PUBLICIDADE

Da escolha do mobiliário à decoração: como montar um quarto de bebê.

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 12/09/2022

Mock up wall in the children's room with chair in light pink color wall background,3d rendering
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A chegada de um bebê envolve muitas mudanças na rotina de uma casa, uma delas é a montagem do quarto que ele vai ocupar. Saber escolher cada móvel e item de decoração para criar um ambiente confortável e aconchegante é uma atividade prazerosa, mas demanda planejamento e tempo.

Mas o que é necessário para montar o quarto de um bebê? Não importa se você está fazendo uma decoração para um quarto de menino ou menina, pois algumas orientações são as mesmas quando o assunto é praticidade e estilo. Por exemplo, existem quatro móveis para o quarto de um bebê que são essenciais para começar: berço, cômoda, trocador e poltrona de amamentação, que quando bem escolhidos e dispostos, podem garantir harmonia ao ambiente e otimização do espaço.

Além de seguir o que for definido pelos pais, a decoração do quarto também deve ser funcional, segura e de fácil acesso para atender o bebê com rapidez quando for necessário. Criando um ambiente confortável e prático você consegue dar a assistência necessária que a criança precisa. Antes de começar a pensar na decoração também é interessante refletir sobre a expectativa relacionada ao uso do quarto, à flexibilidade do projeto e o investimento a ser feito.

Na opinião da designer de interiores, Keyla Kinder, que junto com sua sócia, Fernanda Viero, desenvolve projetos de decoração para quarto de bebês há mais de 10 anos na Kids Arquitetura, considerando esses fatores, são dois os perfis de pais: aqueles que optam por focar em móveis “soltos” e os que preferem desenvolver um projeto planejado. 

“Às vezes, a família já tem um móvel no cômodo que eles querem aproveitar ou sabem que o quarto ou a casa não vão ser definitivos na vida da criança”, diz ela sobre o primeiro caso. Com essa escolha, além da flexibilidade para mudar os móveis ou levá-los para outro cômodo ou casa, as vantagens são o investimento menor – pelo menos no momento em que o quarto é montado, já que mais tarde outro deverá ser feito para substituir os móveis de bebê – e uma facilidade maior para reaproveitar os móveis no quarto de futuros filhos. Já no segundo perfil, entram principalmente os pais que querem criar um ambiente onde a criança possa crescer sem que haja necessidade de mudanças. 

 

Escolha do mobiliário

Os móveis para quarto do bebê são itens fundamentais. Eles darão funcionalidade para o ambiente, além de complementar a decoração do cômodo, dando um charme especial à área. Se o espaço for pequeno, é possível fazer móveis planejados sem gastar muito, já que a mobília de bebês costuma ser menor.

Móveis complementares também fazem toda a diferença no quarto infantil. É o caso do baú, que oferece um espaço extra para armazenar peças do enxoval e brinquedos, de modo a manter o quarto organizado. Pense nos itens que precisará guardar na mobília na hora de escolhê-las. Serão fraldas, itens de higiene, roupinhas e vários outros.

Nichos e prateleiras são itens complementares que valem o investimento e podem ser instalados em locais estratégicos, como próximos à cômoda/trocador, deixando objetos utilizados com frequência sempre às mãos. Esses mesmos móveis, inclusive, podem servir de apoio para objetos decorativos. Lembre-se de medir o quarto e levar em consideração essas informações na hora de comprar os móveis, para escolher itens que caibam no cômodo. Além disso, é bom deixar uma área livre para que a criança possa andar e brincar à medida que for crescendo.

Trabalhando principalmente com projetos em espaços pequenos, a arquiteta Carolina Niemeyer dá a dica: “é interessante trabalhar com móveis que sejam versáteis. Itens como berço, cômoda e poltrona de amamentação podem ser comprados separadamente, ao invés de feitos sob medida. Nesses casos, costuma-se usar berços que se transformam em mini camas, podendo acompanhar a criança por alguns anos”. 

Carolina ainda lembra que especialmente por se tratar de crianças, a segurança deve estar sempre em primeiro lugar na lista de requisitos dos pais por isso, alerta: “opte por móveis ergonômicos e que tenham certificados de segurança, só assim você terá garantia de que as barras têm as medidas corretas e a pintura usada é atóxica”. 

Outra questão é quando o bebê começa a engatinhar e se movimentar pelo quarto. Neste caso, é importante atentar aos móveis que não possuem quina arredondada, pois devem receber um protetor de quina, que minimiza o risco de acidentes. Outro cuidado é investir em um protetor de tomada para aumentar ainda mais a segurança do bebê. Você também pode comprar protetores para as portas, evitando que o seu filho ou filha prenda os dedinhos.

 

Decoração: estilos, cores e temas

Depois de escolher o tipo de projeto e o mobiliário, é preciso definir o estilo do quarto. Ele poderá ser clássico ou moderno, ter temas ou não. As cores utilizadas dizem muito sobre o cômodo porque vão conduzir toda a personalidade do quarto. 

É muito comum usar papéis de parede com personagens e padrões para bebês, mas essa não é uma opção inteligente quando se trata de economizar. A sugestão da Keyla Kinder é abrir mão de estampas e escolher uma cor lisa para as paredes. Assim, você pode usar itens específicos na decoração e trocar sempre que for necessário. Outra dica que ela dá é optar sempre por papel de parede vinílico ou tinta lavável. Desse modo, se a criança riscar ou sujar a parede, você não precisa repintar e gastar dinheiro novamente. 

O segredo para ter um quartinho sempre diferente, sem gastar muito, é investir em uma decoração que possa sempre ser trocada com facilidade, explica a designer. Ela sugere o uso de adesivos que possam ser removidos com praticidade, quadrinhos cujo desenho interior também possa ser trocado e ainda dá outra ideia: “Na hora de fazer o quarto, instale prateleiras – que são baratas – de cores e formatos diferentes, de forma assimétrica. Depois, é só completar com a decoração preferida. Um tapete também é sempre gostoso para o quarto ficar mais aconchegante e as cortinas contribuem para aquecer o ambiente”, explica Keyla.

A decoração neutra está cada dia mais em alta, pois hoje em dia os pais deixaram de lado o padrão de cores para meninas e meninos, e para isso eles buscam usar cores como cinza, branco, bege, amarelo e até mesmo uma paleta de tons pastéis para um quarto aconchegante e delicado. Os tons mais suaves são ideais para esse tipo de proposta, já que oferecem maior tranquilidade e acolhimento para o bebê, além de deixar o ambiente visivelmente maior.

As cores neutras também dão a possibilidade de investir em detalhes mais coloridos, como almofadas decorativas, modelos diferentes de tapetes ou um papel de parede mais personalizado. Quer investir em uma decoração mais colorida? Você pode optar por uma cor mais intensa pintada em uma só parede, garantindo personalidade ao ambiente. Porém, fique atento às cores quentes, é prudente usá-las com certa moderação, pois, apesar de alegrar a decoração do quarto, elas podem sobrecarregar o ambiente e transmitir irritabilidade para o bebê. 

Muitos pais pensam que é preciso grandes investimentos para se ter uma decoração de quarto de bebê bonita, e na verdade isso é um engano. A decoração do quarto pode ser personalizada e cheia de estilo, basta saber usar os itens certos.

 

Por: Juliana Marques

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE