Baratos para uns…. CARÍSSIMO para o síndico

Por Revista Síndico
Última atualização: 07/03/2023

Foto Deutsch

Depois da queda de um prédio localizado na Av. 13 Março, Centro do Rio, ocasionado por obras irregulares (sem engenheiro responsável), a cidade acordou ainda mais para a segurança dos seus cidadãos.

Passou a ser obrigatória a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica do engenheiro) para todo tipo de obra a ser executada, exceto pintura e acabamentos em geral (que não envolvam demolição).

Muitos síndicos optam por evitar empresas de engenharia para executar serviços simples (pintura, rebaixamento de teto etc.) em seus condomínios. Não há problemas, desde que de fato, sejam REALMENTE simples.

O problema está quando o condomínio precisa contratar serviços de engenharia: impermeabilização, fachadas, reforço/recuperação estrutural, entre outros; e contrata a mão de obra direta sem qualquer engenheiro como responsável técnico ou empresa de engenharia. Tudo isso porque ficou 50% mais barato.

O síndico convoca uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) e apresenta a todos os moradores presentes a grande economia que trouxe ao condomínio. Todos aplaudem e elogiam o síndico pela grande conquista!

Iniciam-se as obras de engenharia a serem executadas por pedreiros e pintores: recuperação/reforço estrutural, fachada etc.

Durante a obra, visita um fiscal do CREA e percebe que o edifício está recebendo intervenções de engenharia e não há UM SEQUER engenheiro à frente da obra.

O Condomínio é autuado. A obra deve ser IMEDIATAMENTE interrompida. E uma empresa de engenharia deve ser contratada para dar continuidade (e até mesmo refazer) todo o serviço.

O sinal (normalmente entre 10-20% do valor do serviço) não será devolvido. A multa deverá ser paga. A empresa de engenharia deverá apresentar uma série de documentação e laudo para desembargar a obra.

Um serviço de engenharia acabou ficando muito mais caro, pois o representante legal do condomínio optou pelo APARENTE mais econômico.

Todos os aplausos se transformam em críticas e cobrança ao síndico que, com tanto suor, havia trazido ao condomínio uma economia de mais de 50%!

O síndico é deposto e ainda deve restituir os moradores todos os danos causados. E isso é o menor dos males possíveis.

Contrate uma empresa de engenharia com CREA com um engenheiro civil com CREA para que você esteja coberto em todas as esferas possíveis.

Contrate a DEUTSCH Engenharia!

Autor: MSc. Eng. Renan Gondim – Deutsch Engenharia.