PUBLICIDADE

Entenda porque é tão importante investir na capacitação do time dentro dos condomínios

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 20/03/2024

cursos-rapidos-para-o-curriculo-scaled
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cursos de gestão e mediação de conflitos, EaD, além de cursos relacionados a práticas sustentáveis, eficiência energética e gestão de resíduos são tendências para 2024, revelam especialistas.

 

Cuidar da formação dos funcionários de condomínios é essencial para garantir um ambiente seguro, eficiente e harmonioso para os moradores. Os funcionários bem treinados têm o conhecimento necessário para lidar com uma variedade de situações, desde questões de segurança e emergências até a manutenção adequada das instalações. Além disso, a formação contínua permite que esses profissionais estejam atualizados com as melhores práticas e tecnologias disponíveis, o que pode resultar em economia de recursos e maior satisfação dos residentes.

 

Para a pedagoga Tabatha Moraes, Executiva da GP Academy, braço do programa de Gestor de Propriedades Urbanas (GPU), da APSA, uma boa formação é crucial no cenário dos condomínios por várias razões que refletem a complexidade e a variedade de responsabilidades que os gestores de propriedades urbanas enfrentam atualmente.

“Cada vez mais os síndicos profissionais precisam possuir conhecimentos multidisciplinares para dar conta das demandas da gestão condominial. São necessários conhecimentos jurídicos, financeiros, de manutenções, de gestão de conflitos e gestão de pessoas que fazem com que esse gestor precise estar se atualizando e se aprimorando sempre”, diz.

 

Já Vanderlei S. Mendonça, coordenador da UniSecovi Rio, a universidade do Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro, relembra que, se fizermos uma análise dos últimos dez anos, veremos que o mercado imobiliário passou por mudanças e está altamente competitivo, com isso as empresas do setor estão explorando a cada dia este terreno fértil de oportunidades, quer seja na criação de novos serviços, produtos, feiras, congressos, treinamentos e cursos.

“No campo da qualificação percebemos também esta transformação, haja visto a função do síndico, que no passado tinha como candidatos ao cargo: morador aposentado, dona de casa ou aquele curioso nos assuntos condominiais. Já no presente vemos pessoas qualificadas, entre 35 e 59 anos, que tenham habilidades em gestão, relacionamento, legislação, finanças, conflitos, dentre outras. O condomínio passou a ser visto como uma “empresa”. E para fazer uma excelente gestão, o síndico e sua equipe devem estar qualificados para atenderem uma série de exigências, visando o bem-estar dos condôminos e contribuindo para um relacionamento harmônico com a sociedade”, afirma.

 

Mas quais seriam as tendências de formação para 2024? Quais são as áreas específicas que podem ser especialmente relevantes esse ano? Tabatha Moraes cita cursos que focam em práticas sustentáveis, eficiência energética, gestão de resíduos e implementação de tecnologias ecológicas em condomínios. Além disso, ela comenta sobre formações que são essenciais para o setor:

 

“Dada à complexidade das relações em condomínios, cursos de mediação de conflitos e habilidades de resolução de disputas são cada vez mais úteis para gestores e síndicos, assim como cursos que desenvolvem habilidades interpessoais, comunicação eficaz e liderança. Cursos que mantêm os profissionais atualizados sobre as mudanças na legislação condominial, normas técnicas, e boas práticas de compliance também estão sempre em alta”, revela.

 

Já Vanderlei Mendonça lembra que o Secovi Rio criou, em 2004, a Universidade Corporativa com o objetivo de capacitar, aprimorar e formar profissionais para o segmento, devido à alta competitividade e nível de exigência que o setor vem despertando.

 

“Sem dúvida as áreas que mais demandam treinamentos e cursos são aquelas voltadas para capacitação de síndicos (gestão, liderança, finanças, sustentabilidade e mediação de conflitos), seguidos por profissionais de portaria (qualidade no atendimento, segurança, prevenção e combate a incêndio e CIPA-NR5)”, diz.

 

Ensino à distância experimenta crescimento significativo e veio para ficar

Dentro do universo dos cursos e das capacitações, o ensino à distância vem crescendo a passos largos, impulsionado pelos tempos de pandemia, em que diversas modalidades de ensino também foram readequadas devido ao distanciamento social.

 

“Com relação ao EaD, posso falar por experiência própria. Por sermos uma referência de qualificação neste mercado, nosso curso de Administração de Condomínios, na forma presencial, recebia muitos alunos da Região Serrana, Região dos Lagos e Baixada Fluminense, o que, às vezes, gerava dificuldades de transporte e deslocamento. Neste sentido, em 2019, desenvolvemos um projeto em parceria com o SENAC Rio, tornando o referido curso em EaD para atender ao público dessas regiões”, conta Vanderlei, que completa: “Já estamos na 15º turma EaD, e o que era para ser um projeto específico para determinadas regiões, hoje atende de forma regional, nacional e mundial, com aceitação positiva e total dos participantes”, diz.

A opinião é compartilhada por Tabatha: “O ensino na modalidade EaD tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pela tecnologia e pela demanda por flexibilidade nos estudos. O acesso à internet e o avanço da tecnologia móvel contribuíram para tornar o EaD mais acessível e popularizar o acesso ao conhecimento”, diz.

Ela ressalta ainda que o ensino à distância oferece diversas vantagens, o que explica o seu crescimento e popularidade nos últimos anos. “Algumas das principais vantagens dessa modalidade são flexibilidade de horário e acesso, em que o aluno acaba tendo liberdade de acessar de onde e quando quiser para consumir aquele conteúdo, adequando melhor às necessidades de sua rotina. Os alunos também podem progredir no seu próprio ritmo, revisar o material conforme necessário e escolher métodos de aprendizagem que se adequem ao seu estilo individual”, ilustra.

 

Para Tabatha, dessa forma, também é economizado tempo e dinheiro ao evitar deslocamentos para o local de estudo. Sem falar que muitos cursos on-line são mais acessíveis financeiramente. “O EAD propicia um aprendizado autônomo, pois incentiva o desenvolvimento da disciplina e responsabilidade dos alunos, já que eles precisam gerenciar seu tempo e estudo de forma independente. Os alunos ganham habilidades valiosas em tecnologia ao utilizar plataformas on-line, ferramentas de colaboração e recursos digitais. Porém, ainda esbarramos em alguns pontos, como a necessidade de uma conexão estável à internet, a adaptação dos alunos ao novo formato e a questão da interação social, que acaba sendo reduzida”, completa.

 

Os especialistas concordam que a formação presencial ainda é importante, porém, vem dando cada vez mais lugar à formação EaD. “A formação presencial ainda tem um lugar importante no cenário educacional e profissional. Embora o ensino à distância (EAD) tenha crescido significativamente, a formação presencial continua a ser valorizada por várias razões como interatividade, networking e experiências práticas”, cita Tabatha.

 

Para Vanderlei, “independente de formatos, acredito que investir em educação e qualificação é, portanto, uma estratégia crucial para enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades em um segmento em constante transformação”, conclui.

 

Para conhecer os cursos do GP Academy, acesse: https://urbxoficial.com.br/gpacademy
Para conhecer os cursos da UniSecovi Rio, acesse: https://unisecovi.com.br/

 

Por: Mario Camelo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE