Como implementar energia solar sem mexer no bolso dos moradores?

Por Revista Síndico
Última atualização: 18/04/2022

Aerial,View,Of,Many,Solar,Panels,Mounted,Of,Industrial,Building

 

Com uma linha de financiamento exclusiva, condomínios podem implantar sistemas de energia solar sem a necessidade de rateio ou de subir a taxa de condomínio.

 

Os gastos com energia elétrica são um problema no seu condomínio? Já pensou em investir em energia solar? Esse tipo de energia é limpa, sustentável, e ainda traz a vantagem de reduzir os custos da conta de luz.

Os sistemas de captação geram eletricidade por meio de placas que ficam expostas à luz do sol. Assim, promovem a sustentabilidade, ao usar um recurso não poluente e inesgotável para a geração de eletricidade, geram economia e ajudam na valorização do condomínio.

Conheça um pouco mais sobre os sistemas de captação, as vantagens de aderir a esse tipo de tecnologia e como um financiamento pode viabilizar a instalação das placas no condomínio. Tudo isso gerando uma economia capaz de cobrir os custos, sem a necessidade de rateios extras. Confira!

 

O que é e quais são os sistemas de captação de energia solar?

A radiação solar, além de ser um recurso não poluente e inesgotável, também é capaz de produzir energia elétrica. Essa fonte de geração de energia é considerada uma das mais limpas, já que não agride a natureza. Existem três principais sistemas de captação. São eles:

Energia solar térmica

Nesse sistema, painéis solares que contêm água ou óleo captam a radiação. Quando esses elementos são combinados, o sistema é acionado e a energia elétrica é gerada. Pode ser usado em condomínios residenciais, comerciais e outros.

Energia termossolar

O sistema de energia termossolar utiliza espelhos que concentram a radiação solar. Eles são responsáveis por transformá-la em energia elétrica. A complexidade e o custo desse sistema são bem elevados.

Energia solar fotovoltaica

Já esse sistema capta energia solar por meio de painéis solares ou módulos. Seu sistema permite que transformem a radiação solar em energia elétrica sem o uso de intermediários nesse processo. Esse é o sistema mais utilizado em imóveis comerciais e residenciais.

 

O kit de captação de energia solar no sistema fotovoltaico é composto basicamente pelos seguintes itens:

  • Painéis solares e estruturas de suporte – As placas que serão instaladas nas áreas livres para captar a radiação e transformá-la em energia elétrica;
  • Inversor – É um conversor que transforma  a energia solar em corrente de energia elétrica;
  • String Box – Reúne os dispositivos de segurança e a chave de acionamento;
  • Relógio bidirecional – Mede a produção e o consumo de energia.

Quais são as vantagens de implantar um sistema de captação de energia solar por meio de financiamento?

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil ultrapassou a marca de 10GW em potência de energia solar. Por isso, o país está na 14ª posição, sendo o único da América Latina, no top 15 do ranking da Agência Internacional para Energia Renováveis (Irena).

Além das contribuições sustentáveis, projetos de energia solar geram economia financeira aos condomínios. Confira essas e outras vantagens de contratar crédito para a instalação de um sistema de captação de energia solar:

1. Economia na conta de luz 

Reduzir o valor de sua conta de luz é a principal vantagem do sistema de captação de energia solar. A instalação das placas é simples e seu custo pode ser coberto com o financiamento. A vida útil das placas pode passar dos 30 anos.

2. Valorização do condomínio

Um condomínio que possui um sistema de captação de energia solar de maneira autônoma possui um grande diferencial. Afinal, os condôminos e possíveis interessados terão garantia de economia real ao optar por ele. 

3. Autonomia

Ao instalar um sistema de geração de energia, seu condomínio ganha autonomia. Isso porque deixa de depender das distribuidoras de energia que cobram preços elevados, com altas variações, e podem ter instabilidade no fornecimento de energia.

4. Aquisição facilitada por meio de financiamento

O financiamento possibilita que a economia gerada com o sistema fotovoltaico fique próxima ou inferior à parcela, de modo que o condomínio está deixando de pagar uma conta infinita, que é a de energia elétrica, para uma finita, sem que o síndico precise apresentar o projeto em assembleia, solicitando uma chamada de capital; o que dificulta as aprovações. 

Além disso, consegue implantar de maneira mais rápida, e com carência geral de até 6 meses para começar a pagar as parcelas. É mais que suficiente para o sistema estar funcionando e gerando a economia.

 

Como funciona o financiamento de energia solar para condomínios?

A CashMe, startup da área financeira, possui uma linha de financiamento exclusiva para os condomínios que querem instalar o sistema de captação de energia solar. Ciente de que os condomínios não possuem soluções específicas para suas necessidades, a empresa criou um produto com condições especiais para incentivar a adoção desta energia limpa.

Na linha de financiamento desenhada sob medida para o segmento condominial, não há exigências de garantias pessoais do síndico ou fiador; o que algumas instituições financeiras, as poucas que atendem condomínios, em geral exigem.

Confira as condições exclusivas do Condo Solar para condomínios:

  • Carência de até seis meses para o primeiro pagamento;
  • Taxas a partir de 1,15% a.m com correção anual pelo IPCA;
  • Até 120 meses de prazo de pagamento.

Quais as vantagens de contratar um financiamento de energia solar com a CashMe?

A CashMe é uma fintech do grupo Cyrela. Isso significa que, apesar de a empresa estar há apenas dois anos no mercado, faz parte de um grupo maior, que possui 55 anos de experiência.

Além disso, a startup é especialista em crédito com garantia de imóveis para pessoas físicas e jurídicas. Ao analisar a realidade dos condomínios, identificou a necessidade da criação de um produto exclusivo, o CashMe Condo. 

Esse serviço de crédito foi desenvolvido por um time de especialistas no segmento exclusivamente para atender a qualquer necessidade dos condomínios no sentido de realizar melhorias sem que o dinheiro seja um fator impeditivo!

Se você quer investir em energia limpa e gerar economia em seu condomínio, fale agora mesmo com um dos especialistas da CashMe e descubra como viabilizar seus projetos!