Como implementar portaria remota usando financiamento para condomínio?

Por Revista Síndico
Última atualização: 24/03/2022

WhatsApp Image 2021-12-03 at 13.08.47

 

Tecnologia que aumenta a segurança e reduz os gastos dos condomínios pode ser implementada sem a necessidade de rateios extras com o CashMe Condo.

 

As novas tecnologias vêm trazendo soluções para facilitar o dia a dia de muitos setores da sociedade. Um grande exemplo disso são as portarias remotas, sistemas digitais que estão mudando a forma como os condomínios controlam seus acessos. Hoje, é possível fazer isso por meio de centrais de monitoramento remotas, que realizam funções antes possíveis apenas por meio de porteiros presenciais no condomínio.

Entre as principais vantagens desse tipo de sistema estão: incremento da segurança no controle de acesso e perimetral do condomínio, economia financeira e a grande agilidade em relação às ações de segurança, como o acionamento da polícia ou segurança particular.

Entre outros desafios na implantação de sistemas como este, nem sempre há dinheiro em caixa para garantir essa modernização, uma vez que há custos com readequação do quadro de funcionários, aquisição de sistemas como câmeras e biometrias, além de eventuais adequações na infraestrutura de portões e construção de eclusas. Por isso, financiar esses custos pode ser a maneira mais rápida de implantar essa solução tecnológica.

No texto de hoje, você confere um pouco mais sobre as portarias remotas, seu funcionamento, custos da implantação e como o financiamento para condomínio pode te ajudar com todas essas questões. Boa leitura!

 

O que é portaria remota?

As portarias remotas são recursos tecnológicos que permitem que o trânsito de moradores, visitantes e prestadores de serviços em um edifício seja monitorado à distância. Por meio desse sistema moderno, o funcionário responsável na central de monitoramento autoriza a entrada de forma remota.

Esse tipo de serviço é novidade no Brasil, por isso os síndicos ainda têm dúvidas de como propor e realizar as ações necessárias com o devido amparo legal. A recomendação é que esse tipo de alternativa seja sempre discutida com os moradores e colocada em aprovação por meio de assembleia.

Além disso, é recomendável solicitar à administradora ou assessoria especializada, para que as mudanças estejam de acordo com a convenção, regulamento interno e código civil. Isso porque se trata de uma mudança no funcionamento do condomínio e que pode impactar positivamente o dia a dia de todos, devendo ser feita de maneira adequada.

 

Como funciona a portaria remota?

A portaria remota consiste na substituição do controle realizado pelos de porteiros presenciais por agentes remotos. Eles são os responsáveis pela abertura e fechamento dos portões e garagens, e também devem monitorar o condomínio por meio de câmeras 24 horas por dia.

Com o sistema, é possível reduzir os custos de folha de pagamento, substituindo-os por uma taxa paga mensalmente à empresa prestadora do serviço. Essa substituição pode reduzir em mais de 50% a taxa condominial.

Devido aos avanços tecnológicos, hoje o sistema de portaria remota conta com excelentes condições técnicas e de infraestrutura. Isso significa que o serviço é mais acessível, viável, eficiente e menos vulnerável para condomínios comerciais e residenciais.

 

Alguns equipamentos são necessários para que o sistema cumpra seu papel, como:

  • Sistemas de biometria, apps ou tags: esses sistemas são normalmente utilizados para a entrada e saída de moradores;
  • Abertura e fechamento de portões de forma remota: sistema que permite ao operador abrir e fechar portões ou garagem à distância;
  • Sistema de internet e telefonia com redundância: é necessário ter linhas de suporte para casos de falha na conexão ou de sistema fora do ar, já que toda a comunicação é feita via online;
  • Sistema de câmeras: aparelhos que transmitem som e imagem online são essenciais para uma boa comunicação entre o morador ou visitante e o operador;
  • Gerador ou Nobreak: para os casos de queda de energia;
  • Cerca elétrica: para que seja possível manter o perímetro do condomínio seguro;
  • Botão de pânico: uma forma rápida de acionar a empresa para que esta acione a polícia em casos de problemas.
  • Backup de imagens: serviço de nuvem para armazenar as imagens do dia-a-dia do condomínio.

Todos os condomínios podem ter portaria remota?

No passado, o sistema de portaria remota para condomínios era indicado a depender do número de unidades. Com o advento da tecnologia e maturação do mercado, há empresas que não estabelecem limites de unidades, devendo cada condomínio buscar as empresas desse segmento para avaliar caso a caso. 

Em condomínios com menos unidades, há mais vantagem financeira. Por outro lado, a tecnologia pode incrementar consideravelmente a forma de controle de acesso dos usuários, tornando-a mais eficiente e segura, o que pode ser um benefício interessante, mesmo que financeiramente não seja a principal vantagem.

Importante: a empresa prestadora do serviço de portaria remota precisa informar em contrato qual será a disponibilidade de funcionários para situações de emergência, como manutenção do sistema e quedas de energia.

Para avaliar se essa é solução é adequada ao seu condomínio, procure empresas do setor, recomendações de outros condomínios que já implantaram o sistema. Mapeie todos os benefícios, prós e contras para melhor tomada de decisão junto aos moradores para realizar essa transição. 

 

Como é o processo de implantação de portaria remota?

Para a implantação de soluções tecnológicas como essa, é necessário adquirir todos os equipamentos de infraestrutura que mencionamos acima. Normalmente, o serviço é oferecido no formato de comodato. Nele, a empresa faz a instalação dos equipamentos e o condomínio deve pagar a mensalidade do serviço de portaria remota com um adicional sobre o aluguel dos equipamentos.

Quando o sistema é instalado, o condomínio pode chegar a ter uma redução de até 80% dos custos com a folha de pagamentos. Apesar de todos os benefícios, a implantação tem que ser feita com muito planejamento e cuidado. 

Alguns condomínios precisam passar por períodos de adaptação da portaria virtual, nos quais a substituição do porteiro começa de forma gradual e vai se estendendo até os dias da semana.

 

Quanto custa uma portaria remota?

Os valores vão depender muito do porte do condomínio, projeto de segurança, adequações necessárias, equipamentos a serem instalados, custos para readequação do quadro de funcionários quanto ao passivo trabalhista, mas em geral, o investimento se paga de 12 a 36 meses. 

 

Financiamento para condomínio pode ser a solução para implementar portaria remota

Para auxiliar os condomínios a adotarem soluções tecnológicas e facilitadoras como a implantação de portaria remota, a CashMe, fintech do grupo Cyrela, desenvolveu o CashMe Condo. 

Esse produto de crédito é exclusivo para atender às necessidades dos condomínios e funciona muito bem para financiar toda a estrutura necessária para a implementação da portaria remota.

Assim, o condomínio pode realizar todo o investimento necessário com o financiamento da CashMe, implantando o sistema imediatamente, e com a economia gerada mensalmente pagar as parcelas, sem necessidade de aumentar o valor da taxa condominial. Após o pagamento da última parcela, passa a ter a redução imediata no valor da cota condominial. 

 

Confira as principais vantagens do CashMe Condo:

  • Taxas de juros a partir de 1,15% ao mês + IPCA;
  • Prazo de até 90 meses para pagar;
  • Contratação 100% online;
  • Sem exigências de garantias reais dos condomínios ou pessoais do síndico.

 

Entre em contato com um dos consultores da CashMe e descubra as melhores condições para viabilizar a implantação de portaria remota em seu condomínio!