PUBLICIDADE

Restauração de fachada de condomínio: Veja as opções mais procuradas do momento

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 19/03/2024

panoramic-view-city-porto-alegre-rio-grande-sul
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fachadas ventiladas e fachadas em pele de vidro são algumas das inovações mais utilizadas

Investir na restauração da fachada de um condomínio é primordial para manter a segurança dos condôminos, além de zelar pela estética e valorização do patrimônio de todos. No entanto, para realizar esse processo é imprescindível contratar empresas especializadas que irão seguir etapas que vão desde a limpeza, pinturas, correção de falhas e uso de revestimento.

 

O diretor operacional e responsável técnico da Franco Vieira Engenharia, Macello Vieira, informa que, o principal indicativo de que é necessário restaurar a fachada do condomínio é o aspecto visual. “Ao olhar para a fachada observe se há desbotamentos, manchas, estufamento, rachaduras, desplacamentos, porém a orientação é que a manutenção seja realizada de 3 em 3 anos. Normalmente, uma reforma é feita a cada 5 ou 10 anos, depende muito das condições climáticas, da exposição e das manutenções da edificação. Esse tempo pode ser até mais curto em caso de vazamentos de água e incêndios”, diz.

 

Atualmente, há algumas novidades no mercado para modernizar e restaurar por completo a fachada dos condomínios. Macello Vieira pontua que as inovações na maioria das vezes estão ligadas às formas de gerenciamento e inspeção. “Estamos sempre atentos às novidades e tecnologias que não se limitam apenas às técnicas de construção e materiais, mas também se estendem ao controle da obra e à fiscalização, onde o uso de drones, a comunicação em tempo real e os aplicativos, desempenham um papel importante. A vistoria se tornou mais eficiente e precisa”, conta.

 

Macello afirma que em relação ao aspecto visual, as mais novas desejadas são as fachadas ventiladas e as peles de vidro. Confira a diferença entre as fachadas:

 

Fachadas ventiladas – são sistemas construtivos que permitem a circulação de ar entre a parede externa do edifício e o revestimento externo. Essa circulação de ar ajuda a regular a temperatura interna do edifício, reduzindo a necessidade de ar-condicionado e melhorando a eficiência energética.

Fachadas em pele de vidro – é um sistema de fachada composto por painéis de vidro instalados em uma estrutura metálica, criando uma aparência moderna e transparente. Essa técnica é frequentemente utilizada em edifícios comerciais e residenciais de alto padrão.

 

Novas técnicas

As técnicas de pintura e restauração de fachadas em condomínios também estão cada vez mais evoluindo para garantir resultados duradouros, estéticos e sustentáveis. O Diretor de Engenharia, Roberto Borja, da Borja Engenharia, ponta os métodos mais avançados de pintura e restauração:

 

Pintura com aerossol: O uso de equipamentos de pulverização de alta tecnologia para aplicar a tinta de forma uniforme e eficiente em grandes áreas de fachadas, resultando em acabamentos mais suaves e consistentes;

 

Pintura ecológica: O desenvolvimento de tintas e revestimentos que são menos prejudiciais ao meio ambiente, com baixas emissões de compostos orgânicos voláteis (VOCs) e formulados para reduzir o impacto ambiental;

 

Pintura fotocatalítica: Utilização de tintas especiais que contêm componentes fotocatalíticos capazes de decompor poluentes atmosféricos e manter as fachadas mais limpas por mais tempo;

 

Restauração por meio de jateamento úmido: Técnica que envolve o uso de água sob pressão para remover sujeira, detritos e camadas antigas de tinta das fachadas sem danificar a estrutura subjacente;

 

Sistemas de revestimento de fachada inteligentes: Integração de revestimentos que oferecem benefícios adicionais, como isolamento térmico, resistência a intempéries, proteção contra incêndios e até mesmo autolimpeza.

 

Roberto Borja também traz os produtos e equipamentos mais utilizados ultimamente para realizar a limpeza e hidrojateamento das fachadas dos condomínios. “Temos os detergentes suaves projetados para limpar superfícies externas, removendo sujeira, poeira e manchas sem danificar o revestimento da fachada. Solventes biodegradáveis, ecologicamente corretos, que podem ser usados para remover manchas de óleo, graxa ou outras substâncias difíceis de limpar, além dos desinfetantes, usados em áreas propensas a mofo ou crescimento de algas, desinfetantes específicos podem ser aplicados para eliminar microrganismos indesejados e prevenir seu retorno. Em relação aos equipamentos de hidrojateamento contamos com lavadoras de alta pressão, que removem sujeira e detritos de forma eficiente. Hidrojateadoras de água quente, eficazes para remover manchas mais difíceis e graxas, pois a água quente ajuda a quebrar e soltar a sujeira. Equipamentos de controle de pressão, reguladores de pressão e bicos ajustáveis, que permitem adaptar a força do jato de água às necessidades específicas da superfície, evitando danos. Equipamentos de acesso em altura, plataformas elevatórias, andaimes suspensos ou equipamentos de escalada são usados para acessar fachadas de prédios altos com segurança durante o processo de limpeza”, informa.

 

Custo

Em relação ao custo para fazer uma restauração, Macello sinaliza que pode variar consideravelmente de acordo com as necessidades específicas de cada edificação. “Alguns dos fatores que podem influenciar no custo incluem tamanho e complexidade da fachada, em que edificações maiores ou com fachadas mais complexas geralmente exigirão mais material e mão de obra, tempo de execução, o que pode aumentar o custo total da reforma, escopo da obra que pode variar de acordo com o estado da fachada e ou a demanda do condomínio. O tipo de revestimento, tintas, equipamentos de acesso e outros materiais utilizados na reforma também podem impactar significativamente no custo final. Se houver necessidade de concluir a reforma dentro de um prazo mais curto, pode ser necessário empregar mais mão de obra e recursos, o que pode aumentar os custos”, comenta.

 

Já Roberto Borja diz que para uma restauração completa da fachada, incluindo reparos estruturais, limpeza, equipamentos, pintura e possivelmente a substituição de revestimentos, o custo pode ter uma boa variação, dependendo da complexidade do projeto. “Em média, pode-se esperar que os custos estejam na faixa de R$ 200 a R$ 500 por metro quadrado de fachada restaurada”, revela.

 

Por: Fabiana Oliva

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE