Quais as vantagens de financiar um projeto de AVCB?

Por Revista Síndico
Última atualização: 16/05/2022

Bangkok,Thailand,:,Dec,11,,2019,:-,Fire,Extinguisher,Cabinet

 

Como viabilizar o AVCB frente ao investimento financeiro necessário e sem onerar o bolso dos moradores?

 

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros que atesta que a edificação possui todas as condições de segurança contra incêndio previstas na legislação. Essas condições são dimensionadas por meio da elaboração de projeto técnico e confirmadas em vistoria do Corpo de Bombeiros. Possuir esse documento é essencial para evitar multas, sanções e outras dores de cabeça.

Porém, adaptar a estrutura do condomínio para que este seja aprovado na vistoria dos Bombeiros não é tarefa fácil nem barata, principalmente em prédios mais antigos, que não foram construídos de acordo com as normas vigentes. Embora as exigências sejam grandes e complexas, são essenciais para manter a segurança de todos.

Uma ótima forma de conseguir fazer todas as alterações necessárias sem pesar no bolso dos moradores é por meio de financiamento, o que possibilita o parcelamento do projeto em muitos meses.  No texto de hoje, você conhece um pouco mais sobre a importância do AVCB, o processo para obtê-lo e como o financiamento pode te ajudar em todas essas questões. Confira!

 

Qual é a importância do AVCB?

Além de ser uma obrigação legal, possuir o AVCB também traz mais segurança para os moradores dos condomínios. Isso porque o documento indica que eles podem ter a segurança de que o condomínio está preparado para lidar com situações de acidentes com fogo.

Esse documento tem validade de até cinco anos, período que varia de acordo com cada estado do Brasil. Caso tenha dúvidas sobre a validade em seu estado, você pode consultar o Corpo de Bombeiros local.

 

Itens que devem estar em dia para que o condomínio possa obter o AVCB

Para que o condomínio possa obter o AVCB, pode ser necessário fazer algumas alterações nas instalações. Além disso, deve-se elaborar um projeto técnico que comprove que medidas de prevenção e proteção foram tomadas para situações de incêndio. As medidas necessárias incluem:

  • A instalação de escadas e patamares com corrimão e guarda-corpo, conforme as determinações do Corpo de Bombeiros;
  • A instalação de portas corta-fogo;
  • A inserção de colunas de ventilação;
  • A instalação de portas com barra antipânico;
  • A instalação de pisos antiderrapantes;
  • A instalação de iluminação de emergência;
  • Sinalização de rota de fuga;
  • Instalação de sistema de proteção contra raios ou descargas atmosféricas;
  • A compra dos equipamentos necessários para combater incêndios:extintores, sprinklers, hidrantes, detectores de fumaça e de temperatura, acionadores manuais de alarme e de água (se não tiver rede pressurizada);
  • A instalação de materiais anti chama nos revestimentos e na fiação elétrica;
  • Reforçar a segurança do local em que o gás é armazenado;
  • Entre outros itens, a depender da edificação.

O condomínio também precisará promover treinamentos para todos os integrantes da brigada de incêndio. Essa é uma ação essencial, já que em caso de acidentes com fogo, essas pessoas poderão iniciar ações de combate até que os bombeiros cheguem. As ações da brigada podem ser eficazes para evitar tragédias.

Quando as medidas forem instaladas, o condomínio deve solicitar vistoria das instalações e possuir documentos que comprovem a situação do condomínio. Abaixo, você confere os principais.

 

Documentos necessários para que o condomínio possa obter o AVCB

  • Atestado de brigada de incêndio: o treinamento para casos de incêndio que o condomínio deve oferecer periodicamente;
  • Art dos para-raios: medição do aparelho, que deve ser feita anualmente, de acordo com a Lei;
  • Art das instalações de gás: documento que comprova que a tubulação não apresenta vazamentos e está funcionando corretamente;
  • Laudo elétrico: atesta as boas condições das instalações elétricas do condomínio;
  • Atestado dos sistemas de combate a incêndio: analisa itens de segurança como extintores, hidrantes, sinalização de emergência, corrimãos, portas corta-fogo e outros;
  • Controle de materiais de acabamento e revestimento (cmar): atesta que os materiais usados no condomínio, como carpete e tintas, são anti-fogo;
  • Abrangência do grupo-gerador: caso o condomínio possua gerador, precisa comprovar que o aparelho funciona da forma certa;
  • Atestado da escada pressurizada: caso o condomínio possua esse sistema, ele deve estar em dia.

 

Quais são os custos que envolvem a viabilização de AVCB?

Além das adaptações nas instalações do condomínio, caso ainda não tenham sido realizadas, conforme apresentamos alguns itens anteriormente (porta corta fogo, corrimão nas escadas e etc), também há os custos documentais.

O valor pode acabar saindo alto, especialmente para quem nunca teve esse documento. Confira todas as taxas e serviços necessários para se obter o AVCB:

  • Atestados – Devem ser renovados anualmente, e podem custar até R$ 1.500, em média;
  • Taxa de vistoria – A vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros também é paga pelo condomínio. Seu valor varia de acordo com o tamanho do condomínio;
  • Pré-vistoria – O condomínio pode fazer uma pré-vistoria para ter mais chances de ser aprovado na vistoria do Corpo de Bombeiros;
  • Projeto técnico – Serve para definir os locais de instalação dos documentos de proteção ao fogo.

 

Os custos do AVCB e o papel do síndico

O AVCB é tão importante para o condomínio que, caso não possua o documento e ocorra algum sinistro, a seguradora pode se recusar a fazer a indenização. Portanto, o papel do síndico é promover a regularização do condomínio e a obtenção do AVCB.

Em casos de incêndios, o síndico pode ser obrigado a responder civil e criminalmente caso haja mortes ou danos mais graves. Caso o projeto para a obtenção do AVCB não seja aprovado em assembleia, o síndico pode até deixar o cargo para não correr riscos em sua pessoa física.

Além disso, um condomínio que não possui o documento pode ser multado em mais de R$ 5 mil reais. Se as exigências do Corpo de Bombeiros não forem cumpridas, esse valor pode até ser duplicado.

 

Financiamento para a viabilização de AVCB pode poupar muita dor de cabeça

Em geral, as empresas especializadas em realizar os projetos de adequação possuem opções de parcelamento em poucas vezes ou apenas à vista, de modo que inviabilizam o condomínio de realizar a contratação sem que faça um rateio extraordinário, aguarde o período de arrecadação para juntar o dinheiro e assim realizar o projeto. Isso traz um risco ao condomínio e ao síndico, que não consegue viabilizar o projeto imediatamente e acaba deixando o condomínio vulnerável e sem  o AVCB.

De modo a garantir que o condomínio tenha o dinheiro em caixa rapidamente, possa diluir o rateio em prazos compatíveis com a capacidade financeira dos moradores, sem risco de inadimplência e ter poder de barganha com a empresa que executará o projeto, já que pode negociar condições de pagamento praticamente à vista e facilitar a aprovação junto aos moradores em assembleia, adquirir o financiamento pode ser uma opção incrível e viabilizadora.

Oferecer suporte para que os condomínios possam investir em melhorias sem pesar no bolso e sem que os projetos sejam postergados é a missão do CashMe Condo, financiamento exclusivo desenvolvido pela CashMe, fintech do grupo Cyrela.

Com ele, é possível fazer todas as adaptações necessárias para a obtenção do AVCB com a possibilidade de negociar descontos com os fornecedores para o pagamento à vista. Além disso, todas as taxas, atestados e outros documentos são cobertos.

Confira as principais condições do CashMe Condo:

  • Taxas de juros a partir de 1,25% ao mês + IPCA anual;
  • Prazo de até 90 meses para pagar;
  • Contratação 100% online;
  • Sem exigências de garantias reais dos condomínios ou pessoais do síndico.

 

Conheça o CashMe Condo e comece agora mesmo a viabilização de AVCB em seu condomínio para evitar multas e dores de cabeça!