PUBLICIDADE

Porteiro: o guardião dos condôminos, visitantes e síndicos

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 14/08/2023

atendimento-central-de-guarita-virtual-1024x536
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Carismáticos, simpáticos e atenciosos, assim são os porteiros, cartão de visitas de um condomínio. Responsáveis por cuidar da segurança e do bem-estar dos moradores, esse profissional, celebrado no dia 09 de junho, é tão vital que já foi homenageado diversas vezes em novelas, letras musicais e teatro. É o caso da peça O Porteiro com o ator Alexandre Lino, que homenageia os “guardiões” dos lares do Brasil há mais de cinco anos. Para ele, a vivência de levar as histórias reais dos porteiros para a cena é uma das experiências mais transformadoras vividas como ator e como pessoa. 

 

“É uma honra. Sou um artista nordestino e me fascinam as histórias simples e de pessoas comuns. É onde me reconheço. Já vivi porteiros na TV, no seriado A Cara do Pai, na Globo, em campanhas publicitárias e em inúmeras participações em projetos audiovisuais. Toda essa trajetória me proporcionou intimidade com essa realidade e é um prazer imenso estar em cena cada vez que dou vida a um porteiro. Agora, além do espetáculo, esse encontro é dividido com o público em O Porteiro – o filme, com esse personagem sensacional que é o Waldisney.  Eu me sinto duplamente realizado e grato a Deus por esse privilégio”, conta.

 

Lino destaca que depois de ter vivido tantos porteiros, esse foi um caminho natural para a realização no teatro e no cinema. “Nossa homenagem está no grande respeito e reverência que fazemos aos porteiros, nos textos escritos pelo Paulo Fontenelle e a maneira como os interpreto. Além desse cuidado, assumimos que os porteiros, de todo Brasil, são sempre nossos convidados especiais e vips em todas as sessões da peça. Com isso, reiteramos o quanto somos gratos, e que o filme e o espetáculo são sobre eles e para eles”, disse.

 

O ator ainda comentou sobre as lições que essa experiência trouxe para a sua vida. “Que o mundo precisa se reencontrar com a simplicidade e a empatia praticada diariamente por essas pessoas. Que não há limites para a realização de nossos sonhos.  Que o carisma, a humildade e a vontade de ajudar o próximo são características que encantam e transformam.  Os porteiros são exemplos da humanidade que estamos perdendo e que devemos resgatar. Me tornei cada vez mais fã desses seres humanos e de suas maneiras de encarar a vida e olhar para o outro. Isso potencializou o meu orgulho de ser nordestino, brasileiro e me fez aprender mais sobre o meu papel no mundo como cidadão”, revelou.

 

Figurando entre as melhores comédias de sucesso no país, pela crítica especializada desde 2017 e pelo público, a peça O Porteiro segue em cartaz no Rio de Janeiro e será exibido logo mais em São Paulo, Minas Gerais e Brasília.  Já nos cinemas, o filme tem estreia no dia 31 de agosto.

 

Profissão de ouro

O gerente de negócios, Valnei Ribeiro, salienta a importância dos porteiros para os administradores de condomínios. “Para o condomínio gera segurança e controle na entrega de correspondências aos condôminos. Para a administradora um ponto de contato entre o condomínio e a própria administradora. Eles são fundamentais para a proteção dos moradores”, informa. 

 

Entre as atribuições dos porteiros estão a fiscalização da entrada e saída de pessoas, seguir as regras e normas internas de cada local, e as leis trabalhistas que regulamentam a sua ocupação. Valnei detalha que as atividades da categoria passam também por abrir e fechar as dependências dos prédios, receber correspondências e encaminhá-las aos condôminos/moradores, e atender e efetuar ligações aos condôminos. 

 

Além disso, a classe necessita de melhores condições de trabalho como ter uma boa ventilação, bancadas de apoio, assento ergonômico, bebedouro e café na portaria, ter um intervalo intrajornada adequado, receber horas extras, adicional noturno e adicional de periculosidade quando for o caso, como também acesso a treinamentos e reuniões periódicas. “Deve ter um ambiente seguro e confortável para trabalhar e ter uma boa estrutura de comunicação. Estrutura disponível que possa permitir que o porteiro tenha condições de observar movimentação nas partes comuns do condomínio”, afirma Valnei.

 

Novas funções

Antigamente, o porteiro era responsável por abrir e fechar portas, portões e cancelas, além de atender interfones e campainhas. Ele fazia pequenos serviços de manutenção, limpeza e vigilância. Atualmente, eles continuam exercendo essas atividades, mas também utilizam recursos tecnológicos como câmeras, alarmes e sistemas informatizados para garantir a segurança e o conforto dos moradores ou visitantes.

 

Segundo Valnei, no passado, o porteiro possuía muito menos recursos tecnológicos disponíveis. “Era mais um trabalho artesanal e isso trazia um sentimento de pertencimento deste profissional, como se fosse quase um familiar. Hoje com as soluções tecnológicas e treinamentos disponíveis, os porteiros ficaram mais preparados para a execução da função”, diz.

 

Conforme a síndica profissional da Pacca Síndicos, Roberta Pacca, hoje em dia a atualização é a palavra-chave para esses profissionais. “O porteiro deve estar atento às mudanças. Os dispositivos de segurança já estão à frente. Para utilização da tecnologia, o diferencial é o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades. Treinamentos constantes de segurança, assim como atualizações para atendimento, recebimento de mercadorias e confidencialidade de dados,”, fala Roberta. 

 

Ela também relata que por conta da redução de despesas, muitos condomínios acabam reduzindo o quadro, para investir em soluções tecnológicas, mas o produto humano é essencial para o bem-estar. “Os profissionais diferenciados em sua presteza, desenvolvimento de habilidades e postura, sempre terão oportunidades. O mercado cada vez será mais exigente em habilidades. Buscar o conhecimento e agregar habilidades será fundamental, como em todas as profissões, a de porteiro está em constante evolução”, analisa Roberta sobre a profissão de porteiro futuramente.

Por: Fabiana Oliva

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE