Seu condomínio está preparado para identificar e eliminar essas 10 ameaças? Saiba agora.

Por Revista Síndico
Última atualização: 27/06/2023

[VS]_Criativo_Informe_Publicitário

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, todos os anos, mais de 12 mil casos de furtos e roubos em casas e condomínios são registrados apenas no Estado de São Paulo. Muitas ações podem ser tomadas para prevenir ou impedir esses tipos de ocorrência, mas, de forma geral, a missão de zelar pelo patrimônio deve ser compartilhada por todos. Vigilantes, profissionais da portaria e da equipe de limpeza, síndicos e até mesmo os próprios moradores precisam estar atentos para identificar e eliminar as possíveis ameaças.

 

Principalmente porque, nos últimos anos, os criminosos também aprimoraram suas estratégias. Para driblar os mecanismos de segurança adotados por condomínios residenciais ou comerciais, muitos se fazem passar por prestadores de serviços, entregadores, trabalhadores do governo, entre outros disfarces – tudo na tentativa de ganhar acesso aos empreendimentos. E, claro, uma vez dentro das unidades, fica muito mais difícil impedir que o crime se concretize. Por isso, a Verzani & Sandrini Segurança preparou um guia para que você possa identificar e reagir adequadamente a essas tentativas de golpe. Veja a seguir!

 

Disfarce: Prestadores de serviços ou entregadores

Eles se apresentam como eletricistas, encanadores, técnicos ou entregadores. Usam uniformes e crachás falsos, e alegam que precisam fazer uma verificação, um reparo ou uma entrega urgente.

O que fazer? Antes de permitir a entrada, sempre solicite a identificação e confirme a visita com a administração do condomínio. Busque na internet o telefone da empresa ali representada e ligue confirmando a visita e o nome do prestador.

 

Disfarce: Vizinhos ou conhecidos

Aproveitam enquanto o portão está aberto para a entrada de um morador e conversam para fingir intimidade e entrar junto.

O que fazer? Não permita a entrada antes de verificar a identidade da pessoa e não forneça qualquer informação sobre os condôminos. Interfone para o apartamento indicado pelo suspeito.

 

Disfarce: Trabalhadores do governo

Essas pessoas se identificam como agentes de saúde e falsificam uniformes e crachás. Podem chegar em pequenos grupos ou sozinhos.

O que fazer? Peça documentos e crachás com fotos e ligue para a prefeitura. Não entre em contato com o número de telefone que consta no crachá.

 

Disfarce: Compradores

Os indivíduos se passam por corretores de imóveis ou compradores interessados em visitar as unidades para fins de observação e obtenção de informações da planta do local.

O que fazer? Se houver morador na unidade, interfone e confirme a visita. Se o local estiver vazio, confirme o CRECI informado pelo corretor. Indivíduos sem identificação não devem entrar, assim como interessados sem corretor.

 

Disfarce: Pessoa passando mal ou precisando de ajuda

Mulheres grávidas, crianças ou idosos passando mal ou pessoas que dizem ter sido assaltadas: eles pedem ajuda, têm pressa e pedem para usar o telefone da portaria.

O que fazer? Não libere a entrada. O próprio porteiro pode ligar para a ambulância, a polícia ou algum familiar da vítima que possa acompanhá-la caso veja que o caso é grave. Mas não se deve sair da portaria nem deixar ninguém entrar no condomínio.

 

Disfarce: Representantes de ONGs ou instituições religiosas

Chegam vestidos ou com itens que representam a instituição e solicitam a entrada, argumentando que precisam retirar doações em nome de algum morador.

O que fazer? Interfone e confirme com o morador se a visita estava marcada para aquele dia/horário. O ideal é que a troca de objetos seja feita na grade de segurança da portaria.

 

Disfarce: Policial ou trabalhador da justiça

Eles chegam falsamente uniformizados e até com carros adesivados, tentando usar o falso distintivo para intimidar e pedir a liberação na entrada. Podem alegar que receberam chamado de alguma residência.

O que fazer? Não permita a entrada. Para entrar, é necessário mostrar um mandado de busca e apreensão.

 

Disfarce: Pessoa oferecendo prêmios ou benefícios

Alguns indivíduos podem alegar que o morador ganhou algum prêmio/sorteio e que a entrega será feita.

O que fazer? Não permita a entrada. Interfone para a residência solicitada, confirme o nome do morador e informe sobre o “prêmio” em questão.

 

Disfarce: Visitantes bem-vestidos e “autorizados”

Pessoas bem-vestidas ou mulheres muito bonitas que afirmam ser autorizadas a entrar. Podem até mesmo perguntar por “Seu João”, “Dona Maria” ou outros nomes comuns.

O que fazer? Pergunte o nome e o apartamento do morador em questão, e interfone. Não libere a entrada para ninguém, mesmo que o visitante alegue que vai “fazer uma surpresa”.

 

Disfarce: Carros suspeito

São diversas as situações, como carros clonados dos moradores que podem entrar infiltrados ou golpista fingindo ser motorista de aplicativo e que solicita a entrada para pegar o passageiro.

O que fazer? Não abra o portão até o morador ou a pessoa autorizada abaixar o vidro e se identificar.

 

Para além da atenção, invista em projetos customizados e completos de segurança

As ações descritas acima podem até parecer rígidas à primeira vista, mas certamente farão uma diferença enorme para impedir que seu condomínio seja alvo de ações criminosas. Mas, lembre-se: além de treinar seus profissionais –não apenas os alocados na vigilância e na portaria, como, também, todos os demais que atuam no empreendimento – para que ajam com máxima cautela, também é importante e necessário reforçar a segurança a partir de projetos completos, feitos sob medida, para anular ou minimizar as eventuais vulnerabilidades apresentadas pelo condomínio.

 

Idealmente, esse projeto contemplará todos os aspectos necessários para reforçar sua proteção, como o número de vigilantes, as tecnologias e equipamentos a serem implantados, e a frequência de treinamentos e sessões de reciclagem que garantirão que os colaboradores alocados possam estar sempre em dia com as ações preventivas necessárias.

 

Caso precise de ajuda ou orientação para desenvolver um projeto desenvolvido especificamente para atender às necessidades do seu condomínio, entre em contato conosco. A Verzani & Sandrini Segurança conta com os melhores e mais atualizados profissionais do mercado, que farão uma análise detalhada do seu empreendimento para apontar os possíveis pontos de melhoria sempre com o melhor custo-benefício.