Segurança para condomínios: aqui estão 4 critérios a serem considerados antes de escolher seu prestador de serviços

Por Revista Síndico
Última atualização: 09/08/2022

Informe

 

A terceirização de serviços costuma ser uma grande aliada na gestão de condomínios residenciais e comerciais, principalmente no que diz respeito à segurança desses empreendimentos. No entanto, antes de escolher um fornecedor para esta atividade, é essencial que a administradora verifique a credibilidade, reputação e confiabilidade do prestador – afinal, caberá a esse parceiro a responsabilidade por proteger o patrimônio e, principalmente, zelar pela vida das pessoas que circulam pelo local.

 

Portanto, mesmo que você, administrador, não seja especialista na área, por se tratar de um aspecto tão delicado e inerente à infraestrutura do seu condomínio, é preciso observar alguns critérios para ter certeza de que a empresa escolhida para o serviço de segurança patrimonial e/ou vigilância eletrônica está realmente apta a realizar o trabalho com foco, competência e qualidade. Aqui vão quatro aspectos essenciais aos quais você deve estar atento antes de escolher o seu fornecedor!

 

1) Na Segurança Patrimonial, capacitação profissional contínua é sinônimo de qualidade

Muitos não sabem, mas, antes de se tornar um vigilante, todos os profissionais da área precisam concluir um curso de formação de vigilante numa instituição autorizada e regulada pela Polícia Federal. Ou seja, antes de contratar uma empresa terceirizada para a prestação das atividades de segurança patrimonial e/ou vigilância eletrônica, vale a pena checar se este requisito foi devidamente cumprido na contratação dos profissionais que desempenharão o serviço.

 

Mas só isso não basta: as empresas sérias do segmento também desenvolvem e aplicam treinamentos contínuos com seus colaboradores, pois entendem que reciclar e aprofundar o conhecimento são fatores essenciais ao desempenho da atividade. Quanto mais bem-preparados estiverem os vigilantes, melhor o projeto de segurança será implantado e executado.

 

2) Empresas confiáveis desenvolvem projetos baseados numa visão sistêmica

A visão sistêmica é essencial para implantar um projeto de segurança sólido e eficaz em um condomínio. Isso significa que, antes de iniciar atividades num empreendimento, as empresas qualificadas estudam o local de perto, identificam vulnerabilidades, calculam os riscos – e, só então, desenvolvem um projeto capaz de abranger todos esses pontos. É claro que o custo-benefício também precisa entrar nesta conta, ou seja, de nada adianta investir pesado em equipamentos ultramodernos se não houver planejamento na sua instalação, no seu manuseio e na sua manutenção, por exemplo – erros muito comuns entre as empresas que estão se lançando neste segmento.

 

Da mesma forma, quando o assunto é segurança patrimonial e vigilância eletrônica, há que se lembrar que quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade: ter muitos aparelhos e vigilantes empregados numa mesma operação pode até passar a impressão de que o local está melhor protegido, mas será mesmo? Muita atenção: o excesso encarece o contrato, gera desperdício de recursos e, pior, pode até comprometer a qualidade da operação. Inteligência no emprego de pessoas e recursos é chave para o sucesso de um projeto de segurança patrimonial e vigilância eletrônica em condomínios.

 

3) O projeto de segurança deve focar na prevenção de incidentes e ocorrências

É claro que os profissionais precisam estar preparados para reagir às ocorrências com rapidez, eficiência e inteligência, mas este não pode ser o foco principal de um projeto de segurança. Ao contrário, a operação deve ser 100% pensada na prevenção de ocorrências e incidentes, afinal, esta, sim, é a melhor maneira de impedir ou, pelo menos, minimizar os riscos à vida e ao patrimônio.

 

Para tanto, como descrito no tópico anterior, é preciso estudar o condomínio e toda sua infraestrutura: a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto deverá identificar potenciais vulnerabilidades e, com base nas informações colhidas, poderá planejar uma operação que combine competência humana com tecnologia de forma inteligente e otimizada.

 

4) Tecnologia e competência humana: soluções integradas e eficazes

Como dito anteriormente, a tecnologia é um componente que certamente faz toda a diferença para o sucesso de um projeto de segurança, mas, sozinha, não basta para impedir as ameaças. É preciso combinar equipamentos e capacitação profissional, integrar processos e monitora resultados para garantir que a operação esteja sempre em contínua evolução.

 

Na prática, de nada adianta implantar novos aparelhos num projeto sem treinar a equipe para que possa utilizá-los corretamente, por exemplo. Da mesma forma, é preciso criar e seguir um cronograma de manutenção dos equipamentos empregados, para garantir que estejam sempre funcionando da maneira esperada.

 

Em suma, um projeto de segurança patrimonial e de vigilância eletrônica bem-sucedido é aquele que funciona de forma integrada, combinando todos os fatores para que, juntos, alcancem o mesmo resultado: a proteção de pessoas e patrimônios.

 

Verzani & Sandrini Segurança, três décadas de credibilidade, reputação e confiabilidade

A Verzani & Sandrini Segurança é uma das marcas da Verzani & Sandrini, uma das mais bem reconhecidas empresas brasileiras no segmento de prestação de serviços. Com base em uma visão sistêmica, aplicamos conceitos modernos de gestão de risco e priorizamos a inteligência para criar soluções integradas de segurança de patrimônio e proteção de pessoas.

 

O sistema de segurança integrado auxilia na detecção de riscos, evitando problemas de segurança com total eficiência. Aliamos competência humana à tecnologia para antecipar riscos, evitar prejuízos e manter o controle de qualquer ocorrência, ganhando tranquilidade e satisfação com o serviço prestado.

 

Nosso diferencial é aplicar inteligência para proteger pessoas e patrimônios. Fale conosco e conheça nossas soluções para condomínios empresariais e residenciais.