PUBLICIDADE

Ceia de Natal 2021: dicas e ideias para a decoração natalina

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 17/12/2021

A high angle shot of Christmas dinner set up with glasses and ornaments on a table
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dezembro é o mês que traz o verão, o clima de férias e as festas de fim de ano. O Natal é uma dessas comemorações especiais e aguardadas ao redor do mundo.

Sinônimo de alegria e união, esse feriado nos faz ficar mais perto daqueles que amamos. Por isso, nos reunimos com a família e amigos para confraternizar  e trocar alguns presentes.

A decoração temática traz um toque de magia para essa festa. Para te ajudar a preparar a comemoração perfeita, trouxemos algumas ideias de decoração de Natal. Acompanhe a seguir!

O que não pode faltar na sua decoração de ceia de Natal

Assim como a árvore de Natal, existem alguns itens que não podem ficar de fora na decoração natalina. Por isso, separamos alguns itens fundamentais para preparar sua casa para a festa:

Toalhas e guardanapos 

As toalhas em tons de vermelho e verde, geralmente estampadas com figuras e desenhos como papais-noéis, guirlandas e viscos são um clássico da ceia de Natal.

Além delas, toalhas xadrez, douradas ou prateadas também são ótimas opções para deixar a mesa temática.

Porém, se você prefere algo mais minimalista, uma boa escolha é utilizar toalhas lisas de cores claras. Para criar uma composição equilibrada, é possível combiná-las a outros itens com detalhes coloridos e chamativos.

Os guardanapos, sejam de tecido ou de papel, são excelentes para isso! Eles podem ser lisos ou estampados, com cores vibrantes, brilhantes ou mais discretas.

Os de tecido são mais elegantes e formais, por isso costumam ser usados em ocasiões especiais. Entretanto, os de papel são mais baratos e no mercado você encontra opções disponíveis em diversas cores.

Caso prefira os de papel, você pode utilizar porta-guardanapos para decorar a mesa de Natal.

Os metalizados ajudam a dar um toque mais clean à mesa. Porém, se você quer aproveitar os tons natalinos, pode apostar em porta-guardanapos de plástico. Aqui na Astra, por exemplo, temos modelos disponíveis nas cores vermelho e verde.

natal
Até os mínimos detalhes fazem a diferença na decoração de Natal

Louças

Assim como os guardanapos, as louças são itens que complementam a decoração da sua mesa de Natal. Com diversos modelos e formatos, essas peças podem ser o destaque da noite natalina em família.

Pratos brancos de cerâmica, ou de porcelana, são curingas e combinam com qualquer ocasião, inclusive com a ceia de Natal. Para incrementar a mesa e deixá-la mais temática, você pode utilizar taças e castiçais vermelhos, verdes e dourados.

Além disso, você pode apostar em pratos e talheres adornados. Eles trazem um tom de elegância para a mesa e compõem perfeitamente as decorações mais clássicas.

Criatividade para utilizar outros itens na decoração

A criatividade é uma grande aliada quando o assunto é decoração, né? Como os enfeites dos anos anteriores sempre ficam guardados, você pode soltar a imaginação e encontrar maneiras de reutilizá-los.

Adornos de árvore, pinhas, castiçais, fitas e um jogo americano que você não usa há anos são ideais para finalizar a decoração da sua mesa de Natal. Para complementar, vale a pena colocar algumas flores e plantas que transmitem frescor e dão o toque final à ceia.

Além desses itens, você pode abusar da criatividade e usar qualquer item da sua casa para incrementar a decoração de natal.

O porta-algodão e porta-cotonete vermelhos da Astra, por exemplo, podem ser combinados aos adereços de Natal. Também é possível aproveitar caixas plásticas para colocar algumas pinhas coloridas e brilhantes.

As cores são outras possibilidades de ousar e abusar na criatividade. Como já mencionamos, vermelho, verde e dourado são as mais tradicionais nessa época, mas não são obrigatórias, tá bom?

Se você busca sair do óbvio, pode fazer combinações diferentes. Uma dica é apostar em composições com prata e roxo, azul e dourado, marrom e vermelho ou as que preferir.

O branco fica bem em qualquer ocasião. Então, pode combiná-lo com outras tonalidades sem medo!

decoração de natal
Alguns itens de utilidade doméstica também podem ser usados para enfeitar a casa para o Natal.

Pratos para garantir a melhor ceia de Natal

Quando falamos em Natal, a primeira coisa que vem à cabeça é a ceia. Isso porque ela é o ponto principal e um dos símbolos dessa data comemorativa.

Apesar de ser uma representação clássica, as comidas típicas do Natal variam bastante e dependem da região, da cultura e tradições de cada família.

Ao redor do mundo, as ceias natalinas são um pouco diferentes. Na Argentina, por exemplo, o prato principal é carne bovina com molho de gemas, atum e creme de leite. Porém, na Alemanha o destaque é o pato assado ou a carpa.
Se você quer fazer um natal tradicionalmente brasileiro, listamos pratos que não podem faltar na sua ceia:

1. Peru ou Chester

O peru geralmente é o prato principal da noite. Porém, dependendo da sua tradição familiar, pode ser substituído por chester, carne suína ou frango.

A ave pode ser assada com molhos, crostas, diferentes tipos de manteigas, legumes e ervas. Também é possível recheá-la com farofas e alimentos úmidos, que ajudam na cocção e agradam o paladar.

2. Farofa 

A farofa é um dos acompanhamentos mais presentes no dia a dia do brasileiro e não poderia ficar de fora do Natal, né? Além de ser fácil de fazer, pode ser preparada com diversos ingredientes.

Geralmente, ela é feita à base de farinha de mandioca ou de milho, manteiga e sal. Também é possível acrescentar frutas, bacon, linguiça, milho, azeitona, etc. A combinação de ingredientes é ilimitada e pode surpreender a ceia.

3. Arroz incrementado

Um dos alimentos mais consumidos no Brasil é o arroz. No Natal, você pode prepará-lo tradicionalmente ou incrementá-lo.

Algumas pessoas costumam servi-lo com passas, nozes e frutos do mar. Também é possível preparar o famoso arroz à grega ou de forno, típicos na ceia brasileira.

4. Salpicão 

O salpicão é um prato gelado que combina muito bem com o calor de dezembro. Ele é simples de fazer, traz bastante sabor e cor para a mesa de Natal.

Feito com frango cozido desfiado, cenoura, milho e às vezes com uva-passa, o salpicão é um prato delicioso que vem para completar o clima natalino.

5. Sobremesas

A sobremesa finaliza a noite de fartura com aquele toque açucarado. Então, não pode faltar em uma ceia de Natal, né?

Apostar nos clássicos nunca é demais. O pavê, bombom de travessa, a rabanada, panetone ou chocotone são algumas escolhas certeiras. Você também pode apostar em tortas e mousses que agradem à família toda.

Ideias de decoração natalina para a casa toda

Para finalizar tudo com perfeição, nada melhor do que decorar a casa toda para essa data tão especial, não é mesmo? Para te ajudar, selecionamos algumas ideias de decoração de Natal para a casa toda!

Ceia

mesa de natal
As cores, além das figuras, fazem alusão à celebração de Natal.

Para a sua ceia, vale pensar nas dicas que mencionamos anteriormente e escolher aquilo que mais combina com você e a sua família.

Aqui, a mesa de jantar foi montada com muitas cores e itens que remetem ao Natal. Os pratos com desenhos de papai-noel, guardanapos com árvores de Natal e taças verdes deixam a ceia com a cara dessa comemoração.

Café da manhã

mesa de  natal
O café da manhã de Natal também pode ser uma refeição especial.

Preparar um café da manhã também é uma forma de mostrar a harmonia e união dessa comemoração e começar o dia com o clima natalino. Xícaras, jogos americanos, talheres e outros utensílios ajudam a construir esse clima.

Cozinha

Usando a criatividade, qualquer utensílio pode ser um item decorativo.

Na decoração da cozinha, você pode ser mais sutil. Aqui, as cores características do Natal no escorredor enfeitam a pia.

Você também pode aproveitar pequenos adereços, como pratos, guardanapos, e outros itens que remetem a figuras natalinas.

Em nossa loja virtual, você encontra diversos utensílios domésticos perfeitos para deixar seu ambiente bonito e bem decorado no Natal, mas também podem ser utilizados para organizar sua casa após as festividades.

Banheiro

Até o banheiro pode ser decorado para o Natal, sabia? Essa tarefa é bem simples, basta dispor pequenos papais-noéis em nichos e acessórios de banheiro vermelhos e verdes.

Até cômodos inesperados podem ser decorados para o Natal.

Entrada de casa

A decoração de Natal pode estar em detalhes na entrada da sua casa ou apartamento.

A entrada e a sala de estar são como a capa de um livro. Então, decorá-las é como um convite para a sua celebração. Você pode investir em guirlandas, pisca-piscas, tapetes de entrada e adornos com papai-noel, por exemplo.

Com essas ideias, sua casa ficará com a cara do clima natalino. Quando a comemoração chegar ao fim, basta guardar a decoração da melhor forma e aproveitar as ideias para o próximo ano!

 

Fonte: Astra-sa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE