PUBLICIDADE

4 aplicativos que plantam árvores em poucos cliques

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 16/10/2020
,

noah-buscher-x8zstuks2pm-unsplash
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com opções gratuitas e pagas, os apps colaboram para o reflorestamento por meio de simples interações com os usuários.

 

Não é novidade que as árvores são fundamentais para o equilíbrio do planeta. Elas atuam no meio ambiente ao desempenhar funções vitais, como a garantia da saúde do solo, o controle da temperatura global e a manutenção da biodiversidade, entre muitas outras. Por isso, o reflorestamento é tão importante para o ecossistema e a humanidade.

A boa notícia é que você pode ajudar nessa tarefa árdua contra o desmatamento e as queimadas nas florestas com o simples toque de um botão. Existem aplicativos que atuam em prol do meio ambiente ao plantar árvores em troca de interações. Veja a seguir quatro plataformas que oferecem uma forma de colaborar:

  1. Ecosia

Semelhante ao Google, o Ecosia é um mecanismo de busca da web. No entanto, 80% da receita proveniente de anúncios é direcionada para fundos de reflorestamento e comunidades nativas ao redor do mundo – em vez de virar lucro para a própria empresa.

Para colaborar com a iniciativa, basta baixar o aplicativo ou acessar o site e realizar pesquisas na internet por meio dele. É gratuito, seguro e eficiente. Atualmente, mais de 100 milhões de árvores já foram plantadas pelos usuários da plataforma. A meta é atingir um bilhão.

  1. Trilovera

Assim como o Ecosia, o Trilovera promove o plantio de árvores sem custos. O aplicativo ajuda a navegar pela web e analisar a melhor opção entre produtos vendidos no comércio eletrônico, ao comparar preços em plataformas como Amazon, Uber e Facebook.

A renda arrecada por meio da publicidade é doada para o reflorestamento em diversas regiões da Índia, país onde foi criado. Os idealizadores do app esperam alcançar a marca de um milhão de árvores plantadas. Lançado em junho deste ano, o app ainda não abrange cadastros de brasileiros.

  1. Forest

Já imaginou usar uma ferramenta que ajuda a melhorar a concentração e, ao mesmo tempo, beneficia o meio ambiente? É o que propõe o Forest, app que parte de uma premissa simples: uma semente que, ao final do temporizador estabelecido, vira uma árvore. Para que isso aconteça, você não pode sair do aplicativo – o que colabora para manter o foco no trabalho e nos estudos.

Ao assinar a versão premium, além de dar um fim ao vício de mexer no celular, é possível colaborar para o plantio de árvores de verdade com a ONG Trees for the Future (“árvores para o futuro”, em tradução livre). Mais de 700 mil árvores já foram plantadas pelos usuários.

  1. Plant-for-the-Planet

Com o app Plant-for-the-Planet (“Plante pelo planeta”, em tradução livre), o usuário pode criar um contador pessoal de plantio. É possível registrar árvores que você mesmo plantou e fazer doações em dinheiro para suas organizações favoritas ao redor de todo o mundo. A plataforma ainda permite desafiar amigos a plantarem e participarem de uma competição.

O objetivo do aplicativo é mobilizar o plantio de um trilhão de árvores, para regular a temperatura do planeta e atingir a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas. Atualmente, mais de 13 bilhões já foram plantadas.

 

 

Fonte: 

POR REDAÇÃO CASA E JARDIM

21 SET 2020 – 07H05 ATUALIZADO EM 21 SET 2020 – 07H05

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Sustentabilidade/noticia/2020/09/4-aplicativos-que-plantam-arvores-em-poucos-cliques.html

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE