PUBLICIDADE

Lançada a terceira edição do Panorama do Mercado Imobiliário

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 12/03/2013

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Será lançada no dia 26 de março, no Rio de Janeiro a terceira edição da publicação Panorama do Mercado Imobiliário 2012, do Secovi Rio, que pretende ser um retrato do mercado imobiliário carioca.

Em 2012, os preços médiosdo metro quadrado de imóveisresidenciais para venda subiram menos que em2011 e 2010. Os números obtidos nas pesquisas para o Panorama do Mercado Imobiliário 2012 confirmam atendência de estabilização, mas ainda apontam valorização. A forte demanda e o bom momento econômico da cidade fizeram com que os valores subissem acima da inflação – em todos os bairros pesquisados, a variação foisuperior a 5%.

Para a vice-presidente Financeira e de Desenvolvimento do Secovi Rio, Maria Teresa Mendonça, responsável pelas pesquisas, 2012 foi o ano das Zonas Norte e Oeste. “A expansão do Rio para essas regiões, capitaneada pela instalação das UPPs, pelos investimentos em mobilidade urbana e pela construção de espaços de lazer como o Parquede Madureira, fez renascer o bairrismo e o orgulho dos moradores. Dos 10 maiores índices de valorização para venda, oito foram registrados nessas áreas”, afirma.

No que diz respeito à locação, a Gávea desponta. “Próxima ao Jardim Botânico e à Lagoa, e a poucos quilômetros de São Conrado e da Barra da Tijuca, ela oferece aos seus moradores uma série de vantagens: comércio variado, bares e restaurantes, espaços de lazer etc. Somando-se aisso, a expectativa pela inauguração da Linha 4 do metrô está mexendo com o mercado de locação residencial local”, justifica Maria Teresa.

Quando se fala em rentabilidade, mais uma vez as Zonas Nortee Oeste saem na frente.VilaIsabel, Jacarepaguá,Tijuca e Méier foram os bairros onde se registraram as maiores taxas de rentabilidade simples em 2012, ouseja, representaram excelentes opções para os interessados em investir em imóveis para locação residencial. Considerando-se apenas os preços do metro quadrado para locação e venda, em dezembro de 2012, o bairro com a maior rentabilidade foi VilaIsabel (0,47%), seguido de Jacarepaguá (0,45%),Tijuca(0,44%) e Méier (0,43%). Os índices são superiores ao rendimento dapoupança (0,4273%).

A publicação aponta ainda que existem no Rio de Janeiro 28.175 condomínios. Entre os 19.790 que forneceram informações mais específicas, 9.867 –ou seja, 49,9% – estão na Zona Norte. A Zona Sul, com 6.029, vem em seguida. A Zona Oeste conta com número menor, 2.948, mas a tendência é de mudança nessecenário para os próximos anos, uma vez que a cidade está se expandindo para essa região. O Centro, onde a construção civil caminha mais devagar, possui apenas 946.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE