PUBLICIDADE

Mobilidade urbana: Como garantir mais qualidade de vida na correria do dia a dia?

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 30/09/2021

capa-mobilidade-urbana
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 2019, o tempo médio de deslocamento dos brasileiros de casa para o trabalho (somando-se o trajeto de ida e volta) era de 4,8 horas por semana. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em maio deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram coletados antes do início da pandemia de COVID-19.

No entanto, a média brasileira esconde uma situação muito diferente entre os estados. O Rio de Janeiro, por exemplo, é o estado com maior perda de tempo no deslocamento (6,7 horas por semana), seguido pelo Distrito Federal (5,8 horas) e por São Paulo (5,6 horas). No outro extremo do país, está o Piauí, onde se gasta 3,1 horas em média. Outros estados com menos tempo de deslocamento são Rondônia (3,2 horas por semana) e Tocantins (3,3 horas). Há diferenças também entre as áreas urbanas (4,9 horas) e rurais (3,5 horas). É preciso lembrar que o dado mostra apenas a média, ou seja, há trabalhadores que gastam muito mais tempo que isso, já que outros ocupam menos tempo nessa jornada. 

Os indicadores mostram a perda de tempo dos trabalhadores com o transporte de uma maneira geral, em consequência, da qualidade de vida. “Existe uma grande diferença entre os estados no que se refere ao tempo de deslocamento. E é importante observar que são as capitais que puxam a média para cima, por serem locais com maior tempo gasto nos trajetos de casa para o trabalho e de volta”, afirma Maíra Bonna Lenzi, analista da Pesquisa Nacional de Saúde.

mulher sorrindo
Maíra Bonna, analista da Pesquisa Nacional de Saúde, explica que existe uma grande diferença entre os estados no que se refere ao tempo de deslocamento, e as capitais que puxam a média para cima

Mas qual é o real impacto desses números na qualidade de vida da população? Como a perda de tempo pode afetar a vida pessoal e profissional dessas pessoas? Pode até não parecer, mas o tempo gasto no deslocamento de ida e volta ao trabalho pode prejudicar a saúde física e até mental dos trabalhadores. 

Segundo a psicóloga e neuropsicóloga, Juliana Gebrim, diversos estudos na área de psicologia mostram que as pessoas que passam muito tempo no trânsito, seja em transportes públicos ou no volante, estão mais propensas a ter prejuízos mentais. E isso pode ocasionar problemas a curto, médio e longo prazo. 

mulher sorrindo
Segundo a psicóloga, Juliana Gebrim, diversos estudos mostram que as pessoas que passam muito tempo no trânsito estão mais propensas a ter prejuízos mentais

“A perda de tempo no deslocamento pode ocasionar um desgaste muito grande na rotina do indivíduo. A longo prazo, as pessoas podem apresentar um acúmulo de cortisol, que é o hormônio do estresse, além disso, podem ter depressão, como consequência da ansiedade excessiva, sintomas de irritabilidade e picos de nervosismo. Esses sintomas afetam diretamente a produtividade no trabalho e a saúde do sono em curto e médio prazos. Por isso, não é raro você ver pessoas com alterações no humor, angustiadas, cansadas e com outras emoções que podem prejudicar suas relações profissionais e pessoais”, finaliza.

Com uma rotina cada vez mais atribulada, sabemos que o tempo é nosso bem mais precioso, por isso, separamos algumas sugestões para você aproveitar esse tempo de forma saudável e segura.

 

Coloque a leitura em dia

Se você utiliza bastante os transportes coletivos ou táxi e uber, o tempo parado no trânsito é perfeito para colocar a leitura e as notícias do dia atualizadas. Mas, se você é o motorista, opte por audiolivros, podcasts e rádios de notícias para manter a atenção em seu trajeto.

 

Estude

O tempo que você passa em um deslocamento pode ser utilizado para reforçar seus estudos. Hoje em dia, temos à disposição bastante conteúdo que pode ser acessado pelo celular. Revise matérias, leia apostilas ou baixe aplicativos de exercícios e simulados para praticar. 

 

Otimize seu tempo

A melhor forma de não perder tempo no trânsito é evitá-lo. É claro que, em algumas situações, é impossível fugir do horário do rush, mas vale a pena tentar negociar um horário alternativo no trabalho, fazer um curso ou ir à academia para escapar do trânsito.

 

Use os serviços de compartilhamento de bicicletas

Além de ser uma boa opção para fugir do caos do trânsito, utilizar a bicicleta durante o seu trajeto (completo ou parcial) pode trazer benefícios para sua saúde, pois pedalar é uma atividade física excelente para emagrecer e tonificar a musculatura.

 

Programe-se com antecedência

Planejamento é a palavra-chave. Acorde um pouco mais cedo, deixe sua roupa e seu material de trabalho ou estudo separado no dia anterior, consulte as condições do trânsito e meteorologia antes de sair de casa. Pequenas atitudes como essas podem fazer a diferença.

 

O corretor financeiro e morador de São Paulo, Leandro Valente, mudou seus hábitos depois de alguns anos de tempo dispensado no deslocamento entre sua casa e o trabalho na capital paulista. “Uso bastante o metrô e lembro que em uma ocasião, devido a problemas no sistema, cheguei a ficar uma hora dentro de uma composição até que tudo voltasse ao normal. A partir desse dia decidi aproveitar melhor esse tempo com boas leituras, assistindo séries e organizando minhas tarefas do dia seguinte através de aplicativos no celular”, finaliza. Dicas de aplicativos: To Do List e Planner Pro. Ambos ajudam você a gerenciar diversos tipos de atividades do dia a dia. Eles permitem que o usuário crie e organize tarefas ou projetos com informações detalhadas, graus de prioridades, status e horários – disponíveis em Android e iOS.

Os recursos tecnológicos podem ser aliados para fugir do trânsito ou até mesmo para aproveitar melhor o tempo que passamos nele, mas na opinião do coach e consultor em desenvolvimento humano, Ricardo Lima, o uso dessas ferramentas deve ser moderado, já que podem causar dependência e prejudicar outras esferas.

“Os celulares, tablets e outros dispositivos são muito usados pelas pessoas durante o deslocamento entre suas casas e trabalho e ajudam a passar o tempo de maneira eficaz quando utilizados moderadamente. Porém, não podemos esquecer que eles são apenas aliados e não podem ocupar mais tempo no seu dia do que a execução real das suas tarefas”, alerta.  

 

Por: Juliana Marques

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE