PUBLICIDADE

10 superstições e simpatias mais curiosas de ano novo e réveillon

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 30/12/2020
,

Portrait of young stylish laughing girl model in colorful casual summer clothes with natural makeup isolated on gray background. Looking at camera and showing peace sign
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Réveillon está chegando e, com ele, muitas promessas de dias ainda melhores. Quem não quer ser cada vez mais feliz, não é mesmo? 

Pensando nesse desejo de uma sequência positiva para os próximos 12 meses, preparamos uma lista especial para você com as 10 superstições e simpatias de Ano Novo mais interessantes do Brasil e do mundo.

Seja só a título de curiosidade ou para colocar a sorte a seu favor, divirta-se com nossa seleção.

1. PULAR SETE ONDINHAS

Vamos inaugurar nossa lista com as superstições brasileiras, que tal?

Se você já comemorou o Réveillon na praia ou acompanhou a transmissão do Ano Novo pela TV, com certeza viu as pessoas se dirigirem para a beira do mar e começarem a pular sete ondinhas.

A crença é de que Iemanjá, a Rainha dos Mares, purificará as energias de todos aqueles que pularem as ondas de suas águas.

Seja pela tradição ou pela diversão, a verdade é que um pouquinho de energia positiva a mais não faz mal a ninguém, não é?
*este ano é preciso evitar ao máximo aglomeração. Se você quiser muito pular as ondinhas, tente ir num outro horário que não seja a meia noite, afinal de contas, o que vale é a intenção e o pensamento positivo!

2. PLANEJAR AS CORES DA VIRADA

Se tem uma coisa que o brasileiro dá valor é ao visual!

Apesar de a cor mais usada na noite de Réveillon ser o branco, você pode variar seu look com outros tons e ainda aproveitar para fazer uma simpatia e atrair o que você mais deseja para o próximo ano.

3. EVITAR PERU E FRANGO NO JANTAR

Campeãs de vendas no Natal, as aves esbarram na superstição de Ano Novo na hora de compor o cardápio da festa. Isso porque existe uma crença de que animais que ciscam para trás não podem ser comidos no Réveillon, já que dão azar.

Vale para o frango e para o peru. De acordo com os adeptos dessa simpatia, a solução para o menu está principalmente na carne suína: um belo pernil garante a sorte e ainda vai encher sua festa de sabor. Frutos do mar também são ótimas opções para substituir o cardápio de aves.

Por isso, se você está planejando uma comemoração com amigos e familiares, vale a pena escolher bem a proteína e evitar a insatisfação dos convidados mais supersticiosos.

4. COMER 12 UVAS À MEIA-NOITE

Vamos começar a falar das tradições internacionais?

Olha, se você for passar o Ano Novo da Espanha ou em alguns países latinos, os primeiros segundos após a meia-noite podem parecer silenciosos até demais. Mas é por uma boa causa: a preocupação das pessoas é comer 12 uvas, uma para a sorte em cada mês do ano seguinte.

O ritmo é dado pelas batidas dos relógios de igrejas nos primeiros segundos do ano. Como muitos espanhóis não moram perto de um sino, diversos canais de televisão transmitem a contagem de 12 segundos. Tudo em nome da boa sorte no ano inteiro.

Bem, até aqui foi tudo muito tranquilo, certo? Pular ondinhas, planejar seu look, evitar aves e comer uvas são superstições bem fáceis de seguir. Agora vamos começar a intensificar um pouco as coisas.

Até o fim dessa lista, você vai ficar com os cabelos em pé com o que algumas pessoas são capazes de fazer em nome de simpatias de Ano Novo!

COMER-12-UVAS-A-MEIA-NOITE-Espanha
Comer 12 uvas a meia noite – Espanha

5. NADA DE VARRER A CASA

Quer uma boa desculpa para não ter que limpar a casa no dia de Ano Novo? É só falar que você segue a tradição chinesa.

De acordo com essa superstição oriental, varrer a casa na mudança de calendário é a mesma coisa que jogar fora a sorte do seu lar.

É claro que se seu cantinho estiver precisando de uma faxina, essa é uma simpatia bem difícil que seguir… mas também evita um trabalhinho por uma boa causa!

6. JOGAR UM SORVETE NO CHÃO

O Ano Novo suíço tem muitas coisas em comum com as festividades dos outros países ocidentais: atrações urbanas, fogos de artifício, drinks e cardápios especiais. Mas se você estiver por lá no próximo Réveillon, é bom guardar algumas moedas para comprar um sorvete. Isso mesmo.

Mas não pense que é para começar o ano se refrescando. A tradição diz que você deve jogar seu sorvete no chão, sem dó! Assim, você terá muita paz, riqueza e saúde nos 12 meses que estão chegando.

E aí, você tem coragem de destruir uma deliciosa sobremesa em nome dessa superstição?

7. FAZER BARULHO PARA ESPANTAR OS MAUS ESPÍRITOS

Nas Filipinas, os fogos de artifício não são apenas um espetáculo visual. A ideia é fazer bastante barulho para espantar os maus espíritos.

Ou seja, se você está querendo passar a virada na capital Manila ou em alguma das deslumbrantes praias desse país do sudeste asiático, prepare-se para se juntar a um dos rituais de Ano Novo mais agitados do mundo!

*sabemos que em tempos de pandemia, em muitos lugares a queima de fogos não acontecerá, mas o barulho está liberado!

8. ATIRAR MÓVEIS PELA JANELA

Em Joanesburgo, na África do Sul, a noite de Ano Novo tem deixado muita gente com os nervos à flor da pele. Imagine que você esteja andando pela calçada e, de repente, um criado-mudo despenque na sua frente. Que susto, hein?

Mas essa história está longe de ser ficção. Embora essa seja uma das superstições mais recentes de nossa lista, essa moda para lá de perigosa está dando o que falar em terras africanas. Mas será que é em nome da boa sorte ou só da bagunça mesmo?

É claro que nem precisamos lembrar de que ninguém deve repetir isso em casa. Só aqui nessa lista você já viu vários outros exemplos mais fáceis, baratos e pacíficos de garantir as boas energias no ano que se aproxima.

9. QUEIMAR O BONECO DO ANO PASSADO

Precisa descontar seus sentimentos de um ano ruim ou quer abandonar todas as energias negativas?

Bem, a tradição colombiana vai dizer que você precisa preparar um boneco que represente o ano que está indo embora e queimá-lo. Só que ainda há uma pitada de pirotecnia nessa história toda: o boneco deve ser recheado com fogos de artifício.

Ou seja, a ideia não é só queimar o boneco do ano passado… é literalmente fazê-lo explodir!

10. DEIXAR UM GALO DETERMINAR SEU FUTURO AMOROSO

E para encerrar nossa lista de superstições de Ano Novo, vamos com uma simpatia casamenteira direto de Belarus!

Lá, as moças que querem se casar não mergulham nenhum santo de cabeça para baixo na água. Elas esperam a noite de Réveillon e se sentam em círculo, cada uma com um montinho de milho, e colocam um galo no centro da roda.

Segundo o ritual, a moça com o montinho de milho que o galo escolher será a próxima a se casar. Uma superstição bem parecida com a do buquê de casamento, percebeu

Ano Novo é o nome que se dá à comemoração mundial pela passagem de calendário — independente de qual sistema de datas seja usado.

MAS, AFINAL, O QUE SIGNIFICA ANO NOVO E RÉVEILLON?

Ano Novo é o nome que se dá à comemoração mundial pela passagem de calendário — independente de qual sistema de datas seja usado.

Na maior parte dos países, a festa do Ano Novo acontece na véspera da virada, ou seja, no último dia do último mês. No entanto, em algumas culturas, como a chinesa, as comemorações podem durar semanas.

Já o termo Réveillon, de origem francesa, foi elaborado para representar a ceia de Ano Novo. Mas como acontece em todo bom termo importado de outra língua, a cultura brasileira deu um significado maior à palavra, que acabou virando sinônimo da própria festa da virada.

 

Fonte: Lottoland

Foto: Freepik

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE