PUBLICIDADE

APSA foi a grande anfitriã do 84º Encontro da ABMI, em 2023

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 10/04/2023

ABMI
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O tradicional Hilton Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, foi o cenário para a realização da 84a edição do Encontro da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, a ABMI. O evento aconteceu entre os dias 22 e 24 de março, e reuniu dezenas de representantes das empresas associadas, com o objetivo de debater assuntos de grande interesse para o futuro do mercado imobiliário nacional. 

No primeiro dia, um grupo de associados teve a oportunidade de visitar a empresa-anfitriã, a APSA, que, com sede no Rio, atua há mais de 90 anos no mercado imobiliário, sendo a pioneira em gestão condominial. Eles foram recebidos pelos principais executivos da companhia, tais como o presidente do Conselho de Administração, Fernando Schneider, e Edgar Poschetzky, diretor executivo. 

“Esse 84º Encontro da ABMI realmente se colocou dentro de um sucesso muito grande, a começar pelo número de presentes, 150 pessoas. A visita na APSA foi muito interessante: tivemos 120 pessoas em nossa sede na parte da manhã e na parte da tarde. E o evento em si foi muito bom. Eu, que estou na ABMI desde a fundação, tenho o prazer de ver com orgulho esse crescimento e essa modificação toda”, declara Ronald Schneider, que já foi presidente da Associação e que, recentemente, também foi empossado como presidente do Conselho.

Dentre palestrantes o presidente do Conselho de Administração do Grupo Neider, Fernando Schneider
Dentre palestrantes o presidente do Conselho de Administração do Grupo Neider, Fernando Schneider

Já nos dias 23 e 24, uma programação rica de conteúdo, com palestras e painéis, chamou a atenção dos participantes. Entre os temas abordados, empreendedorismo, associativismo, ampliação da relação do segmento de imóveis com o setor financeiro, tokenização de ativos imobiliários, discussão sobre questões jurídicas, bem como questões que envolvem o dia a dia das empresas associadas, como vistoria, distrato, manutenção preventiva na área de locação, design de relacionamento e comunicação não-violenta. 

Entre os destaques, a convidada Alice Santos, head de Tecnologia e Dados na Agência Cupola, consultora de imobiliárias, que, entre outros trabalhos, tem atuado no desenvolvimento de produtos para o mercado imobiliário desde 2019. Ela falou sobre indicadores relevantes para 2023, abordando o passo a passo para que uma imobiliária seja guiada por dados, mostrando o que há no mercado em termos de ferramentas e análises.

Jaqueline Trinta, sócia-fundadora da TRIM Desenvolvedora de Negócios, trouxe a discussão sobre a unificação de conceitos financeiros, comentando ainda sobre inovações em andamento, como tokenização de ativos, real digital e open finance. Enquanto Claudio Hermolin, atual presidente do Sinduscon-RJ, compartilhou um panorama em termos numéricos do mercado imobiliário nacional, destacando entre outros aspectos, as novidades na área de lançamentos voltadas para os investidores. 

Fred Alecrim, empreendedor e autor de quatro livros, também foi um dos palestrantes mais esperados. Ele trouxe a abordagem sobre o perfil do empreendedor brasileiro – aquele que “sabe como ninguém fazer mais com menos e se virar em tempos difíceis”, mas que precisa “evoluir em coleta e análise de dados para a tomada de decisão e melhoria de processos, como também abrir mais a mente para o novo e investir mais em pessoas”.

Márcio Schneider, presidente do Conselho de Administração do Grupo APSA, além de atual diretor de Desenvolvimento e Planejamento da ABMI, garante que é sempre muito bom receber os amigos em casa: ““Estamos felizes por podermos realizar mais um Encontro da ABMI no Rio de Janeiro. Que seja mais um passo na direção da melhoria contínua por meio do aprendizado, com a troca de experiências entre todos os associados e de novos conteúdos. 

Já para o presidente da ABMI, Ricardo Abreu, além do conteúdo e da sinergia, o 84º Encontro foi marcado acima de tudo pela emoção. “O evento teve momentos de muito aprendizado, muito conteúdo, muito também de integração entre empresas, muito de sinergia entre empresas, muito de benchmarking. Mas eu acho que a palavra que definiu mais a tônica do evento foi a emoção. A emoção das palestras, dos amigos e desse carinho todo que é a ABMI.”

De fato, emoção foi o que não faltou no ponto alto do último dia do evento, com a realização de um painel reunindo cinco cases de associadas para abordar o tema Sucessão Empresarial. Conduzido por Adriana Magalhães, diretora de Eventos da ABMI, e Pablo Fabián, diretor-executivo, contou com a participação de Caroline Abreu (Abreu Imóveis, Natal-RN), Fernando Schneider (APSA, Rio de Janeiro-RJ), Guilherme Cury (Concreto Imóveis, Bauru-SP), Rodrigo Manteuffel Alves da Silva (Anagê Imóveis, Joinville-SC) e Thiago Formolo Dala Vecchia (Prolar, Caxias do Sul-RS).

O evento contou ainda com um painel liderado por Daniel Silveira Claudino, que falou sobre “A Natureza do Mercado Imobiliário – Empreendedorismo e Gestão”, livro de sua autoria que está sendo lançado neste mês. Pablo Fabián, que abordou o tema “Design da Comunicação – A Comunicação como ferramenta fundamental para o Relacionamento”, trazendo reflexões sobre os cuidados básicos na hora de se comunicar, mostrando equívocos que podem atrapalhar os negócios nas empresas e na vida profissional. Além de um painel jurídico liderado por Daniel Fuhro Souto, advogado, empresário e diretor-jurídico da ABMI, e Rubens Carmo Elias Filho, mestre e doutor em Direito Civil pela PUC/SP, com mais de 25 anos de experiência na área imobiliária. Eles discutiram novidades na legislação e questões legais que afetam o dia a dia das imobiliárias. 

O 840 Encontro da ABMI foi encerrado com os representantes da Céu-Lar Netimóveis, associada da ABMI em Belo Horizonte (MG), convidando para o próximo encontro presencial, que deverá acontecer naquela cidade, de 16 a 18 de agosto próximo.

Por: Cintia Laport

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE