PUBLICIDADE

5 ideias criativas para pintura decorativa

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 13/10/2021

pintura-cimento-queimado-pintura-decorativa (1)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Uma das formas mais fáceis e relativamente baratas para transformar um ambiente é através da pintura. A diferença entre a pintura tradicional e a decorativa é que a segunda demanda ainda mais criatividade, muitas vezes com o uso de técnicas especiais e materiais diversos, capazes de tornar uma simples parede em algo bem personalizado. 

 

Desde o segundo trimestre de 2020, motivadas pela necessidade de passarem mais tempo dentro de casa para se protegerem por conta da pandemia do novo Coronavírus, muitas pessoas aderiram ao estilo do “Faça você mesmo” e tiraram os seus planos de decoração do papel. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), em 2020, houve um crescimento de 5,1% na venda de tintas imobiliárias, em comparação a 2019. Para 2021, a entidade também prevê um crescimento de vendas em torno de 3,5%. 

 

Antes de colocar a mão na massa, ou melhor, na tinta, não se esqueça de alguns cuidados, tais como proteger os locais onde não deverá ser aplicada a tinta, limpar as paredes com uma vassoura ou pano para tirar o pó, reparar imperfeições, lixar adequadamente e aplicar um selador, que servirá para preencher todos os “poros” das paredes e facilitar a aplicação da tinta e técnica pretendida. 

Para te inspirar, a gente preparou pra você uma lista com detalhes dos principais tipos de pintura decorativa praticadas residencialmente, confira: 

 

Meia parede

Também conhecida como “Half Painted Wall”, essa técnica já é bastante conhecida na decoração e muito comum em projetos com estilo mais moderno. O modelo mais tradicional é o da meia parede horizontal, que neste caso ajuda a dar mais amplitude ao ambiente, intercalando tonalidades diferentes de cor. 

Para locais com o pé direito alto, uma aplicação mais inusitada é a pintura um pouco acima da altura dos móveis. No entanto, há ainda a opção de meia parede vertical – que, em alguns casos, colabora para delimitar cantos com diferentes funcionalidades dentro de um mesmo cômodo, ou simplesmente proporcionar um charme a mais. Não há regras aqui. Sua execução não é complexa, então com o auxílio de uma trena, fita crepe para delimitar a divisão da parede e um rolo para pintura é possível testar seus dotes artísticos. 

meia parede pintada
Estilo da meia parede ajuda a dar mais amplitude ao ambiente

 

Pintura 3D

Outra tendência da pintura decorativa é aquela capaz de proporcionar uma ilusão ótica, seja através de imagens realistas ou grafismos com efeitos de relevo e profundidade. Paisagens também podem passar essa sensação de mergulho em uma terceira dimensão e se tornarem a grande atração de um ambiente.

A pintura 3D que faz uso de formas geométricas também leva para um estilo mais moderno, mas dependendo do desenho de interesse a ser aplicado pode se tornar um desafio a sua execução. Isso porque há uma série de técnicas a serem aplicadas no que diz respeito à luz e sombra, que farão muita diferença na busca pelo tridimensional. Por isso, não hesite em contratar um profissional para que o resultado final seja alcançado com sucesso. 

pintura 3d
A pintura 3D necessita de técnica para execução e conhecimentos sobre luz e sombra

 

Pintura com stencil

O stencil é um molde vazado que pode ser utilizado para pintura em diferentes superfícies, desde tecidos, porcelanas a chapas de metal. Na pintura decorativa em paredes essa técnica é capaz de proporcionar efeitos bastante interessantes num projeto. 

No mercado, é possível encontrar diversos moldes diferentes em formatos e estilos, e a partir daí é só escolher a combinação de cores mais adequada para realçar os desenhos. Em geral, utiliza-se uma cor mais neutra para o fundo da parede e cores mais fortes para realçar a intervenção com o stencil. Mandalas, arabescos, flores, nomes e vegetação são alguns dos desenhos preferidos, que podem servir para realçar um pequeno espaço, ser usados como faixas ou mesmo ser aplicado em paredes inteiras. 

pintura na parede
A pintura através do uso de moldes vazados dá o efeito neste estilo decorativo

 

Pintura geométrica

Outra tendência que vem sendo utilizada tanto em residências quanto em ambientes corporativos são as pinturas geométricas. Elas podem ser aplicadas em praticamente qualquer lugar – grande ou pequeno – e dependendo da combinação de cores dar ao local desde um clima mais aconchegante e intimista a uma cara mais divertida. 

Em quartos de criança pode ser o elemento que faltava para trazer um tom mais lúdico e criativo, fugindo dos tradicionais papéis de parede e garantindo um cenário que acompanhe o crescimento do pequeno morador. Em escritórios, compor uma decoração interessante sem depender de elementos adicionais, como quadros e prateleiras, deixando tudo mais funcional. E em salas, por exemplo, podem servir como um grande elemento de destaque próximo ao sofá ou poltronas. 

pintura geométrica
A pintura geométrica é uma das técnicas mais populares dentro da pintura decorativa

 

Pintura texturizada

Considerada já bastante popular na decoração de interiores, a pintura texturizada, no entanto, foi passando por algumas atualizações com o tempo. Também contribui para um ambiente personalizado e pode fazer uso de massas de textura ou tintas especiais para criar o efeito. 

Um dos mais comuns é o chamado grafiato, que cria um visual semelhante a ranhaduras nas paredes. Já o efeito micrograff é formado por pequenos pontos milimetricamente ordenados, sendo mais agradável ao toque, e ainda há pintura texturizada lisa, com efeitos de cimento queimado – mais usado em ambientes mais modernos e em estilo industrial – e marmorato, capaz que trazer muita elegância!

 

Por: Cintia Laport

Fotos: Pinterest

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE