PUBLICIDADE

Dicas para você não deixar o seu dinheiro descer pelo ralo, literalmente!

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 17/10/2023
,

5
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos tão acostumados a abrir torneiras, usar a descarga, o chuveiro e a pia, que não percebemos como o encanamento da nossa casa é complexo. Se tudo funciona e não nos damos conta de como o sistema hidráulico e de esgoto opera, é um bom sinal de que não há falhas com o encanamento doméstico. No entanto, é bastante comum deixarmos passar os primeiros sinais de que algo pode estar obstruindo ou comprometendo o fluxo de água, até que o problema se torne grande demais.

 

No dia a dia, os problemas com o encanamento do imóvel estão entre as principais dores de cabeça dos moradores. Seja na cozinha, no banheiro ou na área de serviço, é só aparecer um vazamento ou refluxo que a procura pelo que causou o defeito se inicia. Porém, apesar do mau uso ser o principal fator de contribuição para os entupimentos, a raiz da situação pode estar na construção do imóvel e por isso é importante prevenir, conhecer as possíveis causas e, ao menor sinal de que algo está errado, chamar um profissional antes que o problema aumente.

 

Nos prédios residenciais, por exemplo, uma queixa muito comum dos síndicos é o mau comportamento dos moradores ao jogarem lixo diretamente nos ralos, descargas e pias. No entanto, este fator não é uma exclusividade dos moradores de prédios. Crianças que jogam objetos no encanamento, inexistência de manutenção na caixa de gordura, bem como nos ralos, calhas e canos em geral, contribuem para que ocorram obstruções com o passar do tempo, gerando assim uma série de problemas, como o entupimento das tubulações.

 

Apesar do uso inapropriado ser o principal vilão das tubulações, é necessário estar atento se o problema não foi provocado por defeitos da construção. Vistoriar regularmente o imóvel e contar com a consulta de profissionais qualificados pode trazer garantias na hora de cobrar a reparação da construtora, por exemplo. Podem acontecer situações em que o encanamento mal armazenado antes da instalação e depois de instalado, apresente rompimentos, má colagem dos tubos, ou até mesmo a acomodação da estrutura. Nesses casos, é importante buscar um laudo técnico e acionar a construtora para que a empresa efetue o conserto. 

 

Raphael Pereira, síndico profissional há 12 anos, diz que a maior parte dos entupimentos acontece por mau uso mesmo. Muitos restos de comida e até mesmo objetos vão parar nos canos e acabam se acumulando, e o resultado não poderia ser outro. “Cabelo, piaçava ou gordura do sabonete descem pelo ralo, mas já vi casos de pessoas que jogam restos de alimentos e material de obra e acabam entupindo o canal”, relata. Por isso, a melhor alternativa é prevenir e educar os moradores. 

 

Prevenção e boas práticas

 

Hábitos nocivos, como, por exemplo, jogar palitos de fósforo e óleo de cozinha no ralo da pia, fraldas e absorventes no vaso sanitário, e até mesmo se depilar no box do banheiro, intensificam as chances de entupimento. Com a ajuda do síndico, listamos algumas boas práticas que podem ser tomadas para evitar possíveis entupimentos:

  • Descarte corretamente o lixo;
  • Efetue a limpeza de folhas e demais detritos nas áreas comuns e onde houver a presença de ralos;
  • Realize os procedimentos adequados e manutenção, como limpeza da caixa da gordura, entre outros fatores;
  • Conscientize os moradores para não jogarem resíduo ou gordura nos dutos, pois tudo se acumula facilmente nos canos;
  • Faça vistorias regulares para evitar problemas;
  • Faça a manutenção preventiva em toda a rede de encanamento, tanto na horizontal, quanto na vertical. Desta forma, é possível identificar antecipadamente o entupimento do encanamento;
  • Durante a manutenção, todos os ralos do condomínio devem ser limpos, incluindo os dos apartamentos. O recomendado é que essa limpeza seja feita duas vezes por ano.

 

Boas práticas de uso, limpeza e manutenção periódicas, substituição de peças defeituosas ou muito velhas são as principais formas de proteger o encanamento e evitar prejuízos. Estar atento aos primeiros sinais de desgaste, entupimentos ou quebras é essencial para evitar complicações. 

 

Alguns sinais que são ignorados, mas que indicam a necessidade de uma manutenção rápida:

  • Pia em que é preciso usar um desentupidor manual muitas vezes em um curto espaço de tempo;
  • Retorno de água no vaso sanitário ou nos ralos;
  • Demora na vazão da água da chuva na garagem e área externas;
  • Mau cheiro nos encanamentos de pias, ralos e esgoto sanitário;
  • Aparecimento de muitas baratas sem motivo aparente (a caixa de gordura pode estar cheia e atrair esses insetos); 
  • Água do chuveiro ou da torneira muito turva (sinal que a caixa d ‘água e seus encanamentos precisam de limpeza).

 

Raphael aponta ainda a limpeza periódica (semanal ou quinzenal) do ralo como uma boa medida de prevenção. “O uso de água morna para a limpeza da tubulação evita a obstrução dos encanamentos. Algumas pessoas preferem usar soda cáustica ou até ‘diabo verde’, mas é importante lembrar que o uso em excesso ou aplicado da maneira errada, pode se misturar com a gordura e calcificar os tubos, obstruindo o cano permanentemente. Depois disso, só quebrando tudo para trocar”, alerta.

 

O síndico afirma ainda que em caso de entupimento severo, tentar corrigir o quadro por conta própria pode causar prejuízos ainda maiores. “Há algum tempo, um morador me ligou dizendo que o ralo do banheiro do seu apartamento apresentava refluxo. Antes mesmo da chegada da equipe de manutenção no prédio, a empregada doméstica tentou desentupi-lo com um cabo de vassoura e acabou rompendo o cano”, relata.

 

Por fim, nunca é demais lembrar que, na maioria das vezes, chamar um profissional para prestar serviços preventivos pode sair muito mais barato do que realizar uma manutenção corretiva. Acima de tudo, reparos emergenciais em casa, como o exemplo anterior, podem sair bem caros e causar muitos transtornos.

 

Por: Juliana Marques

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE