5 coisas que você não sabia sobre energia solar

Por Revista Síndico
Última atualização: 17/08/2021

Sem título-1

O Brasil enfrenta uma das maiores secas de sua história. Além dos riscos de racionamento de água, uma vez que 63,8% da energia produzida têm origem nas hidrelétricas, cresce no país a preocupação sobre os riscos de um apagão. Para reduzir a dependência dessas usinas na matriz energética, um investimento inteligente é na produção de energia fotovoltaica.

Saiba mais sobre a produção de eletricidade limpa e renovável, a partir da radiação do sol:

  1. O Brasil tem um dos maiores potenciais solares do mundo

Graças à localização entre os trópicos e a consequente incidência constante de raios solares durante o ano inteiro, o país pode se tornar um dos maiores produtores de energia solar do planeta.

  1. É possível armazenar energia

Embora os painéis fotovoltaicos só produzam eletricidade antes do pôr do sol, o sistema pode ser conectado a baterias que concentram a energia produzida durante o dia, garantindo que o imóvel seja abastecido mesmo à noite.

  1. O sistema funciona em dias nublados e chuvosos

Mesmo que nuvens e chuvas impeçam a captação dos raios solares em intensidade regular, nesses dias, a produção de energia solar é reduzida, mas não interrompida. Além de manter o fornecimento de eletricidade por meio das mencionadas baterias, os painéis solares de última geração são cada vez menos impactados por intempéries.

  1. A produção de energia solar é silenciosa

Bem diferente dos geradores movidos a combustíveis fósseis, o sistema fotovoltaico não causa poluição sonora.

  1. A manutenção é barata

Painéis solares tem em média duração de 25 anos e podem ser mantidos com limpezas periódicas para a remoção de poeira e resíduos que atrapalham o bom funcionamento do sistema. Seguindo as recomendações do fabricante, os cuidados preventivos não precisam de mão-de-obra especializada.

Para garantir o melhor aproveitamento do potencial de energia solar do seu imóvel, contrate uma empresa com uma equipe técnica especializada, que desenvolva soluções personalizadas com equipamentos de última geração. Conheça a IouTility.