PUBLICIDADE

Apartamentos studio disparam na preferência dos consumidores

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 01/11/2023
,

Sem Título-1
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nas grandes cidades, onde o espaço é escasso e valioso, os apartamentos studio ganham força como uma solução inovadora para o cotidiano atual. Em um ambiente onde as separações usuais se dissolvem, essas propriedades rompem com os padrões, proporcionando um refúgio de flexibilidade e autonomia de projeto.

 

Este tipo de imóvel se caracteriza por ser, geralmente, compacto e versátil, com um layout único que integra sala de estar, cozinha e cama sem divisões físicas entre elas. A principal diferença em relação a outros tipos de apartamentos está na otimização do espaço adequado ao conceito moderno de smart living, focando na praticidade e na eficiência do layout.

 

De acordo com os dados analisados pelo Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio (Cepai), em 2018, o percentual deste tipo de imóveis na região era de 0,8%. Em 2022, subiu para 11%.

 

Para o presidente do Secovi Rio, Pedro Wähmann, a maioria das vendas de unidades deste tipo é feita para investidores, que compram com o objetivo de alugar os studios. Há também compradores, pessoas físicas, que moram só ou em casal, e que buscam um espaço menor e que seja mais simples e econômico de cuidar.

 

“Dos dados levantados, a grande maioria de lançamentos de 2022 em diante, aconteceu nas Zonas Sul e Central, no Grande Méier e na cidade de Niterói. Nítido que essas são regiões que constituem grandes centros de trabalho e as pessoas que buscam comprar ou alugar querem, cada vez mais, morar próximo aos seus locais de trabalho. São imóveis que vão ter sempre alta liquidez, quer para quem investiu para renda de aluguel, quer para quem investiu para renda de aluguel, quer para quem tenha optado por comprar para, no futuro, vender”, comenta.

 

Na área central da cidade, onde há um projeto de revitalização e incentivo à moradia, Wähmann frisa que a maior parte das unidades são em áreas adjacentes ao Centro Histórico, tais como Lapa, Porto Maravilha e Gamboa.

 

“Vemos que o projeto Reviver Centro não se limita territorialmente ao Centro Antigo. O crescimento do número de moradias vai seguir acontecendo nessas áreas periféricas, que já tem alguma estrutura de comércio e serviços, além de rede de transportes bem eficiente. Propriamente no Centro Histórico, são projetos de retrofit, transformação de uso de edifícios comerciais em residenciais, e esses vão acontecer de forma gradual e um pouco mais lenta”, destaca.

 

Modalidade é tendência no mercado

 

Os apartamentos studio também estão entre as grandes apostas das incorporadoras e construtoras nos grandes centros urbanos. Um exemplo está no Bairro de Fátima, na região central do Rio, que não recebia lançamentos imobiliários há 40 anos. Lá, será construído o Cores de Fátima, condomínio que terá studios, unidades de 1 e 2 quartos e garden (com quintal privativo). O projeto está sendo feito pela W3 Engenharia e, de acordo com o diretor da construtora, Flávio Wrobel, os studios se popularizam principalmente porque as pessoas têm procurado conveniência e baixo custo fixo em IPTU, condomínio e manutenção.

 

“Antes, os studios eram vistos exclusivamente como uma moradia temporária. Atualmente, as pessoas moram para valer neles. São jovens que estão comprando o primeiro imóvel, casais sem filhos, casais com filhos que já saíram de casa, solteiros, divorciados etc. De uma forma geral, são pessoas que buscam conveniência, uma localização próxima de comércio e serviços, além de mobilidade urbana”, avalia Wrobel.

 

Sócio da Capital 1 Investimentos Imobiliários, Antonio Carlos Osorio acrescenta que os apartamentos studio são projetados para maximizar o espaço, utilizando móveis planejados e multifuncionais, como camas retráteis que viram estações de trabalho durante o dia e camas de noite. O uso inteligente de prateleiras e divisórias móveis também é comum para criar áreas privativas sem a necessidade de paredes fixas.

 

“As tendências de design de interiores em apartamentos studio estão focadas em cores neutras, móveis compactos e minimalismo. Além disso, o uso de espelhos para criar a sensação de espaço, a integração de tecnologia para automação residencial e a incorporação de elementos naturais, como plantas, têm se destacado”.

 

Ele acrescenta que as inovações tecnológicas nos apartamentos studio incluem sistemas de casa inteligente, como iluminação e comandos em geral controlados por voz, fechadura digital e segurança avançada. Além disso, a conectividade de alta velocidade é fundamental para atender às necessidades de trabalho e entretenimento dos moradores.

