Qual é a melhor forma de realizar a reforma em condomínio?

Por Revista Síndico
Última atualização: 01/06/2022

Scaffolding,With,Protection,On,The,Building

 

O condomínio deve buscar analisar as opções que possam antecipar as reformas sem que aguardem por longos períodos de rateio e que postergam as benfeitorias.

 

Realizar a gestão de um condomínio é uma tarefa complexa. Quando menos se espera, podem aparecer problemas que demandam tempo e dinheiro para serem resolvidos. A situação piora quando não há saldo em caixa suficiente para cobrir a nova despesa.

O reparo é urgente. Mesmo que seja feita uma arrecadação extraordinária, o valor necessário pode não ser levantado a tempo. Nesse momento, a gestão precisa tomar decisões rápidas para conseguir resolver o problema.

Uma opção que pode ajudar os gestores é optar por uma linha de financiamento para reforma de condomínio. Neste artigo, você confere as principais vantagens dessa linha ainda pouco difundida no mercado.

 

Quais opções e como funcionam?

O segmento de condomínios está em pleno crescimento. Apesar disso, as instituições financeiras tradicionais não dão a esse tipo de negócio a devida atenção e acesso. Em geral, os serviços se resumem a uma conta corrente.

Normalmente, nas pouquíssimas instituições que atendem esse mercado, o acesso à linha de crédito pode ser muito difícil. Isso porque a burocracia ainda é muito grande e as instituições exigem responsabilidades do síndico como avalista, o que inviabiliza esse tipo de contratação.

 

Cartão de crédito para condomínio

Os condomínios têm a opção de utilizar o cartão de crédito, que nem sempre é fornecido pelas instituições. Quando isso acontece, os limites disponibilizados são muito baixos. Com essa opção, em geral, resolve-se as pequenas manutenções do dia a dia e os valores fazem parte de um fundo já concebido pelo condomínio para esse fim.

Apesar de resolver algumas dificuldades do dia a dia para as quais o síndico ou zelador, por exemplo, teriam que ter o dinheiro na mão, essa é uma opção limitada. Ela dificulta na prestação de contas, já as parcelas são direcionadas ao banco e não há especificação do serviço, valor e outros dados do reparo. Assim, é necessário que o síndico e/ou administradora mantenham um controle a parte para a prestação de contas. .

Além do fato de que, se não muito bem utilizado, pode trazer o desequilíbrio no orçamento por conta de um endividamento. Em caso de atraso nas parcelas, há cobrança de juros rotativos, que estão entre os mais altos do mercado.

 

Crédito/ Financiamento bancário

Outra opção para os gestores de condomínios é recorrer a linhas de crédito/financiamento bancário. Apesar de ser uma linha ainda pouco comum, existem instituições financeiras que oferecem conta corrente. Porém, essa é uma opção normalmente muito burocrática, de difícil acesso, com valores não muito atraentes e a necessidade de aval do síndico.

 

Conheça uma linha de financiamento desenhada para condomínios

Frente a tantas dificuldades que os condomínios enfrentam para ter acesso a produtos bancários tradicionais e acessíveis em outros mercados, faltava uma linha de crédito exclusiva para atender às suas necessidades.

Pensando nisso, a CashMe, fintech do grupo Cyrela, especialista em crédito com garantia de imóveis, desenvolveu um produto destinado a atender qualquer necessidade que os condomínios possam ter.

É o CashMe Condo, desenvolvido por um time de especialistas do segmento, que tem como objetivo possibilitar reformas, reparos, instalação de energia solar, implantação de portaria remota, passivos trabalhistas e outras necessidades do condomínio sem que o dinheiro seja um entrave aos moradores. Confira as principais características dessa linha de crédito:

 

O valor que seu condomínio precisa

Não importa qual seja a necessidade ou o projeto, com o CashMe Condo seu condomínio pode contar com valores a partir de R$ 30 mil reais sem burocracia.

 

As melhores condições

  • Prazo estendido, de até 120 meses para pagar;
  • 6 meses de carência para o pagamento da primeira parcela;
  • Taxas de juros reduzidas: a partir de 1,45% ao mês + IPCA anual;
  • Contratação totalmente digital.

Tudo isso para que as parcelas caibam no bolso dos moradores, sem comprometer a renda.

 

Não é necessário ter avalista

Não é necessário oferecer garantias reais ou pessoais do síndico, conselheiros ou moradores. Também não é preciso ter fiador.

 

Conclusão

Fazer reformas ou obras em seu condomínio não precisa ser um processo longo, burocrático e tortuoso. Conte com a CashMe para viabilizar os projetos de seu condomínio sem stress nem dor de cabeça.

 

Fale agora mesmo com um de nossos consultores!