PUBLICIDADE

Como o setor de saúde está se preparando para o metaverso?

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 16/05/2022

metaverso health
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para 81% das pessoas o setor de saúde será impactado pelo metaverso – uma estatística da Wunderman Thompson que pode ser surpreendente, uma vez que o “eu virtual” não experimenta os mesmos problemas de saúde que o “eu físico”.

A pesquisa New Realities: Into The Metaverse and Beyond indica que as pessoas estão trazendo seus hábitos saudáveis para o ambiente online, com entrevistados globais relatando que as ferramentas digitais ajudam a aprofundar a saúde corporal e mental no mundo físico. Mas o que isso impacta, de fato, no mercado?

Iniciativas tecnológicas no setor de saúde

No Reino Unido, nos Estados Unidos e na China, 81% dizem que usam a internet para relaxar; e 55% afirmam que são fisicamente mais saudáveis graças à tecnologia. Apenas 28% contam que a tecnologia teve um papel negativo na saúde.

Investimentos nesse sentido já estão sendo feitos, tanto que nos EUA, em 2020, o Food e Drug Administration (FDA – o órgão que controla a comercialização de medicamentos nos Estados Unidos) aprovou o primeiro videogame de prescrição médica, EndeavorRX, que é clinicamente comprovado para tratar transtorno com déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) em crianças.

A evolução da visão do consumidor sobre o papel da tecnologia na saúde e o avanço da internet estão abrindo as portas para um novo reino de metasaúde. De replicação de hábitos de saúde e bem-estar em ambientes virtuais à digitalização de tratamentos de saúde, o metaverso está definido para oferecer uma riqueza de oportunidades para as marcas, como mostra as iniciativas health techs abaixo.

Alo Yoga

A marca lançou um retiro de um mês em Roblox em fevereiro de 2022. Chamado de Alo Sanctuary, era um espaço de bem-estar imersivo para descanso e relaxamento com aulas de yoga por meio de avatares.

“Na verdade, estamos pedindo para você se desligar”, explica Angelic Vendette, vice-presidente e chefe de marketing da marca, ao WWD. “No metaverso, você está consistentemente ativado e há tanta coisa acontecendo. O que estamos fazendo com Alo é completamente diferente. Estamos pedindo que você reserve um momento para realmente estimular a atenção plena”, coloca.

Embora a ativação tenha incluído produtos virtuais Alo e loungewear, esses não estavam disponíveis para compra – eles só podiam ser adquiridos completando as sessões de meditação.

O objetivo é trazer o bem-estar mente-corpo para o metaverso. Isso mostra que, apesar das descobertas de que as plataformas digitais são prejudiciais à saúde mental, o engajamento digital não precisa ser exclusivo. Em um ambiente virtual superestimulado, há espaço para a boa higiene mental.

CVS

A rede de drogarias líder CVS planeja trazer suas farmácias e clínicas de saúde para o metaverso. No final de fevereiro de 2022, a CVS depositou uma marca patenteando suas lojas para o metaverso, bem como vendas de bens virtuais, incluindo medicamentos prescritos e produtos de beleza e cuidados pessoais.

O arquivamento também abrange serviços de tratamento médico não emergencial, como programas de bem-estar, consultas e aconselhamento nutricional.

metaverso pode abrir um caminho inteiramente novo para atendimento ao cliente personalizado no setor de varejo de saúde do mercado de massa. Seguindo a cadeia, clínicas virtuais e aconselhamento podem ser maneiras de aprofundar essa mudança – juntamente com uma evolução do comércio de balcão.

The Sims

Uma atualização de setembro de 2021 para o pacote de jogo The Sims 4 Spa Day adiciona novas opções para mimos e bem-estar de avatares, e tem um foco maior em saúde mental.

A plataforma expandiu os spas e as academias da versão original, o que permite que os Sims passem horas de lazer em saunas, recebendo uma massagem ou tomando um banho de lama – com novas habilidades de ioga, recompensas por meditação de alto nível, atividades de bem-estar para crianças, máscaras faciais, manicures, pedicures e desenhos de unhas personalizáveis.

A atualização também permite que se ganhe dinheiro ensinando mindfulness. Os jogadores agora podem selecionar Zen Guru, Self-Care Specialist ou Inner Peace para seus Sims no painel de aspirações do jogo.

O mundo real se conecta com o universo virtual

Mimos de beleza e indulgência estão chegando ao metaverso – juntamente com a saúde mental para o avatar. À medida que mais da vida cotidiana migra para o metaverso, isso certamente incluirá práticas que envolvam o setor de saúde e experiências phygital. Pfizer e DeHealth são provas disso.

Pfizer

Pfizer está vacinando avatares contra a Covid-19 em Grand Theft Auto (GTA). A campanha, de novembro de 2021, criou uma missão no jogo em um esforço para incentivar a geração Z brasileira a se vacinar.

Depois de completar o objetivo, os avatares recebem um emblema azul para marcar o estado de vacinação. Eles também são incentivados a compartilhar capturas de tela de seu avatar ao lado de selfies ou fotos com a hashtag #InGameVaccine para declarar que eles receberam pelo menos uma vacina contra a Covid-19 no mundo físico.

Hábitos saudáveis, que são um marcador de identidade e um símbolo de status cultural, estão sendo transferidos para o mundo virtual. A campanha da Pfizer mostra que práticas de saúde física – embora não sejam necessárias para avatares – ainda podem ser traduzidas em espaços virtuais como forma de comunicar valores pessoais, identidade e status social.

DeHealth

A organização sem fins lucrativos britânica DeHealth anunciou o lançamento do primeiro sistema de saúde do mundo no metaverso para o final de 2022. O ambiente descentralizado foi projetado para provedores e pacientes, e pretende funcionar como um novo espaço para médicos trabalharem, conversarem uns com os outros e consultarem pacientes em formato 3D completo, bem como oferecer uma maneira para os pacientes ganharem ativos virtuais vendendo seus dados médicos.

“O metaverso apresenta uma imensa oportunidade de inovação para a área da saúde”, diz Mark Westall, vice-presidente sênior de pesquisa e inovação na agência de comunicação em saúde M Booth Health.

“Assim como a telessaúde mudou a relação paciente-profissional de saúde de presencial para híbrido, o próximo palco apresentará realidade aumentada e virtual, transformando a forma como os serviços de saúde serão entregues”, finaliza.

 

Fonte: Consumidor Moderno

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE