PUBLICIDADE

Os melhores hábitos para emagrecer de vez

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 13/06/2022

Empty plate with measuring tape, knife and fork
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quando o desejo é emagrecer, a maioria das pessoas começa encarando dietas restritivas, cortando alimentos do cardápio para equilibrar calorias gastas e consumidas. No entanto, a adoção de regimes alimentares não é a única alternativa para perder peso, nem a mais sustentável.

Para emagrecer de vez, é importante observar como ocorre a sua relação com a comida, além de incorporar hábitos alimentares positivos ao estilo de vida. Segundo o nutricionista Arthur Catão, a palavra dieta é comumente associada a restrições, quando, na verdade, é aquilo que você come diariamente.

“As dietas restritivas prometem grande perda de peso em um curto prazo de tempo. Elas podem até dar certo em um primeiro momento, mas, a longo prazo, tendem a falhar. No dia que você deixa a dieta e retoma seus velhos hábitos, as chances de ganhar o peso de volta são enormes”, aponta Arthur Catão.

A perda de peso está relacionada a mudanças de hábitos e de qualidade de vida. “Desenvolver um relacionamento positivo com a comida e ter disciplina a longo prazo são as chaves para um emagrecimento definitivo”, destaca o nutricionista.

eja os 6 melhores hábitos para uma perda de peso sustentável:

1- Comece o dia com fibras

O processo de queimar calorias começa a partir da escolha do café da manhã. Por isso, adicionar um alimento rico em fibras na primeira refeição é importante para dar o pontapé inicial.

Vegetais, proteínas, grãos (como aveia, chia, amaranto, linhaça, psyllium) e frutas são boas opções. De acordo com Catão, esses alimentos possuem poucas calorias, mas, por serem ricos em fibras, aumentam a sensação de saciedade, segurando a fome até a próxima refeição.

2- Tome café da manhã com chá ou café

Para acompanhar a primeira refeição, é importante escolher um acompanhamento que otimize a queima de calorias. Café ou chás são bebidas matinais aliadas ao processo de emagrecimento.

3- Aplique a consciência plena na alimentação

Ao longo do dia, manter o controle da fome pode impedir o exagero. Além disso, é importante apreciar as refeições sem pressa e de forma consciente para conseguir identificar o momento de satisfação.

Segundo a nutricionista Luanny Tayllon, aplicar o mindfulness (método de consciência plena) nada mais é que ter atenção em relação ao momento com a comida. “Reserve um local agradável para comer, evite mexer no celular (ou qualquer outro tipo de tela) enquanto come. Preste muita atenção a sua mastigação. Sinta todos os sentidos do que está no seu prato: o cheiro, o sabor e a textura”, recomenda.

4- Adote a dieta mediterrânea

Comer mais alimentos naturais, como frutas, verduras e grãos – que são a base alimentar da dieta mediterrânea, – pode otimizar o processo de ficar em forma e perder alguns quilos.

Quanto mais frescos os alimentos forem, melhor. Para Tayllon, além desses alimentos terem poucas calorias, eles promovem uma série de benefícios à saúde.

5- Mantenha preparos saudáveis na geladeira

O maior perigo para quem está com fome é não ter nada saudável de fácil acesso, isso pode fazer com que as pessoas recorram a alimentos industrializados ou fast-foods quando a fome aperta.
O ideal é deixar alguns pratos saudáveis prontos na geladeira.

6- Faça um diário alimentar

Outro passo importante para emagrecer é ter objetivos de curto e longo prazo em mente. O controle diário da alimentação via anotações permite verificar se você está mantendo a constância do seu propósito. “Monitore aquilo que você come, pode ser em um diário ou até mesmo por meio de aplicativos”, sugere Catão.

 

Fonte: Metrópoles

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE