Do medidor até a última tomada

Por Revista Síndico
Última atualização: 10/05/2022
,

01

 

Você sabe o que é um PC de Luz? Se você pensou no seu computador pessoal, sinto lhe informar, mas não é ele. Então, deixa eu te explicar melhor.

 

Sem dúvida você tem um em sua residência e não tinha percebido antes. Sabe aquele quadro cheio de fios estranhos e com um relógio (medidor de energia) que normalmente as pessoas têm medo de chegar perto para não levar um choque? Esse é o PC de luz. Se você mora em uma casa com sua família, é provável que o seu PC tenha apenas um disjuntor, mas prédios comerciais e residenciais, condomínios e outros tipos de imóveis possuem um PC de luz com vários disjuntores e medidores instalados.

 

Manter esse aparelho sempre em boas condições é ideal para segurança de todos os residentes de uma moradia. Muitos se encontram ainda no padrão exigido antes de 1995, e precisam-se urgentemente de uma reforma. Esses dispositivos fora de padrão correm um risco enorme de sofrer curtos circuitos e fuga de corrente. Imagina se de repente o PC de Luz da sua casa pega fogo? Precisamos evitar, não é mesmo? Se seu PC de luz possui revestimento de madeira, já está errado, o padrão exigido são revestimentos metálicos, provavelmente, seria necessário trocar uma série de outras coisas.

 

Além disso, a reformado PC de luz tem outras vantagens. Além de facilitar o aumento da carga, ela garante o bom funcionamento do medidor, o que influencia até nas tarifas. Um PC desatualizado pode ter problemas nas medições e desperdício de energia, gerando um aumento nas contas mesmo sem o uso da eletricidade fornecida.

 

Imagina se um condomínio por falta de manutenção das instalações elétricas perde a energia por completo, o quão desastroso poderia ser? E pior ainda seria para o síndico, pois seria necessário fazer todos os aparatos com pressa. Construções mais antigas pedem um pouco mais de cuidado com sua instalação elétrica, principalmente se tiverem mais de 30 anos, que é o período médio de vida útil desses componentes, então, para evitar problemas, é importante que sejam substituídas todas essas partes. Mas se engana quem pensa que esses cuidados são aplicados somente aos prédios mais antigos, pois, construções mais novas também podem apresentar problemas logo nos primeiros anos, daí a necessidade da manutenção preventiva.

 

Mas se você é totalmente leigo a respeito desse assunto, não se preocupe. Nós do Grupo ASSPONTEC, somos especialistas e podemos ajudar. Realizamos todo o projeto e reforma do seu PC de Luz. Através de um estudo amplo, com planejamento dos quadros, cálculos e tudo o que é necessário para realizar a reforma, efetuarmos toda a obra e entregamos tudo prontinho para os nossos clientes!

 

Não deixe para depois, a energia é essencial hoje!

Mesmo que não esteja tendo problemas agora, o ideal é fazer check-ups, conferindo se tudo está em condições ideais.

Caso não tenha noção sobre instalações elétricas, sendo elas coletivas ou individuais, o Grupo ASSPONTEC terá o prazer em ajudar!

Entre em contato conosco!