PUBLICIDADE

Tendências de decoração para 2023

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 08/03/2023

decoração
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O ano começou e, com ele, vem logo a vontade de reformar e trazer novos ares para o nosso lar. Você está pensando em mudar o visual da sua casa? Que tal seguir algumas tendências de decoração que estão em alta esse ano? Separamos algumas dicas para você mudar a decoração do seu lar com itens da atualidade sem precisar fazer grandes investimentos ou reformar a casa toda. 

As tendências de arquitetura e decoração vêm e vão, embora a recomendação seja optar por uma decoração mais atemporal. Mas não podemos negar que ainda é divertido mudar um pouco, principalmente nos últimos anos, quando a maioria de nós passou mais tempo em casa. 

Após a pandemia do coronavírus, que teve início em 2020, nossa rotina mudou muito! Alguns hábitos dentro de casa como o trabalho home office se tornou muito comum, e por conta disso passamos a valorizar ainda mais o nosso lar, buscando maneiras de deixá-lo não apenas mais bonito, mas também confortável e funcional.

Entre as tendências de arquitetura e decoração para 2023 está a projeção de espaços multifuncionais que permitam flexibilidade. A demanda por esses espaços vêm crescendo a cada ano, principalmente devido aos projetos residenciais mais compactos, que tornam o aproveitamento de cada centímetro quadrado de nossas casas fundamental para que possam viver confortavelmente. Tradicionalmente, as casas eram configuradas com cada cômodo tendo uma finalidade. Agora, precisamos adaptar os espaços para que ele possa ter várias funções e se encaixar em nosso estilo de vida.

A sustentabilidade também ganhou muito espaço no mercado de arquitetura e decoração nos últimos anos. Para este ano, além do baixo impacto ambiental, as marcas do segmento deverão se preocupar em restaurar os danos ecológicos causados por elas mesmas. Muito mais do que incentivar a redução de lixo e a diminuição do uso de recursos naturais, a decoração sustentável possui outros objetivos, que vão desde a compra consciente de produtos que não impactam o ambiente negativamente, até o reaproveitamento desses materiais. Este é o chamado design regenerativo, uma super tendência dos próximos anos.

A partir da percepção de que o design está intrinsecamente incorporado à natureza, devemos recuperar os danos que causamos nela. Em outras palavras, os consumidores passarão a valorizar ainda mais os materiais ambientalmente positivos, cujas marcas comprovem a compensação da sua extração ou fabricação de diferentes formas. Esse tipo de comportamento já tem sido observado em outros segmentos, como o têxtil e o alimentício, por exemplo.

A arquiteta e designer de interiores, Lorena Alves, acredita que 2023 ainda será o ano em que as pessoas vão optar por “decorar mais por menos” ou seguir o lema “faça você mesmo” (Do It Yourself – DIY), que esteve muito em alta nos tempos de isolamento social. “Acho que 2023 vem prometendo algumas tendências de decoração relacionadas à sustentabilidade e economia de recursos, mas sem deixar a beleza e o conforto de lado. Eu aposto em cores neutras, mobiliário redondo e compacto, uso de texturas e elementos naturais”, opina. 

 

Mobiliário

Em 2022, os móveis com formato arredondado já fizeram muito sucesso e este ano a tendência continua. Em 2023, eles voltam repaginados e com um toque contemporâneo, podendo ser usados em praticamente todos os ambientes da casa, como os famosos sofás curvos nas salas, mesas de cabeceira redondas para o quarto, mesas ovais na varanda e até mesmo as charmosas ilhas de cozinha com o design mais curvilíneo.  

 

Cores

As cores neutras nunca saem de moda, pois passam uma sensação de acolhimento, conforto, aconchego, e são as mais escolhidas para compor a decoração. Na opinião de Lorena, o ideal é aproveitar a cor natural dos móveis para integrar a decoração: “móveis de madeira, elementos com cores mais claras, como o off White, o cinza e o bege, podem ser inseridos livremente para compor um ambiente com cores mais quentes, porém acolhedoras, como a cor terracota, por exemplo”. 

 

Decoração

A tendência que veio para ficar foi de uma casa mais confortável, afinal, criamos o hábito de passar muito mais tempo nela, tanto trabalhando quanto recebendo amigos e familiares para um jantar, almoço ou um encontro descontraído. Pensando nisso, além das cores que proporcionam um espaço mais acolhedor, invista também em elementos decorativos que vão proporcionar esse conforto nos mínimos detalhes, com almofadas grandes, tapetes agradáveis ao toque, poltronas amplas entre outros. 

 

Texturas

As texturas são capazes de trazer mais personalidade ao lar e acrescentam detalhes interessantes, além de estarem muito em alta, principalmente nos itens de decoração. “Uma dica legal para fazer um mix de texturas é não focar apenas em revestimentos, mas também em móveis, objetos decorativos e até mesmo em itens como tapetes e almofadas”, opina Lorena.

 

Natureza

Levar a natureza e/ou elementos naturais para dentro de casa é uma tendência que nunca sai de moda, e ela continua com muita força este ano. Obviamente, porque flores e plantas são também responsáveis por criar um espaço mais acolhedor para os moradores. Assim sendo, invista em vasos de plantas e flores para compor a sua decoração. Outra ideia seria a criação de um belo jardim vertical ou investir em um lindo jardim de inverno para um cantinho relaxante dentro do seu lar. 

Para Lorena Alves, as pedras também são elementos que estão entre as maiores tendências de decoração em 2023. Elas podem aparecer tanto na decoração de um jardim, quanto no revestimento nas paredes ou no piso. “O mais legal no uso de pedras na decoração é que elas são bem versáteis e se encaixam com facilidade em espaços com uma decoração mais rústica, industrial e até mesmo em ambientes mais sofisticados”, complementa a arquiteta.  

 

Iluminação natural

Como espaços mais aconchegantes estão entre as tendências de decoração em 2023, a iluminação natural bem aproveitada também faz parte desse pacote. Aqui é válido investir em amplas portas e janelas, mas além disso, você também pode usar claraboia e espaços integrados com varanda para que a iluminação entre melhor para dentro do seu lar, aliás. Lembre-se também que cores claras ajudam na iluminação dos espaços, além de usar cortinas mais delicadas e espelhos. 

Gostou das novas tendências de decoração para 2023? É possível usar algumas dessas tendências sem precisar gastar muito dinheiro, não é mesmo? Afinal de contas, você pode optar por apenas trocar o sofá da sala, ou quem sabe pintar a casa toda ou ainda investir em plantas para compor a sua decoração. 

Aqui o mais importante é buscar elementos que se harmonizem com o estilo do seu lar e que irão trazer beleza e conforto para sua rotina. Assim, sua casa ficará mais bonita, funcional e acolhedora. 

 

 

Por: Juliana Marques

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE