PUBLICIDADE

7 recursos tecnológicos para manter a casa protegida durante viagens

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 18/02/2022
,

Smart speaker for house control innovative technology
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

verão costuma ser a época em que os brasileiros mais viajam, já que, com os dias mais quentes e longos, pode-se aproveitar a praia, a piscina e outras atividades outdoor. Contudo, sempre há a preocupação para saber se está tudo bem em casa. A tecnologia permite, além de regar as plantas e apagar as luzes à distância, trancar a porta e garantir a segurança por diversos meios.

Segundo Renato Arcanjo, especialista em segurança eletrônica e supervisor técnico da Loja Elétrica, os dispositivos de segurança controlados por aplicativos têm sido bastante procurados.

Dados da IDC apontaram um crescimento de 21% na indústria da automação residencial em 2021. Para este ano, a previsão é de uma expansão de mais 17% para o mercado de dispositivos IoT (Internet of Things – Internet das Coisas), uma movimentação de cerca de US$ 1,6 bilhão.

Sensor Wi-Fi

“Hoje contamos com diversas formas de proteger a casa a custos variáveis. Uma das opções é o sensor Wi-Fi, que pode ser fixado nas portas da residência e, quando forem abertas, o morador receberá uma notificação em seu celular através da internet“, esclarece.

Fechaduras

As fechaduras abertas por biometria, senhas ou tags são uma solução ainda mais eficiente para proteger a entrada da casa.

“Esse mecanismo permite que o usuário programe um acesso com prazo de expiração em dias e horários específicos para visitantes e prestadores de serviço. Esse tipo de fechadura também é bastante empregado em casas de veraneio”, comenta o especialista.

Controladores de acesso por reconhecimento facial

Existem ainda os controladores de acesso por reconhecimento facial, que podem, inclusive, bloquear a entrada de pessoas com temperatura corporal acima de 37,5 °C.

Sistemas de câmeras e alarmes

Os sistemas de câmeras e alarmes também são soluções importantes para quem se preocupa com a segurança residencial. Totalmente sem fios, eles ativam ao identificar o movimento, podem enviar notificações no celular e até fazer o registro fotográfico da situação.

Câmeras wi-fi, interfone com vídeo e mais

Há ainda outros dispositivos simples de manusear, como câmeras Wi-Fi monitoradas por aplicativo, interfones com vídeo, em que é possível atender ou realizar uma chamada mesmo estando fora de casa, e outros aparelhos que podem ser facilmente configurados pelo próprio morador.

Casa conectada e automação

Cláudio Schüller, empresário à frente da CLX Tech & Design, explica que a integração entre os equipamentos é algo que pode tornar a segurança ainda mais eficiente. Através de um sistema de automação, é possível criar cenas que fazem com que, em horário e tempo pré-determinado, as luzes se acendam e se apaguem, as TVs liguem, as cortinas abram, causando a impressão de ter gente em casa.

“Se tiver um movimento às 2h da manhã no quintal, é possível, além da sirene do alarme, acionar a luz daquele local, ligar a TV do quarto e transmitir a câmera do local”, exemplifica. “Isso tudo faz com que toda a residência esteja interligada, trazendo mais segurança ao morador”, completa.

 

Fonte: Casa e Jardim

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE