PUBLICIDADE

Como inovar na decoração da cabeceira da cama

Por Revista Síndico
Última atualização: 11/02/2021

Beautiful luxury hotel bedroom interior decoration with light lamp - Filter effect
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Decoração para o quarto é sempre um dos tópicos mais buscados, bem acima das pesquisas por sala de estar, cozinha e banheiro. Além de ser o cômodo onde dormimos, com a pandemia, o quarto se tornou local de descanso, de convivência e de trabalho ao mesmo tempo para muitas pessoas. Ou seja, precisa ser funcional e aconchegante. E se o seu ainda não é, te ajudamos a começar a mudar essa realidade por um dos pontos de decoração mais importantes: a cabeceira da cama.

Muito mais do que um detalhe estético, a cabeceira da cama pode melhorar a acústica do ambiente, a sensação de conforto e otimizar o espaço de armazenamento dentro do seu quarto. Quer saber como? Te contamos abaixo.

Se o orçamento está curto, uma boa opção para inovar na cabeceira da cama é apostar no vintage e por vintage, lê-se: desde garimpos em antiquários e bazares a peças de decoração que a sua família possa ter em casa sem uso. Anote aí: dois itens que funcionam muito bem para essa função de cabeceira da cama no quarto são biombos e espelhos.

Reutilizando outros objetos

Se o orçamento está curto, uma boa opção para inovar na cabeceira da cama é apostar no vintage e por vintage, lê-se: desde garimpos em antiquários e bazares a peças de decoração que a sua família possa ter em casa sem uso. Anote aí: dois itens que funcionam muito bem para essa função de cabeceira da cama no quarto são biombos e espelhos.

Cabeceira com biombo - Foto: Pinterest (Pinterest)
Cabeceira com biombo – Foto: Pinterest (Pinterest)

 

Pintura como cabeceira da cama

Cabeceira com Pintura -Foto: Dream Green (Pinterest)
Cabeceira com Pintura -Foto: Dream Green (Pinterest)

Essa é a alternativa perfeita para quartos muito pequenos, que não têm espaço para uma cabeceira da cama convencional. E dá para pirar nos desenhos, cores e até acabamentos!

Algumas dicas práticas: pintar a cabeceira de fora a fora horizontalmente traz a sensação de quarto mais amplo, enquanto a pintura vertical (do chão ao teto, por exemplo) dá a ideia de um pé direito mais alto. Um tipo de cabeceira da cama pintada que reina absoluta no Pinterest é o meio círculo, que imita um sol se pondo atrás da cama.

 

Tapeçaria como cabeceira da cama

Cabeceira com Tapeçaria - Foto: Urban Outfitters (Pinterest)
Cabeceira com Tapeçaria – Foto: Urban Outfitters (Pinterest)

Apostar em toalhas, cangas, tapetes e até macramês como cabeceira da cama também é uma solução barata e muito estilosa. Aqui fica a seu critério o caimento da tapeçaria: pode ser presa apenas nas pontas, fazendo um arco natural no meio, ou ainda ser pendurada por uma vara de cortina.

 

Placa de pallet

Cabeceira com pallet - Foto: Mountainside Home (Pinterest)
Cabeceira com pallet – Foto: Mountainside Home (Pinterest)

Esse é um dos jeitos mais legais de inovar na cabeceira da cama, investindo em uma estrutura simples de pallet, um compensado de madeira sustentável. Para evitar o uso de pregos (se preferir, é possível fixá-lo na parede também), você pode comprar já na altura certa do chão até pouco acima da cama e apenas encaixá-lo ali atrás.

Um bônus desse tipo de cabeceira da cama é que você pode encaixar depois luzes ou prateleiras menores entre os espaços do pallet – verifique sempre se o compensado aguenta o peso dos objetos.

Objetos em palha

Cabeceira de palha - Foto: Diycore (Pinterest)
Cabeceira de palha – Foto: Diycore (Pinterest)

Com a tendência de décor Japandi se espalhando pelo Brasil, será cada vez mais comum o uso da palha na decoração, inclusive como cabeceira da cama. Nesse caso, para inovar e tornar essa ideia mais acessível, a dica é reutilizar objetos no material natural como os sousplats – outras opções viáveis para isso: bandejas e leques.

O desenho da cabeceira da cama fica a seu critério e pode ser triangular, retangular ou até redonda.

Extra: palha diy

 

Extra: palha diy - Foto: Pinterest (Pinterest)
Extra: palha diy – Foto: Pinterest (Pinterest)

Ainda falando sobre usar palha como cabeceira da cama, uma ideia é criar a sua própria utilizando uma placa de mdf ou estrutura retangular como borda e uma tela em volta. É simples e você pode colar com cola quente ou grampear a palha por trás.

Usando flores e folhagens secas

A última maneira de inovar na cabeceira da cama sem gastar muito é usar flores e folhagens desidratadas – ou artificiais, se você preferir ou tiver alergia. A grande dica é limpar com cuidado para que as flores não acumulem pó!

Também aproveitamos para selecionar outros objetos que podem te ajudar a enfeitar a área da cabeceira da cama:

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE