que as pessoas vivam melhor. Esse é o nosso propósito. Levar o viver bem para todas as pessoas que interajam com a nossa marca, seja no funcionamento de um condomínio, como a sua estrutura de lazer, no funcionamento de todos os seus equipamentos, e até mesmo no relacionamento com as pessoas, prestando informações e orientações úteis ao seu dia a dia. 

 

Hoje, quase 15 anos depois daquele movimento para fora da cidade do Rio de Janeiro, há novos planos de expansão, certo?

Fernando: Nós temos um DNA de crescimento. Queremos levar o impacto positivo dos nossos serviços às pessoas e para um número cada vez maior de cidades. Agora, em 2021, em plena crise, estamos abrindo 4 novas filiais: em Belo Horizonte, Maceió, Niterói e a segunda filial em Recife. Então, podem esperar nossa atuação em outras cidades e em outros negócios. 

Mas para crescer é essencial contarmos com gente capacitada para tocar o negócio. Sendo assim, o cuidado com os processos internos da empresa e a capacitação da nossa própria equipe também tem sido uma marca registrada. Isso começou lá atrás, com a criação de uma Universidade Corporativa, e há alguns anos passamos a investir também na capacitação dos gestores de condomínio. Investir em treinamento é realmente importante para o negócio. Somos detalhistas e procuramos fazer tudo sempre com muito cuidado, muito bem feito. É uma forma de honrar e respeitar nossos clientes e nossa história. 

 

A visão de cliente também tem sido uma tendência muito abordada pelas empresas, independente do seu negócio. Qual seria o perfil desse cliente, atualmente, para a APSA? 

Fernando: Sim, nosso foco é melhorar sempre a experiência no cliente em todas as interações com a marca APSA, seja ele um síndico ou conselheiro de um condomínio, residencial, clube ou corporativo, um condômino, um proprietário de imóveis para locação, um inquilino, um empregado de edifício ou um fornecedor. Nossa empresa é marcada por estes múltiplos tipos de clientes e não dá para dizer que todos querem a mesma coisa.

Assim, temos uma missão muito clara independente do perfil do cliente, que logicamente se comunica com a proposta de valor para cada segmento de cliente que possuímos. Se ele quer agilidade, rapidez e autonomia, ele pode por exemplo usar nossa plataforma digital. Se quer se relacionar com gente, pode ter certeza que encontrará na APSA a melhor equipe, tanto tecnicamente quanto com a capacidade para entender o momento do cliente e atendê-lo da forma que ele precisa. 

Somos ativos e desenvolvemos um conjunto de comodidades que agregam valor ao serviço. Através do Comodidades APSA, por exemplo, é possível ter acesso a serviços como limpeza das unidades, passadoria, exercícios físicos para os moradores e muito mais. Desta forma conseguimos atender as prioridades de cada cliente, fazendo com que ele possa viver melhor.

 

Que iniciativas a APSA está planejando para melhorar a experiência do seu cliente em relação aos serviços prestados?

Fernando: Não temos dúvidas de que para oferecer os melhores serviços é imprescindível investir no desenvolvimento da nossa própria equipe. Para termos as melhores experiências, precisamos das melhores pessoas! E não só isso. Precisamos delas satisfeitas, compartilhando o mesmo sentido em tudo o que é feito. Junto a isso, é claro, estamos sempre monitorando nosso ambiente competitivo, nosso ecossistema e vendo como podemos melhorar sempre. 

Atualmente, por exemplo, temos investimentos em 3 startups e através delas tem sido possível não só expandir a empresa mas exercer a nossa missão: criar soluções para o viver bem em propriedades urbanas.

 

Num mundo que está sempre mudando, trazendo novos insights de mercado, o que você considera para a APSA como inegociável? O que vocês nunca abririam mão?

Fernando: Verdade, o mundo está mudando, estamos inseridos nele e temos que nos adaptar. Mas não posso deixar de dizer que hoje tudo é mais líquido. As coisas têm pouco valor. As histórias têm pouco valor. Muitas vezes as novidades têm maior valor do que tudo isso, o que é uma contradição. 

Já no mercado imobiliário o ativo é histórico, é sólido! Lidamos por um lado com o tijolo e por outro com a vida das pessoas em suas casas ou trabalho. Isso para mim é tudo muito sólido!

Para mim, o sentimento que temos pela empresa e que os nossos próprios colaboradores tem por ela, isso sim é imutável há gerações. Temos amor pela APSA, pela marca que representamos, e na minha opinião isso é o que faz a diferença. Tenho convicção de que nossos clientes entendem e percebem isso.

 

Assista também a nossa Live que contou com a participação do Diretor Superintendente da APSA, Fernando Schneider, sobre os 90 anos da empresa.

 

 

Por: Cintia Laport

 

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