 

Osorio avalia que a pandemia da Covid-19 afetou a demanda por apartamentos studio de duas maneiras: primeiro, aumentou o desejo por espaços mais versáteis devido ao trabalho remoto, tornando essas unidades ainda mais atraentes. Em segundo lugar, a necessidade de distanciamento social destacou a importância de espaços ao ar livre, como varandas privativas ou áreas comuns em edifícios.

 

A Capital 1 possui atualmente um empreendimento na Barra da Tijuca com apartamentos studio: o Niemeyer 360º Residences. “Este empreendimento foi projetado para atender às demandas crescentes por moradias práticas e bem situadas, ideais tanto para moradores quanto para investidores que buscam um retorno sólido. Niemeyer 360º Residences é uma oportunidade única no mercado imobiliário, oferecendo estilo de vida, localização e design de alta qualidade. É um empreendimento único, incomparável e irreplicável”.

 

Limpeza e organização são pontos de atenção nestas unidades

 

Apesar de, em geral, os apartamentos studio possuírem metragens reduzidas, também existem opções maiores que oferecem aos moradores outras possibilidades, como, por exemplo, unir moradia e o espaço para trabalhar num mesmo ambiente. O artista plástico Jorge Luiz Machado mora num apartamento studio de 180 metros quadrados, em Copacabana. O local, além de sua residência, é o seu ambiente de trabalho e ainda recebe eventos culturais, como mostras artísticas com convidados e eventos variados de pequeno porte.

 

Ele conta que se mudou para o espaço há 20 anos, por ser uma opção mais em conta do que o apartamento em que vivia na Gávea, do qual não estava conseguindo arcar com o aluguel. “Quando eu cheguei, o lugar estava completamente abandonado e sem janelas. Ao mesmo tempo, havia uma luz tão bonita entrando pela janela…. Decidi encarar o desafio”, conta o artista, ressaltando que demorou cerca de um ano para conseguir colocar todas as janelas.

 

Inicialmente, o espaço funcionava apenas como o seu ateliê e ele ocupava um pequeno apartamento no andar de baixo. Com o tempo, no entanto, Jorge fez a cozinha e o banheiro no apartamento studio e decidiu ocupá-lo de vez e entregar o outro imóvel.

 

Ele diz que morar num apartamento studio é uma experiência que foge completamente do padrão e é muito gratificante, mas que exige também uma organização maior do que num imóvel convencional:  “É um ambiente único e que você precisa dar conta de tudo. Não dá para fazer como num apartamento comum, em que se um cômodo estiver bagunçado, você consegue isolá-lo até arrumar. No studio, se houver alguma bagunça, ela é vista de qualquer lugar do ambiente”.

 

Vizinha de Jorge, a documentarista Amanda Palma mora num apartamento studio menor, de cerca de 30 metros quadrados. Ela se mudou para o espaço há cerca de um ano e conta que se adaptou muito bem ao espaço.  “A cozinha é, para mim, o espaço mais importante de uma casa. E, normalmente, num apartamento compacto, elas são apertadas e desconfortáveis. No studio, não. A cozinha é integrada com a sala, o que permite que seja usada com aconchego e todo o conforto”, explica.

 

Sobre a apartamentos studio, é importante saber:

– Este tipo de imóvel se caracteriza por ser geralmente compacto e versátil, com um layout único que integra sala de estar, cozinha e cama sem divisões físicas entre elas.

– A principal diferença em relação a outros tipos de apartamentos está na otimização do espaço adequado ao conceito moderno de smart living, focando na praticidade e na eficiência do layout.

– De acordo com os dados analisados pelo Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio (Cepai), em 2018 o percentual deste tipo de imóveis na região era de 0,8%. Em 2022, subiu para 11%.

– Antes, os studios eram vistos exclusivamente como uma moradia temporária. Atualmente, as pessoas moram para valer neles. São jovens que estão comprando o primeiro imóvel, casais sem filhos, casais com filhos que já saíram de casa, solteiros, divorciados etc

– As tendências de design de interiores de apartamentos studio estão focadas em cores neutras, móveis compactos e minimalismo. Além disso, o uso de espelhos para criar a sensação de espaço, a integração de tecnologia para automação residencial e a incorporação de elementos naturais, como plantas, têm se destacado

– As inovações tecnológicas nos apartamentos studio incluem sistemas de casa inteligente, como iluminação e comandos em geral controlados por voz, fechadura digital e segurança avançada. Além disso, a conectividade de alta velocidade é fundamental para atender às necessidades de trabalho e entretenimento dos moradores.

Por: Gabriel Menezes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE